ícone lista de índices Índice

POST 2 – A volta da primeira viagem e a exposição de fotos

Novidades

10 anos do Mundo por Terra

“O retorno ao lar nos assustava um pouco. É o medo natural da mudança que o ser humano carrega dentro de si. Se estivemos receosos na hora da decisão e da partida, tínhamos também medo da volta, do conforto e da segurança de um lar fixo, com o qual não estávamos mais acostumados.” (Trecho do livro Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro)

Os anos 2007, 2008 e 2009 definitivamente transformaram nossas vidas. Mas somos convictos que isso só aconteceu porque quando voltamos de viagem demos chance para essa mudança acontecer. Na oportunidade nós tínhamos duas opções: fazer o que fazíamos antes ou arriscar mais mudanças. Optamos pelo caminho mais arriscado e decidimos trabalhar para compartilhar o que vivenciamos e aprendemos na viagem. Escreveríamos um livro, construiríamos uma exposição fotográfica e criaríamos uma palestra motivacional para empresas. Bom, no papel parece fácil, mas nós não tínhamos experiência como escritores, muito menos como palestrantes. Precisávamos fazer com que isso fosse rentável, já que nossas economias estavam no limite. Mas começar por onde?

Nosso grande incentivo sempre foram as pessoas que nos acompanhavam em nosso website. Elas nos davam feedbacks de que nossa viagem, de alguma forma, inspirou e influenciou-as, lhes dando motivação e em alguns casos até fazendo-as tomar decisões de grande mudança em suas vidas. Nunca imaginamos que essa história pudesse repercutir tanto. Então, se não tínhamos experiência, pelo menos tínhamos uma boa história e seguimos em frente.

No começo do ano 2010 aproveitamos o incentivo que nosso município dá a cultura pela lei SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e nos inscrevemos para buscar financiamento para o livro e para a exposição de fotos. Aprovamos os dois projetos, mas para a exposição, que é o tema deste post, levantamos apenas 20% de seu custo total, fazendo-nos ter que rebolar para conseguirmos outras formas de financiamento. Foi ai que as empresas Tuper, Móveis Rudnick, Innova Acrílicos, Ibiza Laboratório Fotográfico, Sayerlack e Sudati MDF entraram como parceiras. A Lumen Design foi contratada para a criação.

Acreditamos que fomos arrojados com esta exposição, pois ela teve um custo alto, deu trabalho e de tão grande, quando exposta, ocupava quase 200 metros quadrados. A primeira vez que a montamos, até nós nos assustamos com seu tamanho. Foi em Junho de 2010. Depois desta fomos divulgando e oferecendo a shoppings centers, feiras e eventos e ela própria foi gerando certa repercussão. O duro era convencer os dirigentes dos shoppings centers a investirem nela, já que comumente seus espaços de entretenimento são vendidos para merchandising. Sem brincadeira, houveram negociações que levaram mais de um ano. Mas o reconhecimento pela qualidade e a aprovação do público nos ajudaram e a exposição emplacou. Ela virou nossa vitrine no sul do Brasil e também ajudou na venda dos livros.

Abaixo, uma mostra de alguns painéis expostos.

