Rã-morango, já ouviu falar?

14 de março de 2015

Oophaga pumilio, ou rã-morango, é uma espécie de anfíbio que vive na América Central (Panamá, Costa Rica e Nicarágua). Caracteriza-se por possuir diferentes colorações muito chamativas, como o vermelho, as quais alertam possíveis predadores de que em sua pele há um potente veneno que pode ser letal. A substância do veneno destes sapos é proveniente de sua dieta: formigas, cupins e carrapatos, tanto que pesquisadores descobriram que sapos criados em cativeiro e que comem apenas moscas, não a possuem.

Nós os encontramos na mata da Isla Bastimentos, Bocas del Toro – Panamá e somente depois que aproximamos as fotos tiradas (possuem +/- 2cm), descobrimos que carregam em suas costas os girinos para deposita-los dentro de bromélias com água. São transportados de um em um e um girino por bromélia. A fêmea, depois, tem que alimentar a todos, todos os dias e o macho cuida para que eles não fiquem sem água.

É uma pena que esta espécie está tendo sua população reduzida. Aliás, aonde foram parar todos os sapos?

Rã-morango

Rã-morango

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



2 comentários. Confira:

  • dizem que o povo da costa rica é um povo muito alegre e feliz,vcs que estão aí podem confirmar se é verdade.

    eurico
  • Que interessante e bonitinho este sapinho. Não gosto de rãs, eu as temo porque por algumas vezes já tive uma nas minhas costas ou ombros uiuiui….. Fico apavorada quando pulam…
    Mas esta adorei, é linda!

    Leones M. Rudnick

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders

2018 © Mundo por Terra

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services