Chechênia, ressurgida das cinzas!

9 de dezembro de 2016

É difícil acreditar que as fotos deste post foram feitas em Grozny, a capital da Chechênia, se as compararmos com algumas imagens que o GOOGLE mostra quando pesquisamos: grozny, chechenia (faça isso e você verá a diferença).

Totalmente em nosso tempo, há meros 10 anos, Grozny estava em ruínas, que decorreram das duas guerras da Chechênia. A primeira entre os anos 1994 e 1996 e a segunda entre 1999 e 2009.

Os chechenos são islâmicos e distintos dos russos, porem seu território está incorporado a Rússia desde a época do império. Nos tempos da União Soviética, chamava-se República Autônoma Socialista Soviética da Checheno-Inguchétia. Na segunda guerra mundial, os chechenos foram acusados de colaborarem com a Alemanha nazista, então além de sofrerem deportação para o Cazaquistão e Sibéria, a república fora abolida, tornando-se a província de Grozny (entre 1944 e 1957).

Em 1991, na oportunidade da queda da União Soviética, grupos separatistas começaram um movimento para que o pequeno estado se tornasse independente. Mas há petróleo nessas terras e por essa e mais outras que, em 1994, o então presidente Boris Iéltsin lançou uma ofensiva levando 40 mil soldados russos a região, dando início a essas duas guerras sangrentas, que além da destruição em massa, tiraram a vida de cerca de 150 mil pessoas.

A separação não aconteceu. Hoje, a Chechênia é uma das 21 repúblicas que compõe a Federação Russa. Tem o direito de manter sua própria língua como oficial, manter bandeira e símbolos locais, além de estabelecer constituição própria. Muito dinheiro russo foi investido em sua reconstrução e por todos os lados víamos fotos do presidente russo Putin ao lado do falecido presidente da Chechênia Akhmad Kadirov, que morreu em público, vítima de um ataque terrorista promovido em 2004, por radicais chechenos que o consideravam traidor.

Por tudo isso, fica aquela pergunta: A Chechênia está segura para se viajar no momento? Diz o atual presidente que sim, ele afirma que a Chechênia é mais segura que a Grã-Bretanha. Pelo que nós vimos e experimentamos, tudo pareceu normal e seguro. A capital está linda, nova em folha, as pessoas acolhedoras, muito policiamento nas ruas, mas a paixão dos homens continua sendo armas de fogo. Dizer o que?

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



2 comentários. Confira:

  • Saibam que vocês dois estão em minhas orações. Hoje de manhã acordei pensando em vocês. Que Deus os guardem sempre. Abraço afetuoso.

    Maria do Carmo dos Santos
  • Michele e Roy.Tenham sempre uma boa viagem Um feliz Natal e um 2017 repleto de otimas aventuras e realizações.São desejos nossos;pai da Manu e sogro do Zé Fendrich.

    Mario Jose Hauck

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders

2018 © Mundo por Terra

www.scriptsell.netLargest Online Shopping and Fashion Network