As montagens e desmontagens eram uma história a parte. Nosso amigo Mauri Ponikerski, quem sempre esteve com a gente, pode testemunhar. Os móveis, que não eram poucos e nem leves (30 expositores de fotos, 8 expositores de objetos, um overview gigante) ficavam armazenados em um deposito e enchiam de poeira, teia de aranha e coco de mosca. Com antecedência tínhamos que limpa-los. Organizávamos então o transporte e carregávamos tudo no braço. Teve vezes que nós mesmos transportamos os móveis com um caminhão Mercedes 1951. Nessas viagens ele chamava mais atenção do que o próprio Lobo da Estrada (nosso carro), que vinha atrás em comboio. O Lobo saía de São Bento do Sul tinindo, mas as viagens eram longas e muitas vezes choveu no caminho, fazendo-nos ter que lavá-lo novamente ao chegar no destino. Porem ai, mais trabalho – os shoppings nos permitiam iniciar a montagem somente após fecharem para o público e isso acontecia depois das 23h. Como chegávamos um pouco antes desse horário, já não haviam mais lavações de carro abertas, então tínhamos que lava-lo no balde no estacionamento do próprio shopping. As 23h éramos autorizados a entrar. Descarregávamos o caminhão e carregávamos tudo para o saguão, como móveis, fotos, objetos, acrílicos, tapetes, ferramentas, dentre outros… além do Lobo. Mas como o Lobo era muito grande (2,7m de altura), não entrava facilmente nas portas dos shoppings. Tínhamos que desmontar o teto para diminuir 30cm em altura e esvaziar os pneus para outros 10cm. Quando nem isso era suficiente chamávamos os seguranças para entrarem dentro do carro para fazer peso e assim baixar a suspensão. Chegamos a colocar oito pessoas dentro do carro! Num dos casos nada disso foi suficiente, então tiramos as quatro rodas e transportamos o carro com jacarés (macaco de borracharia) por debaixo da porta. Outra vez tivemos que usar plataformas elevatórias para não quebrar as escadas de granito da entrada… e assim por diante, cada shopping um novo desafio. Só nessa etapa já havíamos perdido horas preciosas de trabalho na montagem. Após tudo dentro, inclusive o carro, era hora de montarmos a exposição. Em três, Michelle, Roy e Mauri, tínhamos até o outro dia cedo para deixar tudo pronto (norma dos shoppings): definir o layout, dispor os móveis, montar os acrílicos, colar as fotos, colar as legendas, colocar os objetos e suas legendas, montar a estrutura do painel overview, instalar suas luzes e lonas, organizar o carro, colar o tapete e limpar tudo novamente. O último item que ia para seu lugar era o livro de visitas e este ficava em um porta livros ao lado do móvel overview. Hoje temos uma coleção deles com muitos comentários positivos. Sempre conseguimos terminar a montagem no horário permitido, sendo que o mais longe que trabalhamos foi até as 8h30 da manhã do outro dia. Saíamos acabados e se não tínhamos onde ficar na cidade da exposição, viajávamos para casa novamente.

A exposição ficava exposta em media 30 dias. Nós a acompanhávamos nos fins de semana e adorávamos subir no segundo andar para admirarmos a reação das pessoas frente as fotos e aos objetos expostos. As crianças piravam! Uma vez, em Curitiba, no Shopping Barigui, contamos 100 pessoas ao mesmo tempo visitando a exposição. Essa era a nossa recompensa.

Selecionamos abaixo algumas frases que tiramos de longos e inúmeros depoimentos sobre nossa exposição fotográfica.

“Roy e Michelle. A presença da “Exposição Mundo por Terra” abrindo a Adventure Sports Fair 2010, mostrando sua fantástica expedição, com fotos maravilhosas, estórias inacreditáveis, e a grande interação com os visitantes, tornou-se uma das principais atrações do nosso evento. Parabéns.”

“Foi um imenso prazer receber a exposição Mundo por Terra no Neumarkt. Durante um mês recebemos visitantes dos mais diversos estilos e idades que se interessaram pelo modo de vida aventureiro do jovem casal! A simpatia sem fim de Roy e Michelle deixaram nossos clientes muito satisfeitos e ainda mais curiosos a respeito de suas vidas. Em nome do Shopping Neumarkt, eu quero deixar registrado meus sinceros agradecimentos pelo cuidado, carinho, atenção e respeito que vocês tiveram com o shopping, com os clientes e parabenizá-los pelo espetacular bom gosto na idealização deste projeto. Foi incrível! Muito obrigada!”

Para ver os comentários na integra, mais comentários ou para mais detalhes sobre nossa exposição fotográfica, CLIQUE AQUI.

_______________________________

POST de amanhã: o livro Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro.

*** Todos que comentarem os posts da campanha dos 10 anos do Mundo por Terra estarão concorrendo a livros digitais Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro. No dia 07/03/2017 serão sorteados 3 livros (versão ePub ou iBook) entre os comentários de cada um dos 07 posts. 21 livros no total! BASTA COMENTAR PARA CONCORRER. Se comentar mais posts, aumentará as chances de ser sorteado. Só participarão do sorteio os comentários feitos até meia-noite do dia 06/03. Participe!!!

Compartilhe

Veja Também

Roy e Mi Novidades

De volta pra casa

31 | mar | 2010
Novidades

Primeira Exposição Fotográfica

27 | maio | 2010
Novidades

Exposições Fotográficas Mundo por Terra

28 | set | 2010