ícone lista de índices Índice

Diário de Bordo 12 – Nova Zelândia 2

Diário de Bordo

(21/05/2007 a 30/05/2007)

Quanto mais ao sul viajamos, mais tarde o sol nasce e mais cedo o sol se põe, sem contar o frio que está aumentando…

Entramos na Ilha Sul por Picton (Noroeste) e rumamos para Nelson, cidade que cedia o Abel Tasman National Park, que é considerado o menor e o mais bonito parque nacional do país… além, é claro, de guardar em um museu da cidade o anel mais conhecido do mundo – o anel que fora utilizado no filme Senhor dos Anéis. Mas nosso grande objetivo nesta região era mesmo fazer uma caminhada, que passaria dos 40 km, pelas belezas do parque que acima citamos.

Abel Tasman, navegador e explorador holandês, dirigiu uma importante viagem de exploração pelo Oceano Índico e sul do Pacífico em busca de comércio e ouro, além da busca de uma possível rota para o Chile e, em 1642, numa viagem que tinha como objetivo descobrir a Austrália, foi o primeiro europeu a avistar a Tasmânia e a Nova Zelândia. Porém, na Nova Zelândia, quando Abel ameaçou desembarcar no que hoje é o Parque Abel Tasman, um de seus tripulantes foi morto pelos Maoris, o que fez com que recuasse sem ao menos fincar a bandeira Holandesa neste país. Em 1769 o capitão James Cook o fizera, introduzindo assim a colonização inglesa nestas novas terras.

Devido a suas conquistas, Tasman deu seu nome ao Mar da Tasmânia (entre NZ e Austrália), a este importante Parque Nacional na Nova Zelândia e à Ilha Van Diemen’s Land que hoje é chamada Tasmânia. Além disso, o maior e o segundo maior pico da Nova Zelândia se chamam, respectivamente, Mont Cook e Mont Tasman.

Quanto a nossa caminhada, a mesma começou em Marahau. E com o objetivo de cumprir 20,2 km naquele dia, seguimos uma trilha muito bem cuidada e sinalizada e todo o trajeto foi muito bonito, contrastando os verdes e florestas com o azul do mar! Vezes estávamos em um mato fechado, passando também por alguns penhascos, e vezes cruzávamos imensas praias inóspitas.

Existe algo aqui que merece destaque: as enormes baías, que quando maré baixa, geram um imenso banco de areia e, apenas 6 horas mais tarde, com a maré alta, tudo é mar novamente! Passamos por várias destas baías, porém uma nos deu um imenso cansaço! Como não sabíamos ao certo o horário da maré baixa, não nos preocupamos e caminhávamos sem muita pressa apreciando o visual e tirando algumas fotos. Quando chegamos à Baía Torrent, vimos que a maré já estava subindo, porém mesmo assim tentamos cruzar aqueles 900 metros de areia. A maré continuava subindo e de uma forma perceptível. De repente, no meio do caminho, nos deparamos com um rio que já estava a uma profundidade não transponível, então tivemos que voltar. Quando voltamos, nos surpreendeu o quanto que o mar tinha subido… Estávamos quase ilhados!! O pior da história é que a trilha que desviava aquela baía nos fez andar quase 5km a mais. Pra acompanhar o desvio, ainda choveu e esfriou muito! Chegamos ao local planejado (Bark Bay) quando já escurecia, tendo caminhado 24,3km.

No segundo e terceiro dia caminhamos apreciando praticamente o mesmo visual e fizemos, em quilômetros, 11,4 e 5,5. No abrigo que dormimos na última noite, chamado de Awaroa Hut, quando já estávamos dormindo, um guarda parque chegou para pedir informações. Estavam em busca de um americano que se perdeu no parque. Muitas equipes de resgate trabalharam naquela noite e no outro dia para achar o infeliz, que em uma tentativa de não molhar os pés na Baía Awaroa, adentrou na floresta sem conseguir mais achar o caminho.

Mas dá para entender a decisão do americano em tentar desviar aquela baía, pois quando nós a cruzamos, foi de chorar em alemão devido o gelo que estava a água. Mas no final das contas, a caminhada foi super legal e cheia de surpresas…

Eric, Sebastian, Pilar, Mathias e Myriam, foram as amizades que fizemos na caminhada!!!

