Vai entender os americanos!

31 de janeiro de 2016

Polegada, pé, jarda, libra, onça, tonelada curta, galão e fahrenheit. Essas são algumas das unidades que os americanos usam para medida, peso, volume e temperatura.

Se o sistema deles possui lógica, para nós é pelo mínimo difícil de entender. Um amigo do Colorado nos falou brincando que todas as medidas deles se correspondem perfeitamente, assim como é o nosso sistema métrico (sistema internacional), onde um quilômetro, por exemplo, é composto por mil metros, 10.000 decímetros, 100.000 centímetros, 1.000,000 milímetros e assim por diante. Ele ainda lembra quando aprendeu, nos tempos de escola, que uma milha é composta por exatas 1760 jardas. Uma jarda possui 3 pés e um pé possui 12 polegadas. Para dividir a polegada, utiliza-se frações: ½, ¼, 3/8, 9/16, etc.

Quanto ao peso, no sistema internacional, uma tonelada representa 1.000 quilogramas e um quilograma representa 1.000 gramas. No sistema americano, uma tonelada curta representa 2.000 libras e uma libra é igual a 16 onças. O pior é que essa tal de tonelada curta americana não equivale a nossa, mas quase, veja: 1 tonelada curta = 0,9071847399 tonelada métrica.

Na temperatura, em nosso caso, a água doce congela em 0˚Celsius, ou seja, tudo que é mais frio que o ponto de congelamento ficará negativo e tudo que for acima disso, positivo. E para se ter uma relação lógica de grandeza entre um grau Celsius e outro, o ponto de ebulição é 100˚C ao nível do mar, ou seja, há 100 graus entre o congelamento e a ebulição. Por curiosidade, anteriormente a 1948, grau Celsius era chamado Centígrado, por representar as 100 (centi) partes (grado) entre o congelamento e a ebulição. Nos Estados Unidos mede-se a temperatura em Fahrenheit e cada grau Celsius equivale a 1,8 Fahrenheit. A água congela em 32˚F e ferve em 212˚F. Zero grau Fahrenheit equivale a (–)17,77777778˚C. As escalas de Celsius e Fahrenheit se encontrarão apenas nos (-)40˚, ou melhor, (-)40˚C corresponde a mesma temperatura que (-)40˚F.

Essas duas fórmulas abaixo podem ser utilizadas para converter Celsius em Fahrenheit ou vice-versa:

˚C= (˚F – 32) / 1,8

˚F= (˚C x 1,8) + 32

Não é pelo mínimo interessante? Como foi que, no curso da história, se chegou a essas diferentes formas de medidas? Anos atrás talvez nem fosse um problema, mas hoje, com a globalização, que unidade de tonelada deve-se utilizar para o comércio entre dois países? A tonelada métrica, curta ou ainda a longa, utilizada na Inglaterra, que corresponde a 1,016046909 tonelada métrica?

Para os canadenses a coisa ficou bem esquisita. Pela influência europeia e americana neste país, muitos deles utilizam os dois sistemas de medidas combinadas, tipo: 5 polegadas e 7 milímetros. Para distância usam o sistema métrico, mas para altura usam o pé do sistema americano. Que confusão!

Outra curiosidade nos EUA é que as vírgulas e os pontos, nos números, são invertidos. Veja o exemplo: 1,340.12.

Tiramos isso tudo de letra somente porque em nosso celular temos um aplicativo que converte qualquer unidade, seja ela de medida, peso, volume, área, temperatura, etc… O nome dele é Units Plus.

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



Um comentário. Confira:

  • Bom dia
    Nossa
    Uma verdadeira aula
    Abraços

    Sidney

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders
EBPM

2013 © Mundo por Terra