ícone lista de índices Índice

Diário de Bordo 25 – Tailândia 2

Diário de Bordo

(18/11/2007 a 03/12/2007)

Antes de entrar no Laos, já sabíamos que neste país, assim como no Vietnã e Camboja, passaríamos a dirigir no lado direito da estrada (igual ao Brasil)… mas uma dúvida ainda pairava em nossas cabeças…

Como funcionaria esta inversão de lados, na fronteira entre Tailândia e Laos?

Esta charada foi resolvida de uma forma muito simples e bem divertida. Veja o esquema abaixo:

 

Mas voltando para a Tailândia, que é o assunto deste diário, gostaríamos de relembrar daquela experiência culinária que comentamos no último diário, marcante e incomível para muitos!!! Foram devorados besouros, grilos, gafanhotos, cigarras, gorós e lagartas, todos fritos e bem crocantes. Poderiam até se chamar ELMA INSÉTS, ao invés de ELMA CHIPS, “impossível de comer um só”. Vocês podem não acreditar mas é muito bom mesmo, e repetimos a dose por mais dias na capital Tailandesa.

Bangkok é mesmo linda e, assim como cita nosso livro guia Lonely Planet, esta cidade é uma constante permuta entre o futuro, o presente e o passado. Moderna, limpa, colorida e enfeitada em cada esquina com um Templo Budista de séculos atrás, ostentado por muito ouro e outras preciosidades.

Foram seis dias que perambulamos na cidade (tempo em que aguardávamos pelo visto do Vietnã) e, em uma das noites, nos sentimos tailandeses quando nos infiltramos em um festival grandioso, promovido por um dos Templos Budistas. Gente, gente e mais gente, com seus olhinhos puxados e de todas as cores pretas de cabelo, comendo das mais exóticas comidas e se divertindo nas diversas atrações da festa.

Os dias se passaram e lá fomos nós, seguindo nosso rumo.

E como é bom chegar no lugar certo, no dia certo!!! Visitamos as ruínas da antiga Sukhothai, declaradas pela UNESCO como patrimônio mundial, bem no dia em que estava acontecendo as festividades de Loi Krathong. As ruínas, que são vestígios do primeiro império tailandês, já são um espetáculo a parte, mas ver tudo aquilo colorido pelos típicos desfiles, teatros, foguetórios, balões, contemplados por milhões de tailandeses, não tem preço! Na verdade, esta festividade acontece anualmente, sempre em lua cheia e no 12º mês do calendário lunar tailandês. Em oferenda a Buda, contestando vida nova, são colocadas elaboradas oferendas com velas e incensos, nos rios e lagos de todo o país. Passamos o dia todo lá, e a noite, como estávamos super cansados, resolvemos dormir exatamente no lugar em que havíamos estacionado nosso carro para o festival. Cedinho do outro dia, quando encostamos nosso narigão na janela pra ver o que se passava lá fora, percebemos que não éramos mais os únicos no local, pois estávamos rodeados de crianças que vinham para as aulas, pois ali era uma escola, hehehe… ligamos o carro e saímos de fininho.

Dali fomos para o norte, região montanhosa e de muitíssimas curvas. Pra se ter uma idéia, em Mae Hong Son é possível até solicitar um certificado quando se percorre as 1864 curvas que ligam esta cidade a Chiang Mai! Rodamos todo esse trajeto, mas logo no começo, ainda em Mae Hong Son, visitamos um povo que há 10 anos atrás se refugiou das brutalidades do regime militar de Mianmar e se instalou na Tailândia. São chamados de Karen de “pescoço comprido” devido as mulheres usarem argolas em seus pescoços de forma que os prolonguem, mas que na realidade, com o uso destas argolas, são seus ombros que sofrem deformação, dando assim a impressão de serem pescoçudas. Foi uma experiência mais do que interessante, a de passar algumas horas perambulando pela aldeia, tendo as mulheres girafas ao nosso redor.

Comunidades chinesas também podem ser encontradas nas proximidades, e lá, quando os visitamos, pudemos apreciar um pouco de cada sabor e qualidade de suas produções de chá. Para eles, este trabalho se tornou mais do que uma simples produção de chá, pois além da alta especialização no assunto, os mesmos oferecem conjuntos de louças trabalhadas em estilo chinês. Logo após um típico almoço na vila, nos dirigimos sentido Pai, e no caminho visitamos duas cavernas: uma delas, chamada de Fish Cave, abriga uma quantidade exorbitante de peixes, os quais se espremem dentro de um pequeno cubículo… fenômeno que ainda não se descobriu o porquê; e outra, onde ao se pôr o sol, milhares de andorinhas vêm das florestas, local onde passam o dia, para achar seu abrigo na caverna. E para aumentar o espetáculo, quando as andorinhas entram a trocents km/h de velocidade, outros milhares de morcegos saem da mesma caverna para assumir suas vidas noturnas. Estes dois seres dividem os mesmos espaços, só que um de dia e outro a noite.

