ícone lista de índices Índice

Objetivo

Volta ao Mundo 2

Dizem que dar uma volta ao mundo
é uma vez na vida!

Mas o desejo de fazer uma segunda foi inevitável.

Depois de 4,5 anos em casa, não aguentamos e em agosto de 2014 caímos na estrada novamente.

Nesta segunda viagem de volta ao mundo de carro, nosso grande objetivo era ultrapassar em três pontos a linha da Latitude 70ºN, localizada acima do Círculo Polar Ártico: um nas Américas, outro na Ásia e o terceiro na Europa. São raras as estradas que chegam a esses lugares extremos. Para se ter idéia de quão ao Norte encontra-se a Latitude 70, se transferida para o Sul cobriria grande parte da Antártica.

Chegar nas Latitude 70 do Alasca e da Noruega é até fácil, o difícil é chegar na Sibéria, porque lá não existem estradas que alcancem essa Latitude. O percurso deve ser feito em pleno inverno a fim de se aproveitar o congelamento dos rios que se transformam em estradas (as famosas zimnik, em russo). Por isso tivemos que nos preparar para enfrentar o intenso frio siberiano com temperaturas de até (-) 55ºC vivendo em nosso carro.

Objetivos Conquistados

A viagem compreendeu 1.197 dias em um total de 51 países.

A segunda viagem foi uma viagem de afirmação.

Uma viagem para realmente formarmos uma opinião sobre o mundo.

Por já termos vivido aquela experiência, em alguns pontos a segunda expedição foi mais fácil. 

Já sabíamos cruzar as fronteiras, nos adequar às diferentes culturas e estávamos bem mais desenvoltos na comunicação. A internet passou por uma evolução radical nos anos que antecederam a segunda viagem e possuíamos uma enxurrada de informações ao nosso dispor. Sabíamos o que pesquisar, mas devido aos objetivos desafiadores e diferentes com os quais nos comprometemos, como chegar a lugares intocados e longe das facilidades do turismo, tivemos a dificuldade do pioneirismo. Quase não encontrávamos informações do extremo leste da Rússia, pois quase ninguém se aventura por lá, ainda mais no inverno.

Mas até para viajar é preciso estabelecer objetivos? Já não basta que temos isso no trabalho todos os dias?

Percebemos que ter objetivos e metas foi crucial, principalmente porque nossas viagens foram longas. Existem momentos de desânimo. Altos e baixos. Momentos que estamos cheios de energia e momentos que não queremos fazer nada, mas estamos no mundo e temos que aproveitar aquele momento pois ele pode ser único. Tendo esses objetivos, nos mantivemos focados e assim não desistimos no meio do caminho. 

Voltamos para São Bento do Sul – SC ao final de 2017, sãos e salvos, com todas as nossas metas cumpridas e com inúmeras novas vivências para compartilhar.