Acostamentos perigosos

5 de abril de 2016

Michelle, vamos parar o carro para tirar uma foto???

E ttttttrrrrrrrraaaaauuuuucccchhhhhhhhhhh……. valeta!!!

Parar nos acostamentos das estradas do extremo leste da Rússia, no inverno, não é uma boa ideia.

A situação é a seguinte: não há acostamento em grande parte dessas estradas e no inverno isso não fica visível, pois a valeta fica coberta de neve, representando ser um bom acostamento. Quando o pneu dianteiro direito sai da estrada e pega a primeira parte de neve fofa, ele é rapidamente freado e o carro todo é jogado para a direita de uma forma violenta (dependendo da velocidade), resultando em encalhadas ou até capotadas.

Ocorreu 4 vezes conosco. E nós já sabíamos deste perigo, tendo visto muitas fotos destes incidentes em nossa pesquisa sobre esta região da Rússia. Mas é a força do hábito de parar o carro no acostamento para não atrapalhar o trânsito. A primeira vez foi um susto enorme, pois dirigíamos a uns 70km/h. Quando fomos ao acostamento ainda estávamos rápido e a desaceleração do carro ao entrar na neve foi tão forte que nossas coisas do motorhome voaram para frente. Pedimos para um caminhoneiro nos rebocar e ele nos tirou desta encrenca com facilidade. Por sorte nenhum arranhão.

A segunda e terceira foram leves. Aconteceram em uma serra da Estrada dos Ossos que consideramos uma das partes mais perigosas desta estrada. O motivo, como sempre – parada para fotografar. Nos 100km desta serra haviam muitos caminhões caídos neste falso acostamento e tantos outros rastros de caminhões que haviam caído, mas já haviam sido rebocados. Esta parte da estrada é muito estreita e quando dois veículos dividem o pouco espaço para cruzarem-se, caem com frequência. Teve um momento que cruzamos uma carreta carregada com um container e o pouco que ele saiu para nos dar lado foi suficiente para ser puxado para fora da estrada. Devido a sua velocidade e peso, chegou a levantar o rodado esquerdo, quase fazendo-o capotar. Tudo foi visto pelo nosso espelho retrovisor.

Ai quando chegávamos em Yakutsk, depois de ter dirigido toda a Estrada dos Ossos e a estrada de inverno que nos levou a Latitude 70, pela Michelle ainda não ter dirigido sobre um rio congelado, parei no acostamento para que ela pudesse ter essa experiência, pois estávamos prestes a cruzar sobre o Rio Lena. Era um local com bastante movimento, então, novamente, para não atrapalhar o trânsito, tirei o carro para o acostamento e ai já era. Quase tombamos! O Lobo ficou com as duas rodas esquerdas no ar. Desta vez estávamos devagar, mas mesmo assim o carro escorregou para o fundo da vala (reparem no rastro do Lobo na foto 07). Mais um grande susto. Depois, enquanto trabalhávamos para tirar o carro dali, um policial me perguntou se eu havia bebido vodka, hehehe. O carro saiu novamente sem nenhum arranhão.

O último incidente aconteceu em nossa frente quando saíamos da estrada de inverno entre Myrny e Ust-Kut. Um caminhão 6×6 tentou ultrapassar uma carreta, que não o viu em sua lateral e o fechou movendo-se para o meio da estrada. O caminhão 6×6 conseguiu evitar a batida, mas a valeta não.

Por isso, fica a dica: no extremo leste da Rússia, no inverno, não pare no acostamento.

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



7 comentários. Confira:

  • sorte e alegrias para os2

    jaime
  • continuo acompanhando voces nesta aventura abs.

    italo
  • Continuem com Deus!

    .Jean
  • como vimos tiram nesta parada muitas fotos heheheee

    geremias
  • Entrou no site hoje, por acaso, e qual foi minha coincidência ao ver uma postagem de vocês nesta mesma data ? Grande abraço. Apesar dos percalços, estamos e estaremos sempre na torcida por vocês. Grande abraço.

    GILSON MACHADO - São Bent
  • Aprendizado da viagem. Que Deus os protejam e guarde.
    Tomem cuidado meus amigos. Ainda tem muito chão pela frente. :)

    Caio Pompeo P. Alves
  • A principal coisa é que tudo acaba bem. Cuidar de si mesmo!

    rAlex

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders

2018 © Mundo por Terra

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services