Fogo no motor do Lobo!!!

17 de julho de 2015

Esta é apenas uma das inúmeras “histórias e momentos” que provavelmente teremos no final desta volta ao mundo. Aliás, sem elas, com certeza esta viagem não teria o mesmo sabor.

Nós viajávamos pela inóspita estrada estadual 361, em Nevada, próximo a Hawthorne. Já passava do meio dia e nossos estômagos chiavam que era hora do almoço. “OK, mas vamos só subir esta pequena montanha e lá em cima paramos num belo lugar para almoçar” – falamos!

Ao passo que subíamos, o motor aqueceu, mas nada além do que já vinha superaquecendo há algum tempo (uma manutenção geral no Lobo, incluindo o problema do aquecimento, já estava programada em Salt Lake City – Utah).

DE REPENTE um cheiro estranho, de borracha queimada! Paramos o carro rapidamente no acostamento, abrimos o capô e demos de cara com o lado esquerdo do motor em chamas. A verdade é que ao abrir o capô a chama até se intensificou, pois houve um aumento repentino de oxigênio. Corremos para pegar o extintor e o acionamos rapidamente, deixando aquela área coberta de pó químico. Já em seguida desativamos a corrente elétrica desligando a chave geral do carro.

Caramba, quando iríamos imaginar que isso poderia acontecer conosco? Acho que nunca. Por muita sorte o dano foi mínimo. O fogo foi ocasionado por um curto circuito no fio do alternador, que estava mal posicionado e por isso se desgastou na quina do motor. Alternador (+) e motor  (-) = curto! Por sorte, o fogo queimou apenas alguns fios elétricos e o cano de plástico do LDA. Nada grave. Para seguir viagem, devido ao fio da ignição (que interliga a chave com a bomba injetora) ter queimado também, tivemos apenas que fazer uma ligação direta. Ainda tínhamos cerca de 600km até Salt Lake City.

Mas e aí, podemos aprender alguma coisa com isso? Com toda certeza. Aqui vão algumas dicas que nós procuramos melhorar em nosso carro e em nossos procedimentos de emergência.

  • Verificar com maior frequência a carga e o vencimento do extintor.
  • O extintor está em local de fácil acesso, sem obstruções em sua frente? A fechadura que o segura esta fácil de abrir? Aliás, eu sei onde fica o extintor em meu carro?
  • O tamanho desse extintor é compatível com o tamanho de seu carro?
  • Nós temos uma chave geral no Lobo, que foi uma das coisas que também interrompeu o curto. Achamos que em carros mais antigos, não custa instalar uma chave geral.
  • Também combinamos o seguinte: numa próxima vez que sentirmos cheiro de queimado, antes de descobrir se é mesmo fogo, a primeira coisa a fazer é desligar a chave geral e pegar o extintor, para aí sim abrir o capô e verificar o que realmente está acontecendo. Dessa forma ganha-se muito tempo e previne-se um fogo maior e danos maiores.

Se alguém tiver algo a acrescentar nessas dicas acima, fiquem a vontade para deixarem seus comentários…

 

Uma segura viagem a todos!

Grande abraço,

Roy e Michelle

Deixe o seu comentário

Seu email não será publicado ou partilhado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

*
*



8 comentários. Confira:

  • O susto deve ter sido enorme. A nossa Landinha também quase pegou fogo na estrada parque. Realmente o extintor para qualquer carro não é suficiente. Espero que os danos tenham sido pequenos e que tudo esteja bem. Grande abraço, acompanhando e sonhando….

    Iandara
  • São esses imprevistos que fazem as historias mais interessantes!… com certeza para todas as experiências temos um aprendizado!… uma dica que dou, é todo dia, abrir o capô antes de sair,… olhar os fios, líquidos,… dar uma geral, com o motor desligado e ligado tb… aouvir ruidos, (rolamentos, correia, alternador) verificar óleo, … tanto pela vareta como possíveis vazamentos… e sim, principalmente a parte elétrica, ainda mais que estão andando em áreas remotas e as estradas condizem com as locações… trepidações tem o dom de tirar até nossos pensamentos do lugar, :) então verifiquem sempre contatos e conexões, e sim, comprem e mantenham dois extintores…afinal… é melhor prevenir do que remediar!! Boa sorte e boa viagem!! Abraços!!

    Andre Sheffer
  • Olá amigos!
    Voltei… rsrs
    Se não fosse os “percalços”, a vida não teria graça… rsrs

    Já q vcs pediram uma dica, vou dar! rs
    Depois da chave geral desligada, extintor na mão… Não abre o capô!!! Já q mais oxigênio vai entrar, podendo fazer as chamas ganharem muita intensidade…
    Não conheço muito os Land Rover’s… mas não seria possível olhar rapidamente por de baixo do motor, se tem chamas pequenas? Se possível, abre-se levemente o capô (o suficiente para o bico do extintor) e aciona o extintor!
    Acho q seria mais seguro…

    Links q achei sobre o assunto:
    http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1263816-9658,00-SAIBA+O+QUE+FAZER+QUANDO+O+CARRO+COMECA+A+PEGAR+FOGO.html

    https://salaodocarro.com.br/dicas/o-que-fazer-quando-o-carro-pega-fogo.html

    Luís CAP
  • Kkkkk lembrei do susto que levamos com o nosso motorhome cheio de fumaça quando estávamos na indo encontrar com vocês!!! Saudades!!!!
    Bjosssss
    Vi

    Viviane Scheffer Schultz
  • Caramba, que coisa, hein? Ainda bem que acabou tudo bem.
    Roy, Mi, hj dia 17, faz 6 meses do meu acidente, e Graças a Deus minha recuperação continua firme e forte. É o que desejo pra vcs também, que apesar do incidente, continuem firmes e fortes.
    Um grande abraço.

    Nelson Valandro
  • Havaianas!!! Roy nunca esconde as Raízes!!! Caboclooooooooooo!!! Abracao

    Guilherme Purnhagen
  • Tô vendo que nessa viagem o Lobo vai ganhar vários capítulos no novo livro!

    Caio Pompeo P. Alves
  • “Vivendo e aprendendo”!!

    Harley Guido Hennich

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders

2018 © Mundo por Terra

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services