Você conhece o alfabeto cirílico?

3 de setembro de 2016

Alfabeto cirílico

O alfabeto cirílico é um alfabeto cujas letras são utilizadas para a escrita de seis línguas eslavas como o bielorrusso, búlgaro, macedônio, russo, sérvio e ucraniano, além de outras línguas não eslavas da antiga União Soviética, como o mongol, cazaque, uzbeque, quirguiz, tadjique, outras línguas do Leste Europeu, do Cáucaso e da Sibéria. Surgiu no século IX pelos missionários cristãos bizantinos São Cirilo e São Metódio, que tiveram como objetivo transcrever a Bíblia para as línguas eslavas. A maior parte de sua escrita deriva do alfabeto grego, mas complementa-se com letras do alfabeto glagolítico para sons não encontrados no grego.

Algumas letras pronunciam-se e escrevem-se igualmente a nós, a exemplo do A, M e O. Outras possuem uma pequena variação na pronúncia, como o E, que fala-se IE. Mas muitas, para complicar um pouco nossa vida, possuem sons invertidos do que nós conhecemos, a exemplo do P, que pronuncia-se R, ou o B, que pronuncia-se V, o Y, que pronuncia-se U e o H, que pronuncia-se N. Outras letras tem a pronúncia conhecida por nós, mas escrevem-se completamente diferente, como o nosso F, que escreve-se em cirílico Ф ou o D, que escreve-se Д.

Imaginem a confusão em nossas cabeças tendo que ler os primeiros cardápios, mapas e sinais de transito nesse alfabeto?

Com o tempo aprendemos a ler em cirílico. Mas e aí, qual era o significado daquilo que líamos? A verdade é que aprendemos um pouquinho de russo, língua utilizada, além de na Rússia, em vários países por onde passaríamos (países da Ásia Central), por eles terem pertencido a antiga União Soviética. Apelidamos o pouco que aprendemos de “russo de sobrevivência”, que compreende cumprimentar, agradecer, contar até 100, algumas comidas e bebidas, direções, de onde somos, dentre outras necessidades básicas de nossa viagem.

Abaixo fazemos uma brincadeira, escrevendo palavras ou nomes em português e ao lado, como ficariam se utilizássemos o alfabeto cirílico:

LAND ROVER – ЛАНД РOBЭР

MUNDO POR TERRA – MYHДO ПOP TЭPPA

LATITUDE SETENTA – ЛATИTYДЭ CЭTЭHTA

LOBO DA ESTRADA – ЛOБO ДA ЭCTPAДA

ALFABETO CIRILICO – AЛФAБЭTO CИPИЛИKO

ROY E MICHELLE – POЙ Э MИШЭЛЛЭ

 

Então seria isso. Se quiserem escrever seus nomes utilizando o alfabeto cirílico, relacionamos abaixo as letras cirílicas e sua pronúncia baseada no português.

ДИBИPTAM-CЭ!

 

(letra cirílica = pronúncia)

A = A

Б = B

B = V

Г = G

Д = D

Е = YE

Ë = YO

Ж = J

З = Z

И = I

Й = I com um som diferente

К = K

Л = L

М = M

Н = N

О = ô (sílaba tônica), a fraco (sílaba átona)

П = P

Р = R

С = S

Т = T

У = U

Ф = F

Х = H

Ц = TS

Ч = TCH

Ш = CH

Щ = CH +TCH

Ъ = um sinal de separação breve

Ы = entre E e I

Ь = sinal brando que faz suave consoante anterior, em português mesmo efeito faz letra h – colher

Э = E

Ю = YU

Я = YA

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



2 comentários. Confira:

  • Que doideira…
    Nem com a relação das letras e sua correspondência consegui entender. Acho que preciso de mais tempo ou de uma situação de emergência, aquela que não tem como fugir e tem que aprender na marra como aconteceu com vocês.
    Boa viagem e muita paz e qye o Pai Celeste os acompanhe sempre.

    Francis Ulfeldt
  • eu acho que a DILMA fala esta língua ninguem entendi nada rsrsrsss

    geremias

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders
EBPM

2013 © Mundo por Terra

www.scriptsell.netLargest Online Shopping and Fashion Network