Eric, um suíço, e Sebastian, um francês, são velejadores e que também estão dando a volta ao mundo… Estivemos com eles e também na presença da divertida espanhola Pilar por praticamente dois dias, onde fizemos, no barco do Eric, duas belas jantas e um cafézão da manhã. Durante o dia, caminhamos pela Golden Bay passando pelo Farewell Spit, Fossil Point, Wharariqui Beach e finalmente Cape Farewell.

O Cabo Farewell, ponto extremo norte da ilha sul, é um ponto importante para os velejadores, pois é esse o último sinal de terra que os mesmos avistam quando partem sentido Austrália ou Europa, cruzando o oceano Índico. Nessa caminhada o que nos marcou foi o vento vindo do oeste. Impressionante! Chegava a nos empurrar para o lado. Mas aqui isso é algo normal, como já descrevemos no diário anterior sobre os Roaring Fourties, ou seja, 40 graus de latitude sul gritantes!!! Nessa latitude começam, em volta do mundo todo, ventos muito fortes pois praticamente não existe terra como obstáculo deixando caminho livre ventar. Nos 50 graus, mais ou menos 1000 km ao sul, são ainda mais fortes. Velejadores costumam evitá-los, com exceção dos mais corajosos que cruzam, por exemplo, o Cabo Horn (América do Sul), que fica a 53 graus sul.

Imaginem que uma vaca, que estava em nossa frente no Cabo Farewell, mijou e seu xixi sequer encostou no chão… Sério, o xixizão chegou a subir e voou para o mar, hua, hua, hua… Além das vacas, vimos carneiros (pra variar) focas e algumas das 90 espécies de aves que habitam o santuário do Farewell Spit, algumas migratórias, que vem do Alasca percorrendo mais de 12.000km.

Despedimos-nos destes amigos e rumamos ao sul. Visitamos a Lagoa Rotoroa, no Nelson Lakes National Park e passamos uma noite em Westport. Dali pra baixo, uma série de atrações fizeram parte do nosso dia a dia.

Em Punakaiki existem as Pancake Rocks (rochas em formato de panquecas) com seus Blowholes (buracos por pancadas) resultantes de um processo químico. Anos atrás camadas de lama de calcário foram depositadas no leito marinho e foram sobrepostas por uma frágil camada de lama e argila. O leito marinho foi inclinado e erguido para formar os penhascos. Os Blowholes surgiram devido ao constante bater das ondas nessas estruturas. O mar entra nas cavernas causando pressão, o que resulta em uma espécie de gêiser. Evitamos, neste dia, explorar mais ao fundo a caverna Punakaiki, pois a luz de nossa lanterna caia em nossos pés!

Seguindo mais ao sul, começaram a aparecer os Glaciares, que são grandes e espessas massas de gelo formadas por camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, que se deslocam lentamente relevo abaixo provocando erosão e sedimentação glacial. É interessante que esses glaciares podem atingir quilômetros de extensão, assim como sua espessura, que também pode apresentar a faixa de quilômetros. Visitamos os Glaciares Franz Josef e Fox. No caminho do primeiro glaciar nos divertimos muito com dois americanos que conhecemos. Várias sinalizações de “perigo” fazem com que muitas pessoas deixem de ver aquela imensa estrutura congelada de perto. É algo impressionante que possui, inclusive, um rio que brota de seu interior.

Valeu a pena também a caminhada de 2 horas que fizemos ao redor do Lago Mathenson, com sua água cristalina e totalmente parada devido a ausência de ventos, o que o torna ainda mais bonito, pois pode refletir o Mount Cook e o Mount Tasman.

Neste dia, reencontramos nossos amigos alemães Mathias e Myriam, que conhecemos no Parque Abel Tasman. Passamos dois dias juntos e aproveitamos para fazer um carneiro ao alho e óleo e com umas pitadas de chilli.

Estamos em Wanaka, cidade situada as margens do quarto maior lago do país, o lago Wanaka, e a previsão do tempo não é boa. Chuva para os próximos 4 dias acompanhado de neve nos morros acima de 900 metros de altitude.

Os 10 dias que ainda viajaremos pela Nova Zelândia ficarão para o próximo capítulo de “Mundo por Terra”, no diário de bordo número 13… não percam!