A cidade de Pai já estava sublinhada em nosso mapa desde o dia em que o compramos. Uma visita a Tailândia sem fazer um passeio de elefante é como se não tivesse viajado por lá. Decidimos então fazer o passeio mais longo, de duas horas, que passa tanto pelas florestas como pelo rio. Que belo 4×4 esses elefantes…, não tinha ladeira que os “bichão” não passassem. E isso ficou ainda mais provado quando fomos para o rio… e lá, meu amigo, foi show de bola!!! O nome dela, elefante fêmea, era Boonma… 4 toneladas nas costas e 47 anos de idade. Subíamos no lombo dela e ela nos jogavam na água, parecendo brincadeira de criança. Mas isso aconteceu somente até pegarmos o jeitinho da gineteada, pois dali para frente, hehe, nem reza braba nos tirava de seu lombo. Nem mesmo quando o passeio tinha terminado, hua, hua!!!

No Sudeste Asiático, igualmente como na África, sempre existiram muitos elefantes, e inclusive selvagens. Mas com o passar do tempo, como não é fácil para eles se esconderem na floresta, todos foram domesticados para trabalhos pesados, principalmente o de puxar toras para as serrarias. Com as rigorosas leis de preservação das matas, tiveram que mudar de emprego, trabalhando agora para o turismo.

Um elefante adulto chega a pesar 4 toneladas, mas também não é para menos, pois come, entre bananeiras, bambus, frutas e outros, entre 250 a 300 quilos por dia. E após passarem o dia inteiro trabalhando, vão a noite para as florestas para se alimentar e aproveitam para dar uma dormidinha de umas 2 horas, que já é suficiente para repor suas energias. Nesta região, conhecemos uma figura, amante também de Land Rovers, que possui nada menos que 40 elefantes… e já era umas 11 horas da noite, nós no meio da cidade conversando, quando veio um tailandês com umas sacolinhas cheias de comida para elefante e um elefantinho vindo já atrás. Ou seja, você compra aquelas sacolinhas e pode tratar o pequeno grande filhote de elefante. Essa figura que conhecemos comprou um pacote daqueles, deu um pouquinho para o elefante e o resto, pediu pra Michelle o fazer, pois falou que já tem 40 elefantes pra tratar todo o dia…, putz, que chato né!!!

Mas voltando ao final do passeio, sorte da dona da nossa amiga elefante ter umas banheiras de águas termais em sua casa, pois se ela não tivesse algo tão legal para oferecer em troca, seria difícil nos tirar de cima da Boonma.

Completamos então aquelas 1864 curvas para fazer jus ao nosso certificado e chegamos em Chiang Mai, parada obrigatória para quem vem a Tailândia. Cidade histórica de pequeno porte, possui quase a mesma quantidade de templos budistas que a capital tailandesa. E detalhe, um mais bonito que o outro. Mas o que nos fez tirar o chapéu foi o templo chamado Doi Suthep, 15km da cidade, situado em um morro a mais de 1000m de altitude, e de onde pode se avistar Chiang Mai inteirinha.

Nesta mesma cidade, aproveitamos para jantar com um motoqueiro viajante do mundo, com o qual vínhamos mantendo contato por e-mail há bastante tempo. Ron Grant, canadense que após ter vivido parte de sua vida na Austrália, casou em Mianmar e veio parar aqui na Tailândia, para trabalhar! Figuraço…, demos muitas risadas com ele e sua esposa, quando ele nos contava um pouco de suas experiências como viajante.

Em Chiang Mai, tiramos um dia para fazer um curso de culinária. Foi muito legal!!! As aulas começaram em um mercado municipal onde aprendemos tudo sobre os temperos e pimentas e em seguida, fomos para uma cozinha comunitária onde fazíamos os deliciosos pratos tailandeses. Nós aprendemos 7 receitas cada um, dentre elas sopa, molhos, curry, macarrão, saladas, sobremesas, etc… e, sempre após o preparo, tínhamos que experimentar aquilo que havíamos cozinhado. Saímos de lá parecendo que tínhamos comido, em quilos, próximo ao que os elefantes tem de dieta diária! Mas estava muito bom e foi a melhor refeição que tivemos aqui na Tailândia. Logo, logo, colocaremos em nosso site algumas receitas para que todos possam sentir a boca em chamas, devido a quantidade de pimenta usada por aqui.

