Escrever um livro foi um sonho que despertou durante a nossa primeira viagem de volta ao mundo.
Mas num belo dia, estando perto de terminar esta viagem, quando falamos sobre a intenção de escrever a um amigo que encontramos no caminho, ele nos respondeu:
– “Não se metam a isso. Escrever não é para qualquer um. Vocês precisam contratar alguém (um escritor fantasma) para escrever a história de vocês”.
Que balde de água fria.
Mas “se conselho fosse bom, não seria de graça”. Seguimos esse ditado e ignoramos o conselheiro. Imagina, na melhor oportunidade de nossas vidas para concretizar o sonho de escrever um livro, abrirmos mão dela? Não, nem pensar. Desculpem os escritores fantasmas, mas eles não conseguiriam colocar a mesma emoção em nossa história. E começamos os trabalhos…
Primeiro precisávamos entender o que era escrever um livro. Procuramos por quatro escritores que realmente admiramos, tanto por seus feitos, como por seus livros: Vilfredo e Heloisa Schurmann, os catarinenses da Família Schurmann que já velejaram ao redor do mundo (naquela época duas vezes); Waldemar Niclevicz, que já escalou as maiores montanhas do mundo e foi o primeiro brasileiro a alcançar o topo do Monte Everest; e Amyr Klink, a lenda viva dos oceanos, que já remou o atlântico, invernou na Antártica e realizou tantos outros feitos nos mares. As conversas não poderiam ter sido melhores. Foram, na verdade, grandes lições. Mas o principal conselho foi unanime, o qual tínhamos um pouco de medo de escutar – era preciso começar a escrever, simples assim.
Nessa fase inicial também visitamos diversas livrarias. Queríamos formar uma ideia do nosso futuro livro nos aspectos: tipo, tamanho, quantidade de paginas, papel, capa, com ou sem orelha e preço. Depois, assim como para a exposição de fotos, elaboramos um projeto cultural junto a nosso município pela lei SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) em literatura e alavancamos financiamento para arcar com as despesas de supervisão, revisão e diagramação. Daí para frente era só escrever…
Escreve, escreve, escreve, pesquisa, escreve, apaga tudo, começa de novo, escreve, escreve, lê os cadernos de anotações, escreve, pesquisa, escreve, lê os diários de bordo, escreve, olha as fotos, escreve, pesquisa e escreve. Haviam dias que a escrita rendia a beça, mas noutros, não saia nada. A rotina seguia o horário comercial das 8h as 17h, de segunda a sexta, e durou nada mais nada menos que 20 meses. Perante os amigos, que em nossos encontros perguntavam o que estávamos fazendo da vida, já havíamos caído no descrédito. É que só tínhamos aquela mesma resposta: “Estamos escrevendo o livro.”
Os textos passaram por diversas mãos. Primeiro em nossas, que escrevíamos, líamos, relíamos e revisávamos. Um revisava o texto do outro (Roy escreveu a maior parte do livro e a Michelle escreveu o capítulo “Uma mulher no mundo”). Quando ambos estávamos confortáveis com o que estava escrito, o texto era enviado para nosso supervisor, que o deixava todo em vermelho com suas correções e considerações. Eloi Zanetti foi quem assumiu esse pepino, um amigo por quem temos grande admiração pela pessoa que é, e gratidão pelo que somou nesse trabalho. Elisa Carneiro, sua esposa, revisava também e o texto voltava para nossas mãos para o retrabalharmos. A última fase era a revisão ortográfica, feita por Michele Muller. Foi assim com 13 capítulos, ou melhor 384 páginas escritas, um vai e vem de informações e arquivos que necessitou muita organização para não se perder nada.
Paralelamente, claro, tínhamos que selecionar as fotos. Como teríamos somente 48 paginas coloridas, muitas fotos lindas tiveram que ser descartadas. Não havia espaço para mostrar as mais de cinquenta mil fotos clicadas. Quem gentilmente tratou-as foi nosso amigo e fotografo Márcio Neumann.
Depois veio a diagramação, por Andrei Muller, da Estúdio Borges e a escolha da gráfica, Maxi Gráfica, a qual rodou a primeira prova daquele intenso trabalho de meses para que aprovássemos a impressão das primeiras duas mil cópias do livro. É difícil descrever a emoção que sentimos nesse momento.