 

PS 1 – Em Westport, ao lado da praça principal, existe o banheiro mais automático do planeta. Só falta falar! A porta de correr tranca através de um sensor que ativa uma trava automática. Depois de você ta, ta, ta, ta, la, la, la, você encosta em um botãozinho para automaticamente o papel higiênico desenrolar. Para lavar as mãos, automaticamente claro, você coloca suas mãos em um vão onde são despejadas umas gotas de sabonete… seguidas de um jato de água e após o secador. Tudo automático… O mais legal é que não tem cordinha de descarga. Quando você aperta no sensor para abrir a porta, a descarga aciona automaticamente. Acreditem, o medo de trancar a porta aconteceu…

PS 2 – Após uma tentativa frustrada e umas aulas de padaria com a Myriam, nossa amiga alemã, fizemos nosso primeiro pão. Um sucesso, só perde para o da Celine!!!

PS 3 – Para os amantes do tomate, a Nova Zelândia não é o melhor lugar, pois existem lugares onde o quilo custa 10 dólares neozelandeses, que equivalem a uns 15 reais.

Álbum: Nova Zelândia 2

[flickr]set:72157627049351215[/flickr]

Comentários:

  • Ola Mi e Roy, FANTASTICO esse diario, como os outros aprendendo cada vez mais, 'e muito bom saber que alem de voces estarem conhecendo lugares, historia conhecem pessoas e com elas podem aprender um pouco mais, compartilhando as aventuras e informacoes. E tudo isso, mesmo de longe podemos acompanhar e aprender tambem.
Parabens e tudo de bom.
ps: muito engracada a parte do xixi da vaca ehehehehe » Kerolin e Paul - New Zealand - 01, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Olá aventureiros...
Mais uma alegria hoje... um novo diário!!
Como é bom viajar com vcs, aprender coisas novas e ver coisas novas!!!
As fotos estão lindas, como sempre né??
Mas oque eu achei mais interessante desse diario é que apesar de vcs fazerem um boa caminhada, vocês tambem estão comendo bem, hein!! Cada refeição ali que dá agua na boca. Hummm E o pão que o Roy fez, olhando parecia que ia ser um desastre, mas até que ficou bonitinho, só não sei de gosto, hehehehe.
Bem pessoal, desejo muita sorte pra vcs, que Deus continue acompanhando essa viagem e que vcs se divirtam muito!!!
Já estou começando a ficar anciosa para o proximo Diário de Bordo!!!
Beijão,
Leila » Leila Sarita Greipel Treml - Brasil - 01, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Este Diário tá super diver!!!
Saudadona de vcs... » Ivana - Brasil - 01, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Maravilhosas, fotos cade vez mais aventura
abraçossssssss




 » Maria de Fatima Reck - Brasil - 01, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Olá aventureiros...

Essa história de correr da água... aiaiai! Parece divertido, mas pensar que em questão de minutos você pode ficar a ver navios... literalmente, hehe... não é nada interessante!
Realmente é uma aventura... já tive a oportunidade de sentir algo assim... mas nada aconteceu, pois a maré demorou a subir, e é realmente impressionante. 
Agora... me explica como é chorar em alemão!! Tô tentando entender ou decifrar isso, hehehe
Esse diário, está hilário! Até rimou...
Chorar em alemão!
Xixi ao vento!
Roy fazendo pão!
Quase ilhados!
Celular que dá em árvore??? Como isso??
Curtindo uma moita...
Isso é muito legal! A alegria de vocês nos contagia!
Além de conhecer lugares fantásticos, a troca de experiências com outros aventureiros está enriquecendo os seus dias, e os nossos também! Quando a gente coloca a cabeça no travesseiro após um dia normal de rotina, as primeiras imagens que nos vem na lembrança são as fotos deste diário, e suas linhas cheias de detalhes! 
Quando pensamos nas pessoas que rodam o mundo atrás de aventuras não imaginamos o quão rica é essa experiência!
Em todos os aspectos, existem custos envolvidos, e muito... mas existe também uma riqueza que poucos conseguem encontrar, talvez por falta de oportunidade, condições, e por que não dizer: acomodação!
Eu parabenizo vocês pelas lições que têm passado a todos nós... seus seguidores!
Já dizia uma história... " - Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo..." (Diálogo entre a Raposa e o Pequeno Príncipe); 
só posso dizer isso Roy e Michelle... vocês nos cativaram, e vem cativando muitos pelo caminho!!!
E tem mais... o que são essas fotos????????? Lindassssss!!! Parabéns!!! 
Mas tem um detalhe... onde está o xixi voando?? hehe ... aviso aos voadores, nunca fique contra o vento quando avistar uma vaca!!!
Um grande abraço... 
Cleusa e família...
 » Cleusa Nalu Tascheck - Brasil - 01, Junho de 2007 _______________________________________________________________ estilo literário = realismo!!!!
é exatamente assim de vejo estes diários,
da para sentir o frio, a areia, o vento, até ouço o roy chorando em alemão!!!
e ainda tenho na memoria a gargalhada de vcs!!!
e que saudades heim!!!!
eu nem vi essas duas semanas que passaram, so fiquei nesse pc do caramba, e fiz as mesmas coisas... sem contar o frio que nos contrai ainda mais...
ai venho aqui e vejo tudo que fizeram, e mesmo no frio!!!! nos faz refletir muito...