E depois de todo esse stress dos nossos últimos dias de nossa viagem, nada melhor que relaxar com uma legítima massagem tailandesa ou como se chama comumente, a Thai massagem, que tem um enfoque mais energético do que físico. Praticada na Tailândia há mais de 2500 anos, era exercida apenas em templos budistas (onde as mulheres eram proibidas de entrar) por monges especializados neste tipo de manipulação. Mas hoje esta terapia é praticada em toda a Tailândia, sendo em escolas especializadas, hospitais tradicionais, além de estar amplamente difundida também no ocidente.

Receber uma massagem tailandesa é como fazer yoga sem esforço. Assim, a pessoa é encorajada a ultrapassar seus limites atuais, deixando de lado tanto suas restrições físicas quanto emocionais. A idéia é criar um espaço na estrutura muscular e no esqueleto, dando ao corpo, desta forma, mais flexibilidade. Os massagistas fazem uma manipulação interativa no corpo, usando alongamentos e leves pressões ao longo das linhas de energia. Esses movimentos trazem como benefícios os alívios musculares, os estímulos dos orgãos internos, o equilíbrio dos sistemas energético e nervoso, o relaxamento e o rejuvenecimento do corpo e da mente. Essas massagens aqui na Tailândia são muito baratas, podendo variar entre 6 e 15 reais a hora. Vale mesmo a pena…

Bom, de Chiang Mai, para darmos uma adiantada em nossa viagem, dirigimos praticamente sem paradas até uma cidadezinha que faz fronteira com o Laos. Lá, dormimos em um posto de combustível e no outro dia cedinho, encaramos as burocracias da imigração e da aduana para sair de um país e entrar em outro. Felizmente, após umas duas horas de correria, entramos no Laos sem problemas e seguimos até sua capital, Vientiane.

 

PS – Uma curiosidade sobre a Tailândia. É evidente a paixão que os tailandeses tem por seu rei, Bhumibol Adulyadej, também conhecido como Rama IX. Este é o monarca, atualmente em funções, há mais tempo no trono, governando o país desde 1946. Sua imagem está em todos os lugares, sendo da mais pequena cidade até a capital. Única pessoa capaz de competir com Rama IX é o Hugo Chávez, da Venezuela, cuja foto também se espalha por cada canto de seu país.

Álbum: Tailândia 2

[flickr]set:72157627182169054[/flickr]

Comentários:

  • Vi hj este site da viagem de vcs, muito legal mesmo! Parabéns por terem tido essa coragem ficarem longe da família td esse período,em lugares , países estranhos. legal, vou continuar lendo site tbem quero ver o livro abraços

    Dionei
  • Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
HJ FUI EU A PRIMEIRA!!!!!
ATÉ QUE ENFIM!!!!
BEIJOS BEIJOS E SAUDADES!!!! » VIVI -FREDERICO!!! - BRASIL - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Gente que show!!!
AMEI esse diario de bordo de vocês!!!
Oque é a ELEFANTA BOONMA... Fiquei apaixonada por ela... Parece que aquele banho de rio com ela além de muito divertido foi um momento inesquecivel na vida de vocês!!!
Muito lindo, os templos, a paisagem, a geografia, Tudo, tudo, tudo!!! Parece cenário de filme.
E esse curso de culinário parece ter sido muito divertido também, e os pratos ficaram lindos!! Me deu agua na boca...
Parabéns!!!
Que vocês continuem se divertindo e que Deus esteja iluminando o caminho de vocês!!!
Beijos
Leila » Leila Sarita Greipel Treml - Brasil - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Bom dia Jovens!
Aqui é, mesmo com muita chuva.
Tenho acompanhados vcs desde que partiram sempre olhando os diários mas nunca me atrevi a escrever um recado. Hoje porem como ninguém havia escrito tomei a liberdade que vc oferecem e aqui estão algumas considerações.
Conheço vcs da época em que fui dançarino do folclore em São Bento, bons tempo aqueles.Vocês estão tendo a oportunidade que muito poucos podem ter, aproveitem cada momento, desfrutem o máximo, adquiram todo conhecimento que puderem, porque isso valerá para o resto de suas vidas. 
Um grande abraço.
Boas estradas. » Adalto - Brasil - - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Por não sabeis o que acontecerá amanhã, aproveitem a viagem mas lembrem-se de louvar a Deus por isso: Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. (TG 4.14)
Continuamos orando por vocês.
Maravilha de fotos.

