Iniciando a parte de postagens que iremos fazer com informações sobre a construção do nosso carro, o Lobo da Estrada, segue abaixo um esquema elétrico que detalha como estão ligadas as baterias em suas fontes de energia.
Abaixo do esquema, colocaremos uma série de observações.
BATERIAS:
– Bateria de arranque (Start Battery) – HELIAR Frota (100Ah)
– Baterias da casa (House Battery) – 2 x FREEDOM DF300 (30Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah) Total amperagem da casa= 140AhPs.: Todas as 5 baterias couberam embaixo dos assentos do carro. Abaixo do assento do motorista estão as HELIAR Frota (100Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah) e abaixo do banco do passageiro estão as 2 x FREEDOM DF300 (30Ah). Para maiores informações sobre as baterias, acesse: www.heliar.com.br
PAINÉIS SOLARES:
– 2 x Placas solares 85W Yingli Ps.: Os dois painéis solares foram instalados no teto do motorhome. Para maiores informações sobre os painéis solares, acesse: www.60hz.com.br
DEMAIS EQUIPAMENTOS:
– CHAVE 1 + RELÊ: Kit Add-a-battery da Blue Sea Systems
– CHAVE 2: 9001e e.Series Battery Switch Selector da Blue Sea Systems
– PAINÉL ELÉTRICO: 5026 ST Blade Fuse Block with Cover da Blue Sea Systems
– REGULADOR: SunSaver SS-MPPT-15 amps da Morningstar
FUNCIONAMENTO:
Basicamente o sistema elétrico funciona assim. Quando o carro está ligado, todas as baterias estão conectadas, afim de que todas recebam carga do alternador. Quando o carro está desligado, as baterias da casa automaticamente se desconectam da bateria de arranque para evitar o seu consumo com utilitários da casa. Isso garante que, mesmo que utilizamos durante a noite todos os equipamentos da casa, noutro dia cedo o carro irá ligar com total carga em sua bateria de arranque.
Aprofundando-se um pouco nesse assunto, o RELÊ inteligente conecta as baterias 30 segundos depois que lê que a bateria de arranque está com carga superior a 12,8V e desconecta-as quando lê que a voltagem baixa de 12,8V. Ou seja, a bateria de arranque nunca baixará de 12,8V, mas se, por um acaso, estiver mais baixa que essa voltagem, o RELÊ somente irá conectar e enviar carga para as baterias da casa depois de carregar a de arranque até um nível de 12,8V.
O interessante do RELÊ inteligente é que ele é capaz de fazer a leitura inversa com a carga enviada pelos painéis solares. Em dias ensolarados é comum estarmos com o carro desligado, mas mesmo assim todas as baterias estarem conectadas. Isso significa que o RELÊ leu que as baterias da casa estariam com carga superior a 12,8V, conectando assim a de arranque para que ela também possa receber carga dos painéis solares (os painéis estão conectados nas baterias da casa e se o RELÊ não estiver conectado, a bateria de arranque não recebe carga dos painéis solares).
CHAVE 1 – Na posição OFF é como uma chave geral, que desliga todo o sistema. Posição ON é normal de funcionamento e a posição EMERGENCY é para, manualmente, conectarmos as 5 baterias, caso haja falta de energia na bateria de arranque.
CHAVE 2 – Normalmente a utilizamos na posição 1 + 2, porém, os dois bancos de baterias que temos podem ser separados. Podemos usar somente o banco 1 ou o banco 2. É importante lembrar que se um só banco estiver ligado, o outro não irá receber carga nem do alternador e nem do painel solar.
PAINEL ELÉTRICO – O painel elétrico é também um painel de fusíveis. Nele estão ligados todos os equipamentos da casa.
AGRADECIMENTOS:
– A Heliar/Freedom pelo fornecimento das cinco baterias.
– A 60Hz pelo fornecimento dos painéis solares.
– A Victória Motorhomes pelo trabalho de instalação e ajuda no desenvolvimento do sistema.
– Ao Clemente Gauer pelas dicas importantes referente os equipamentos e a instalação.