Esquema elétrico Lobo da Estrada

23 de março de 2015

Iniciando a parte de postagens que iremos fazer com informações sobre a construção do nosso carro, o Lobo da Estrada, segue abaixo um esquema elétrico que detalha como estão ligadas as baterias em suas fontes de energia.

Abaixo do esquema, colocaremos uma série de observações.

esquema elétrico Lobo

BATERIAS:

– Bateria de arranque (Start Battery) – HELIAR Frota (100Ah) Heliar

– Baterias da casa (House Battery) – 2 x FREEDOM DF300 (30Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah)   Total amperagem da casa= 140AhFreedomPs.: Todas as 5 baterias couberam embaixo dos assentos do carro. Abaixo do assento do motorista estão as HELIAR Frota (100Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah) e abaixo do banco do passageiro estão as 2 x FREEDOM DF300 (30Ah). Para maiores informações sobre as baterias, acesse: www.heliar.com.br

PAINÉIS SOLARES:

– 2 x Placas solares 85W Yingli 60hz Ps.: Os dois painéis solares foram instalados no teto do motorhome. Para maiores informações sobre os painéis solares, acesse: www.60hz.com.br

DEMAIS EQUIPAMENTOS:

– CHAVE 1 + RELÊ: Kit Add-a-battery da Blue Sea Systems

– CHAVE 2: 9001e e.Series Battery Switch Selector da Blue Sea Systems

– PAINÉL ELÉTRICO: 5026 ST Blade Fuse Block with Cover da Blue Sea Systems

– REGULADOR: SunSaver SS-MPPT-15 amps da Morningstar

FUNCIONAMENTO:

Basicamente o sistema elétrico funciona assim. Quando o carro está ligado, todas as baterias estão conectadas, afim de que todas recebam carga do alternador. Quando o carro está desligado, as baterias da casa automaticamente se desconectam da bateria de arranque para evitar o seu consumo com utilitários da casa. Isso garante que, mesmo que utilizamos durante a noite todos os equipamentos da casa, noutro dia cedo o carro irá ligar com total carga em sua bateria de arranque.

Aprofundando-se um pouco nesse assunto, o RELÊ inteligente conecta as baterias 30 segundos depois que lê que a bateria de arranque está com carga superior a 12,8V e desconecta-as quando lê que a voltagem baixa de 12,8V. Ou seja, a bateria de arranque nunca baixará de 12,8V, mas se, por um acaso, estiver mais baixa que essa voltagem, o RELÊ somente irá conectar e enviar carga para as baterias da casa depois de carregar a de arranque até um nível de 12,8V.

O interessante do RELÊ inteligente é que ele é capaz de fazer a leitura inversa com a carga enviada pelos painéis solares. Em dias ensolarados é comum estarmos com o carro desligado, mas mesmo assim todas as baterias estarem conectadas. Isso significa que o RELÊ leu que as baterias da casa estariam com carga superior a 12,8V, conectando assim a de arranque para que ela também possa receber carga dos painéis solares (os painéis estão conectados nas baterias da casa e se o RELÊ não estiver conectado, a bateria de arranque não recebe carga dos painéis solares).

CHAVE 1 – Na posição OFF é como uma chave geral, que desliga todo o sistema. Posição ON é normal de funcionamento e a posição EMERGENCY é para, manualmente, conectarmos as 5 baterias, caso haja falta de energia na bateria de arranque.

CHAVE 2 – Normalmente a utilizamos na posição 1 + 2, porém, os dois bancos de baterias que temos podem ser separados. Podemos usar somente o banco 1 ou o banco 2. É importante lembrar que se um só banco estiver ligado, o outro não irá receber carga nem do alternador e nem do painel solar.

PAINEL ELÉTRICO – O painel elétrico é também um painel de fusíveis. Nele estão ligados todos os equipamentos da casa.

AGRADECIMENTOS:

– A Heliar/Freedom pelo fornecimento das cinco baterias.

– A 60Hz pelo fornecimento dos painéis solares.

– A Victória Motorhomes pelo trabalho de instalação e ajuda no desenvolvimento do sistema.

– Ao Clemente Gauer pelas dicas importantes referente os equipamentos e a instalação.

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3 comentários. Confira:

  • Gostaria de informações sobre os equipamentos utilizados. Especificação técnica para aquisição no mercado nacional

    Luiz Hortencio Ferreira
  • MANDA PARA O MEU EMAIL FICAREI GRATO . ABRACOS ODILON

    ODILON K FRANCA
  • Muito interessante o sistema. Com isso vocês conseguiram eliminar o uso do gerador? Na outra viagem usaram sistema semelhante? Por que não usar o gerador, que teoricamente seria mais confiável? Se possível, gostaria de saber mais detalhes do lobo Solitário, pois tenho alguns projetos e gostaria de usar ele como referência.Abraços e boa sorte!

    Eliseu Prass

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