 » GILSON MACHADO E FAMÍLIA - Brasil - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ futicaia! comê esses grilos!.. eca! Prefiro a nossa picanha daqui... heheh

bjssss » Nina - Brasil - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Oizinho garotos...

Aiiiiiiiiiii aiiiiiiiiiiii ... hummmmmmmmmm
Dá para suspirar por esse diário!!
Que beleza de imagens, que maravilha de sensações!!! Buda tá fazendo parte dessa viagem... vocês transbordam felicidade e isso nós absorvemos desses diários! 
Mi vc deve ficar maluca com a arquitetura dessas regiões!! São mágicas!! 
E Roy, já pensou em abrir um restaurante de comidas exóticas por aqui?? Tá melhorando na cozinha viu?? Parabéns Mi, agora você tem um CHEF particular!
Quando vai ser editada a primeira revista ¨OS CARAS¨ com fotos das celebridades aí??? Tô na fila já viu, quero garantir a primeira revista hehe. As imagens são dignas de figurar nas melhores revistas do mundo!! Parabéns, vocês se superam a cada diário! Amei as fotos 29, sem palavras para descrever esse momento, espiritual em qualquer religião; e a 38, onde a Mi está tipicamente vestida inclusive com o colar... maravilhosa!!!
Pelas imagens pode-se imaginar como foi especial o dia da Festa, e deve ter sido engraçado acordar no pátio de uma escola. Com certeza o LOBO foi a atração das crianças naquele dia...hehe!
E que fofaaaaaaa a Boonma, que abraço gostoso né Mi, o Roy parece um cowboy em cima dela na hora do banho hehe!! Seguraaaaaaaaaaa peão!! Acho que eu também não sairia de perto dela, parece ser muito brincalhona! 
O Tuk Tuk faria sucesso nos encontros de carros!!! Já pensou um desses por aqui? 
E o Ron... que figura interessante, só falta o óculos para se parecer com o Falcão! hehe
Deve ser um cara de bem com a vida, literalmente! Mande um abraço nosso para ele e sua esposa em seu próximo contato. 
Agora... Hugo Chaves até aíiiii.... hehe 
O cara tá aprontando todas aqui por perto!!
Chega a ser ofensa com o RAMA IX.
Bem amigos... como sempre PARABÉNS!!!!!!!
Aproveitem por nós que a gente agradece!! 
É delicioso acompanhar essa aventura!!!
Abraços, beijinhos...
Cleusa e Família » Cleusa Nalu Tascheck - Brasil - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ boa dia.
que chou este diário
as fotos estáo incríveis
quantas histórias pra contar na volta e para os netos também hen...............
até o proximo, e vamos viajando juntos.
abraço e feliz natal do ocidente.
paulo cesar joenck bruque santa catarina. » paulo cesar joenck - brasil sc - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Demorou mas este diário valeu a pena!! Belas imagens e mais um banho de cultura!!

Abraços » Leonidas Ribeiro dos Santos F - Curitiba - Brasil - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Quero ver tirar a foto com o gafanhoto efetivamente dentro da boca e ainda fazendo cara de booom!!!

hahahahaha

abraços!

Thiago / Ctba (Pecos paraquedismo) » Thiago - USA - 06, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ vcs ja podem abrir o restaurante do gafanhoto,aqui em sao bento não tem ,deu até pra escutar os cri cri,deles pelo jeito que vcs relataram o seu sabor.. » eurico - Brasi - 07, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Hi there....
Estou mesmo fascinada com a viagem e a experiencia de vcs, que bom, aproveite bastante, porem tenham cuidado, Estou adorando ler o diario de vcs. Aqui estamos nos
preparando para o Natal, que esta bem pertinho. Many blessings EDYR » Edyr Ledo - Australia - 07, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Roy, o Harro Mala e eu duvidamos que voce comeu aquele gafanhoto da foto. » Edson Scholze - Brasil - 07, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ acho já vi o Roy comer aquelas mariposas poerentas, porque nao comeria um grilo?!!!!

me apaixonei pela tailandia, mundo exotico, 
carregado de espiritualidade e energias, sabores e cores!!!!
mandem logo as receitas!!!

ah, hj tem globo reporter sobre a australia, mas sei que vai ser tipo revisão, pq a aula mesmo eu ja tive com vcs!!!!