que vontade de estar com vcs, de praticar aquele desapego que ja falei uma vez...mas estou trabalhando isso, vi que a aceitação tambem faz parte da jornada, ora uma coisa, ora outra, então se tudo der certo em breve no veremos!!!

"mizinha', que fofinha! mizinha!!!! guti, guti!!!

Roy, abraço!!!!

adorei o riroriro!!!! » Dani.Weiss - Casa, BR - 01, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Queridos Roy e Michelle!

Quando li o Diário nº 12 e olhando essas fotos espetaculares, sem querer, algumas lágrimas me rolaram dos olhos. Acho que a saudade me bateu forte, mas ao mesmo tempo estou muito feliz, sentindo o quanto vocês estão investindo neste sonho maravilhoso que estão realizando.

Olhem sempre para frente e caminhem juntos, confiantes e alegres. Vejam que tem muito por fazer ainda. 

Que o sol ilumine os caminhos de vocês e que Deus os acompanhe nesta incrível jornada!

Com muito amor,
Mami

 » Leones M. Rudnick - Brasil - 01, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Fantástico, fico até sem palavras para expressar o quando essas fotos são maravilhosas, obrigado por podermos desfrutar um pouco dos grandes momentos que vocês estão vivendo.
Que Deus continue iluminando esta jornada. » Nilo Jane - SBS SC BRASIL - 02, Junho de 2007 _______________________________________________________________ fotos maravilhosas....mas vou citar algumas, sem comentarios...32,36,38,48,58....lindo... parabens a vcs. fiquem com DEUS, grande abraço!!!!!!!!!!!!! » Jean/ Ellen/ Bruno - Brazil - 03, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Queridos Roy e Michelle
Estamos todos com muita saudades de vcs. Agora, o Henrique vai escrever para vcs:
" Oi tiozão do meu coração! Tô com muuuuuita saudade da Michelle também. Eu quero ir com o meu pai velejando com o Radar I até vocês." 

E depois de 3 horas... 
Foi ele que escreveu mesmo, pode acreditar. Ele está muito fofo e crescendo igual a um pepino. As fotos estão como sempre lindas ... show. Um dia iremos com certeza levar o Ike para traçar os caminhos por onde o pai e agora os tios estão passando. A Nova Zelândia é realmente um paraíso. 

Um grande beijo para vcs 

 » Simone, Igor e Henrique Leopoldo Rudnick - SBS/Brasil - 03, Junho de 2007 _______________________________________________________________ E aí galera!
a foto 38,matou a pau,não que as outras não estivesem lindas,que DEUS,continue com vocês.

Eduardo Chiarelli(LAJEADO-RS) » Eduardo chiarelli - Brasil - 03, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Aí GIGANTES.... parabéns pelo lindo e emocionante diário. Que que é isso meu! tudo muito bonito.
É bom ver vocês tão risonhos e alegres. A viagem está fazendo muito bem a ambos. Parabéns pela perseverança e luta diária, de construir um caminho cada vez mais forte na vida de voces. Cheio de harmonia, paz e amor.
Muito bonito isso. Grande exemplo!
Estamos aí, torcendo pra que dias sejam ainda melhores. Valeu pelas mais (agora sempre) de 50 fotos....
Até breve....... » Maka - Curitiba/São Bento do Sul/Valandrópolis - Brasil - paz e amor - 03, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Oie vcs 2!
Cara, esse diário tá o máximo!..
Não dá pra acreditar que td isso existe... é tão diferente do que a gente está acostumado que nem dá pra imaginar isso perto da gente. 
Mas é nessa hora que vcs entram.. graças a vcs muitas pessoas estão tendo contato com coisas extremamentes diferentes.
Parabéns pelas fotos e pelos textos que até agora já foram escritos!...
boa sorte nesses últimos dias na nova zelandia!