E quando tudo ficou pronto, um caminhão baú descarregou na garagem de nossa casa uma pilha enorme de caixas de livros, contendo mil e quinhentos quilos de papel. Foi hora de relaxar e também de dar um grande suspiro, pois ali, naquele momento, nos demos conta que éramos autores independentes e não tínhamos nenhuma editora para cuidar das vendas. Para nós os trabalhos estavam só começando…
Um das lindas lembranças que temos de nosso livro foi na véspera do Natal de 2012. Como viajávamos por Balneário Camboriú-SC, aproveitamos para visitar uma das lojas da rede Livrarias Curitiba (nossa grande parceira na venda de livros) para ver como estava exposto o livro Mundo por Terra. Por ser final de ano a loja estava lotada e os vendedores corriam de um lado para outro. Perguntamos rapidamente, para não atrapalhar, onde ficavam os livros de viagens e aventuras. A vendedora parou, nos mostrou o caminho e quando estava nos deixando, já em movimento, olhou para trás e disse: “Ah, e minha indicação é o livro Mundo por Terra, ele é ótimo!”
Informações adicionais sobre o livro:
- além da primeira impressão de 2 mil cópias, foram realizadas outras quatro reimpressões, nas quantidades 2 mil, 2 mil, 2 mil e 4 mil respectivamente;
- em janeiro de 2017 o livro ultrapassou as 11 mil cópias vendidas;
- hoje ele existe nas versões impressa e digital (ePub, iBook e Kindle).
Selecionamos abaixo algumas frases que tiramos de longos e inúmeros depoimentos sobre o livro Mundo por Terra.
“…um dos melhores livros que eu li. Fiquei grudado. Tudo real, nada fictício.”
“…parabéns Roy, pela coragem de largar tudo e viajar pelo mundo num 4×4. Parabéns Michelle, pelo companheirismo e entender o quanto era importante para o Roy ter você do seu lado nessa fantástica aventura pelo mundo. Comprei este livro na Fenajeep e estou adorando ler. Está muito bem escrito. Uma leitura suave que faz com que você não tenha vontade de parar de ler.”
“…o livro “Mundo por Terra” tem sido meu companheiro de cabeceira, compartilho com minha esposa cada paragrafo, parabéns pelo trabalho. O livro é empolgante, nos faz pensar muito na dinâmica do Globo, somos realmente grão de areia… poeira de deserto.”
“…isso sim é aventura, gente da estrada, sabe a direção dos ventos…”
“…livro nota 1000!!!! Parabéns pela coragem de encarar o desconhecido e muito obrigada por darem á nós, até então meros sonhadores, a chance de saber que todos temos a capacidade de realizar todo e qualquer sonho…Linda viagem.”
“…comprem este livro, só tem um problema, vai dar vontade de largar tudo, pegar uma mochila, convidar o amor da sua vida e sumir pelo mundo sem data para voltar.”
“…recebi e quase devorei. Li num dia quase 100 paginas. É muito bom. Parabéns.”
“…gostaria de dizer que o livro que vocês escreveram é fantástico !!! A riqueza dos detalhes me impressionou. Eu lia e imaginava os lugares e logo depois via as fotos… era exatamente como eu imaginava.”
“…excelente dica de leitura: Mundo Por Terra! Sabe aquele livro que você começa a ler e não quer mais parar!! É fascinante!”
“…dia mundial do livro.. essa é a minha leitura, Mundo Por Terra !!!! E a sua?!”
“…eu comecei a ler o livro na terça feira de noite. Na quarta feira de manha eu tinha aula. Eu não fui para a escola para ficar lendo o livro em casa. Está muito bom mesmo.”
“Quem será que vai se o primeiro a terminar de ler o livro? Já ouvi comentários que esta sendo um problema para quem quer ir dormir… pq começaram a ler não conseguem parar, pq ficam querendo saber o que acontece na página seguinte!! Uauaua.”
“…já com lagrimas nos olhos lendo as primeiras linhas, a admiração por meus queridos amigos cresce a cada pagina virada…SUCESSO TOTAL!!!!!”
Para ver os comentários na integra, mais comentários ou para mais detalhes sobre nosso livro, CLIQUE AQUI.
________________________________
POST de amanhã: a palestra Mundo por Terra.
*** Todos que comentarem os posts da campanha dos 10 anos do Mundo por Terra estarão concorrendo a livros digitais Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro. No dia 07/03/2017 serão sorteados 3 livros (versão ePub ou iBook) entre os comentários de cada um dos 07 posts. 21 livros no total! BASTA COMENTAR PARA CONCORRER. Se comentar mais posts, aumentará as chances de ser sorteado. Só participarão do sorteio os comentários feitos até meia-noite do dia 06/03. Participe!!!