7 de Janeiro, é Natal outra vez!!! Viajando e descobrindo…

7 de janeiro de 2017

Apesar de que estávamos na Armênia no dia 25/12/2016, um país onde a maioria dos fiéis são cristãos (este é considerado o primeiro país cristão do mundo), apenas nós, Michelle e Roy, celebramos o Natal. A capital Erevan estava toda enfeitada com árvores de Natal e Papai Noel, mas as festas iriam acontecer apenas em Janeiro.

O motivo é o que segue: a maioria das igrejas ortodoxas usam, para fins de celebração do nascimento de Cristo e outras festividades religiosas, o calendário Juliano, estabelecido por Júlio César em 45 a.C., não tendo eles adotado o calendário Gregoriano proposto pelo Papa Gregório XIII no ano 1582 e que passou a ser o calendário de uso civil em quase todo o mundo.

A verdade é que os cristãos ortodoxos também celebram o Natal no dia 25 de Dezembro, mas como o calendário Juliano possui 13 dias de diferença com o Gregoriano, o Natal para eles é apenas no dia 7 de Janeiro (ou pelo menos para a maioria deles, pois particularmente os Armênios celebram no dia 6 de Janeiro).

O Papa Gregório XIII, no final do século 16, se interessou por astrologia, passou a estuda-la e percebeu que havia uma discrepância de 10 dias entre o equinócio de verão no calendário Juliano (utilizado na época), com o que realmente estava acontecendo no Universo. Em consultas a cientistas, aprendeu que um ano solar possui 365,2422 dias solares, um pouco menos que os 365,25 que o calendário Juliano considerava. A diferença é pequena, mas no ano isso difere 11 minutos e 14 segundos, o que representa um dia a menos a cada 128 anos.

Após a descoberta, Gregório decretou que o dia 05/10 de 1582 passaria a ser o dia 15/10, fazendo com que esses 10 dias entre as duas datas deixassem de existir. O Natal daquele ano chegou, pelo menos para a maioria das igrejas cristãs, pois as ortodoxas preferiram permanecer no calendário Juliano nas festividades religiosas e esperaram até o dia 04/01 de 1583 para celebrarem o Natal. Essa diferença cresceu para mais três dias nos próximos quatro séculos, totalizando 13 dias de diferença nos tempos atuais.

É por isso que a maioria das igrejas ortodoxas celebram o Natal no dia 07/01. E passará a ser celebrado em 08/01 após o ano 2100.

Portanto, Feliz Natal de acordo com o calendário Juliano!

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



3 comentários. Confira:

  • Feliz Natal

    Iandara
  • Então, mais uma vez, Feliz Natal.

    José Carlos Frensch.
  • Parabens pela aula de historia vou comemorar tambem duas vezes é tao bom o NATAL

    geremias

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders
EBPM

2013 © Mundo por Terra

www.scriptsell.netLargest Online Shopping and Fashion Network