Mil bjosss...! » Nina - Brasil - 03, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Quantas fotos!!! que maravilha!! Aproventem cada minuto!
 » Leonidas Ribeiro dos Santos F - Curitiba - Brasil - 03, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Nada de base jump ainda, que vergonha......... » Andrezao - Slovenia - 04, Junho de 2007 _______________________________________________________________ oi michele e roy...a tempos ja queria escrever...enfim hj deu certo.entrei no site, vi as lindas fotos...muito legal.um dia(março)eu estava chegando em SBS e ouvi na fm um comentário devcs no perú(nazca) e senti uma tremenda emoção, pois estive lá e amei! Bem, que vcs continuem bem, muito sucesso...com vento, pães e tudo que a vida pode oferecer de melhor! Um super abraço a vcs, (logo a sobrinha esta chegando por aqui!!!)bjssssss, joice (curitiba) » joice peters schiavinato - brasil - 04, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Vocês estão realisando o sonho muitos.
desbravadores como os imigrantes da nossa região.

Coragem, força, boa sorte...

Egon Bento Baum SBS Brasil.

ABRÇO » EGON BENTO BAUM - BRASIL - 05, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Que loucura esses lugares!!!
As imagens estão lindas!!
Obrigado pela oportunidade de nos fazer viajar junto com elas e com vcs tbm hehehhe ... 
beijos » Tati - Brasil - 05, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Meus Deus piazinho!!!
A foto 50 explica o que você foi fazer nos quatro cantos do mundo. hehehehe

Grande abrasss e sigam em paz. » Mauri - Serra Alta - 06, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Aí Dae piazinho.... parabéns pelo lindo e emocionante diário! tudo muito bonito,
sucessos pra vcs!!
Que Deus continue iluminando esta jornada.
abraços !! » Cleiton Kitzberger - Brasil - 06, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Enquanto vocês passeiam. Nós também passeamos, através dos depoimentos e fotos, Agradecemos por nos proporcioar essas belezas... » Lauro Stall - Brasil - 06, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Mesmo sem conhece-los pessoalmente, continuo torcendo diariamente por voces.A qualidade das fotos de voces impressiona. PARABENS!!!!!!SIGAM EM FRENTE!!!!!// Vespasiano Rubim. TERESINA/ PIAUI/BRASIL. » VESPASIANO RUBIM - BRASIL - 06, Junho de 2007 _______________________________________________________________ CEM DIAS SEM VCS!!!
SEM PALAVRAS PRA EXPRESSAR A SAUDADES...
CEM, DUZENTAS...MIL IMAGENS LINDAS DA VIAGEM!!!
SEM SOMBRA DE DÚVIDAS MUITO ORGULHO DE SER IRMÃE DA MI E CUNHADA DO ROY...

AMO VCS!!!!
BJS DA VIVI » VIVIANE - NA VIDINHA DE SEMPRE!!! - SBS - BRASIL - 07, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Record de fotos. As melhores até agora. Boa viagem. » RODRIGO - BRASIL - 07, Junho de 2007 _______________________________________________________________ De todos os diarios este e o mais porreta, tanto na qualidade das fotos como nos detalhes escritos, voces consequem passar as sensacoes que estao passando. Ja se passaram 100 dias e desejo uma booooaaa viagem por este mundão.

James e Carla » James Pfutzenreuter - Brasil - 07, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Bacana meus amigos !!!

continuem assim ... aproveitando o máximo todos os lugares por onde passarem !!!

grande abraço,

Jorge » Jorge Oliveira - SBS-SC-BR - 08, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Fala Roy...
Cara, esses últimos diários me fazem sentir imensa saudade da NZ...
se vcs ainda não viram Kiwis a solta, em queenstown, na estrada que leva ao Bunjee NEVIS, provavelmente vcs poderão ver, mas como o bunjee é dentro de uma das fazendas do Hackett, só se pode ir lá de ônibus com eles, mas é um busão 4X4 show de bola... Se vcs não foram lá ainda, vão...
As fotos tão sensacionais, o soul é show de bola...
Parabéns mais uma vez, sucesso e Deus que os Acompanhe...
Valeu Roy e Michelle...
Abraços... » Mauro A. Ribeiro - Brasil - SBS - 08, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Ops!!! Caramba, estão andando mais que notícia ruim, basta acharem uma picada aberta que estão explorando...hehehe
Gostei do banheiro automático... deve ser muito legal se tiver uma filmadora para acompanhar as reações das pessoas, ou ver o Roy usando depois de uns pancadão!!hehehe 
E vamos pra frente!!
Alguns fortes abraços!!!
Cleiton " prefiro agarrar a capoeira!! " » Cleiton Peyerl - Brasil - 08, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Paisagens lindas mesmo, parabens p/ fotos, que friooooo.....Abração a vcs. Plinio/Curitiba » Plinio Miguel Rodrigues - Brasil - 10, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Royvolver e Michelle!

