O significado do “Ovo de Páscoa” - Mundo por Terra

O significado do “Ovo de Páscoa”

15 de março de 2018

A Páscoa está se aproximando. As lojas e supermercados já estão decorados com ovos de todos os tipos e cores. Mas será que as pessoas sabem o significado que o ovo tem nessa festividade?

Presentear pessoas com ovos é um costume antigo (estima-se que desde 3.000 a.C.), comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente. Eles veneravam o sol, que com o final do inverno voltaria a fornecer luz e calor à Terra. Assim o branco da neve seria substituído pelo verde, as flores voltariam a desabrochar, as árvores dariam frutos e o povo poderia cultivar a terra para obter o seu sustento. Como forma de agradecimento, oferendas eram feitas ao sol durante as festividades de boas-vindas à primavera na forma de ovos de galinha, que eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações e outras figuras relacionadas à colheita. Essa oferenda representava esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas.

Com o passar do tempo, essa arte de pintar ovos e presenteá-los foi adotada nas festividades cristãs. O ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida, por isso sua relação com a Páscoa, que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo – a esperança de vida nova. As pessoas, então, adotaram símbolos do cristianismo na pintura dos ovos.

A Ucrânia é um país que ainda dá muito valor a esse costume. Os ovos pintados, chamados pêssankas, tornaram-se uma das principais manifestações de sua cultura. A palavra pêssanka provém do verbo ucraniano pyssaty (писати), que quer dizer escrever e os escritos das pêssankas representam o bem que um deseja ao próximo. Além dos desenhos, as cores também possuem um significado e são determinantes na hora de se escolher quem será presenteado. Na cultura ucraniana uma pêssanka só é dada à uma pessoa muito querida e especial. É um presente de grande valor para quem a recebe, e segundo as tradições, é um talismã que a protegerá do mal.

Nós passamos por Kolomyia, Ucrânia e visitamos o Museu da Pêssanka, onde tivemos a oportunidade de apreciar essa arte milenar. Alguns ovos possuem tantos detalhes, cores e traços perfeitos, que nossos olhos ficavam hipnotizados. Não tem como não se encantar, pois para um simples ovo, são necessárias muitas horas de dedicação.

Para se escrever uma pêssanka são necessários os seguintes itens: ovo, lápis, pena, cera de abelha, vela, tinta e verniz. Com o lápis é feito a divisão básica da pêssanka. Definido o desenho, é hora de pintar. Como os ovos são coloridos por imersão em tinta, pinta-se da cor mais clara para a mais escura. Primeiro, com uma pena, protege-se com a cera de abelha tudo o que vai ficar em branco (cor original do ovo) conforme o desenho definido. Mergulha-se então o ovo na tinta amarela. Depois de seca a primeira fase, cobre-se de cera tudo o que deverá permanecer em amarelo. Feito isso mergulha-se o ovo na cor laranja, protege-se com cera o que deverá ficar laranja, mergulha-se no vermelho e assim sucessivamente, até a cor preta. Na penúltima fase o ovo estará totalmente coberto de cera e preto. E aí vem a parte mais prazerosa do trabalho na pêssanka: a revelação. Leva-se o ovo preto até a lateral da chama da vela para aquecer a cera, que irá derreter. Passa-se rapidamente um papel toalha para retirá-la e por baixo dessa cera, o trabalho colorido se revelará.

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



Sem comentários. Seja o primeiro!

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders
EBPM

2013 © Mundo por Terra

www.scriptsell.netLargest Online Shopping and Fashion Network