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Canal do Panamá

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O Canal do Panamá é considerado uma das grandes maravilhas da engenharia do mundo. Estende-se 80km desde a Cidade do Panamá no Pacífico até Colón no lado do Atlântico com o fim de facilitar o comércio marítimo internacional. Os navios do mundo inteiro, para serem construídos, tem as medidas das eclusas do Canal do Panamá levadas em consideração (33,5m de largura e 305m de comprimento). Quase 15.000 navios passam por ali todos os anos. A grande maioria são embarcações que transportam contêineres, mas há também os navios que transportam petróleo, grãos, carros, grandes cruzeiros de passageiros e pequenas embarcações (veleiros particulares). Atualmente o governo panamenho está finalizando uma ampliação da obra, com a construção de eclusas com maiores dimensões e aumentando a profundidade do canal para que navios maiores também possam fazer a travessia. O Canal do Panamá atual é composto por 3 grupos de eclusas: Miraflores e Pedro Miguel no lado do Pacífico e Gatún no lado do Atlântico. Um navio navegando sentido Pacífico – Atlântico deve passar pelas seguintes etapas: subir as duas eclusas de Miraflores, cada uma com 8m, depois subir mais 10m na eclusa de Pedro Miguel. Dali pra frente os navios navegam por um lago artificial enorme, Lago Gatún, que quando construído foi considerada a maior represa e lago artificial do mundo. Chegando nas eclusas de Gatún, os navios descem os 26m de desnível passando por 3 eclusas até finalmente chegarem no oceano Atlântico. O tempo aproximado para atravessar o canal varia entre 8 e 10 horas. Antes, as embarcações tinham que viajar 20 mil quilômetros até contornar a extremidade sul da América do Sul. O pagamento é feito de acordo com o peso, com uma média de custo de aproximadamente U$ 30.000. O montante mais alto, U$ 376.000, foi pago em 2010 pelo cruzeiro Norwegian Pearl e o mais barato foi U$ 0,36, pago em 1928 por Richard Halliburton, que cruzou os 80km a nado. Foram os franceses, em 1881, que iniciaram a construção dessa obra gigantesca. Os problemas de engenharia e a alta taxa de mortalidade por causa de doenças como dengue e malária fizeram que desistissem do projeto (estima-se que mais de 20 mil pessoas morreram nesta tentativa de construção do canal). Foram os americanos que assumiram sua construção em 1904 e levaram dez anos para a conclusão em 15 de agosto de 1914. No ano passado, 2014, o Canal do Panamá completou 100 anos de comportas abertas. O território onde foi construído o canal chegou a pertencer a Colômbia, depois aos franceses e por último aos americanos. Com o término da sua construção, os Estados Unidos continuaram a controlar a área do canal até que em 1977 foi assinado um tratado, Tratado de Torrijos-Carter, passando o controle também ao Panamá. O canal só foi cem porcento assumido pelo governo panamenho em 1999. Vejam o mapa abaixo para entenderem um pouco mais dessa gigantesca obra.

Canal do Panamá

Referência mapa: http://www.megacurioso.com.br/mega-estruturas/45273-15-curiosidades-sobre-o-canal-do-panama.htm Recentemente, descobrimos que o Canal do Panamá perderá sua hegemonia. Os chineses acabaram de iniciar a construção de um outro canal na Nicarágua. Um obra ousada que terá aproximadamente 260km de extensão e contará com eclusas muito maiores que as da ampliação panamenha. Esses chineses são rápidos.

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