Não vi nenhuma foto de vcs com o Frodo ainda...quando vcs chegarem em Mordor mandem notícias! Rsrsrs...Seguinte Rock'n Roy on the Rocks, parabéns pelas fotos e pela linda viagem; elas me lembram de Campo Alegre! Hehehe...Falando nisso, e aproveitando, como meu mandato de Prefeito de C.A. está acabando, se vc achar algum lugar neste mundo desprovido de prefeito por favor me avise que eu pego a minha Harley e me mando para aí!

Saudades e volte antes da Festa do Pinhão!

Harley Davidson e família.

Ps: Ah, agora a nossa família aumentou: Rafael, Bianca e nossa baixinha Louise. » Rafael Araldi Leal (Prefeito de Campo Alegre) - Brasil - 10, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Estou acompanhando vcs, estão matando a pau, eh uma maravilha. » Mário Hafermann - brasil-sbs - 10, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Ola Roy e Mi, obrigado por compartilharem esses dias aqui conosco, foi muito bom ter a companhia de vc's. A partida sempre da akele n'o na garganta, mas traz a certeza que novas e alucinantes aventuras estao por vir.
Beijao e o melhor do mundo. » Kerolin e Paul - New Zealand - 10, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Adoro ler o diário e ver as fotos
Mas essa chuvarada na Austrália atrasou vcs, né??? Tô louca pra saber novidades!!! » Cell Miranda - NH/RS Brasil - 11, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Estamos aqui acompanhando voces e estamos muito felizes por voces estarem em lugares tao maravilhosos.
Um abraco,
Andre Alcantara e Ester Kneubuehler » Andre e Ester - Brasil - 11, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Esse diário está cada vez mais sensacional!!!
Impressionante! Sempre mais e mais belas fotos e muita informação... Hummm... Vocês pderiam ser guia turisticos! hahuahua

Miiii, e assim mesmo, vai ensinando o Roy a fazer pão, lavar a louça, cuidar da roupa, logo ele estará craque e você poderá casar com ele!" huauhahua BRINCADEIRINHA, ROY!!!
´
Deve estar sendo o máximo tudo isso, não!?
Todos os dias novas paisagens, novos aprendizados... Meeee!!! Aproveitem e... Não deixem de mandar notícias!

bjinhux "pros dois"! » Harriet Hackbarth - Brasil / SC / SBS - 12, Junho de 2007 _______________________________________________________________ Acompanho a aventura de vocës desde o começo, show de bola. Hoje (12.06) saiu
uma reportagem da viagem de vocës no
jornal A Notícia. Tem até uma foto do
Roy c/uma ave na cabeça, muito legal!

Sandro PQD - Jaraguá do Sul - SC » SANDRO ROBERTO BARG - BRASIL - 12, Junho de 2007 _______________________________________________________________ legal. beleza........não ele néééééééééééééée.............................. » TONINHO - brasil - 12, Junho de 2007 _______________________________________________________________ amei as imagens tenho uma grande vontade de conhecer nova zelandia pessoalmente mas não tenho condições financeiras não agora mas um dia quem sabe! » analice - Brasil - 27, Dezembro de 2007 _______________________________________________________________ gostaria que enviassem algumas imagens para meu orkut que esse ai que eu mandei! » analice - Brasil - 27, Dezembro de 2007 _______________________________________________________________ ana.mary_@hotmail.com » analice - Brasil - 27, Dezembro de 2007 _______________________________________________________________ axÊi bacana suas fotos e tambem bacana 
seu diario de bordo é bacana qunado nos
desbravadores descobrimos coisas novas!!!! fui » kelvin santos - brasil - 30, Abril de 2008 _______________________________________________________________

    Mundo por Terra

Compartilhe

Veja Também

Diário de Bordo

Diário de Bordo 1 – Planejamento 1

21 | dez | 2006
Diário de Bordo

Diário de Bordo 2 – Planejamento 2

21 | fev | 2007
Diário de Bordo

Diário de Bordo 3 – Festa de Despedida

28 | fev | 2007