MI, esta semana estava colocando as suas coisas do quarto no sol, e encontrei um album de fotos de vcs no atacama...

nao sei bem porque, mas doeu muito o peito, a garganta e a testa, os olhos umideceram... uéh? será que estou doente?

ai , ai....

bjs mis amores!!!
t+ » Dani W. - casa, yet - 07, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ eka, duvido que vc come aquele gafanhoto. Esse diário eh maravilhoso. Fotos lindas. Feliz Natal para vcs. » Mário Hafermann - sbs-brasil - 07, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ ROY E MICHELE.
Ontem mandei novamente o CD Sergio Reis para voçes, enviei 2 canções por vez, acho que agora deu certo. 
Não vale chorar quando ouvir o LOBO DA ESTRADA. » George Marcelo Vidal fod Santos - Brasil - 08, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Continuamos na arquibancada torcendo por vocês... Nota 10, de novo!
Um abraço e tudo de bom. Cuidem-se!!!

Em tempo: o Corinthias foi rebaixado para a segunda divisão, hua hua hua... » Nelson Valandro - Brasil - 08, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Oi Roy e Michele, sei que ainda é um pouco cedo para confraternizações mas como no natal estarei viajando sem acesso a internet ai vai o meu: FELIZ NATAL E ÓTIMA VIAGEM EM 2008 » Roberto Colaço - Brasil - 10, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ elma insets....
hauahuahuahuahuahuahuahua » Patricia Nenemann - SBS-Brasil - 10, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Roy e Mi 
Muito bonitas estas paisagens e comentários estamos aguardando novas fotos, 

Abraços 

Alceu e Geisa Becker » Alceu Becker - Brasil - 10, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Olá, assim como todos os outros o diario esta show de bola....sem contar as fotos que a cada diario nos tras a beleza deste mundo que não tão perfeito é....
Parabens mais uma vez pela viagem, é uma oportunidade de nós que ficamos aqui conhecer lugares tão maravilhosos..
Abraços...


Ah tem por acaso gafanhoto a milanesa? rsrsrsrs » Zuleica Araujo - Brusque/SC- Brasil - 10, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Sãobentenses uni-vos!!
Essas crianças já nos contaram que não tomam banhos diários e agora comem insetos...
Eu proponho uma expedição de resgate...

Minha família viaja com vcs desde o início!! (nos reunimos na frente do pc os cinco) só estávamos devendo postar aqui. LINDO, ver o sonho sendo realizado, E PRINCIPALMENTE PERCEBER NELE RELIZAÇÃO GENUÍNA E NÃO UM CAPRICHO DE GENTE MIMADA. Prova do que afirmo é a disponibilidade de vcs em dividir conosco a experiência.

Nosso desejo é que Deus potencialize nos dois as melhores qualidades que um aventureiro necessita. 
Recebam nossa gratidão, pela oportunidade de viajar através da experiência de vcs,

Orlando, Carla, Ana Helena, Luki e Duda Schindler » carla - Brasil - 11, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Muito Bem...!!! » Rodrigo Schuhmacher - Brasil - 11, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Fotos perfeitas! » nikolas - Brasil - 12, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Roy / Michele
Só pela arquiterura dos templos, ...já chega podem voltar.!!!
Colocar insetos na boca, qualquer um faz isso.!
Eu quero ver mastigar e engoli-los. ???
"Orra meu... vê si insina o tailandês a fazer pastel de inseto".
Elefantes, templos, culinária, pescoço longo, banho, amizade, fotos e cultura. Tudo de BOM !!!
Belo diário, bela viagem para vcs.
Firmeza !!!

Léo - São Paulo - 13, Dezembro. 07








 » Léo - Brasil - 13, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Obaaa!!! Que tal na volta um jantarzinho pra quem escreve pra vocês!? Gafanhoto e outras especiarias que vocês aprenderam!!!! Vou adorar!!! huauhauhauha!!!

Aproveitem muuitooo!!!
As fotos dos vários animais, em especial tigre de bengala... Sensacional!!! Ameeeiiii!

bjinhux » Harriet Hackbarth - SBS / SC / Brasil - 13, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Nao creioooo!!! Ao enviar o coment... Veio mail sobre o Tigre que comentei!!! Obaaa!!! hihihi

bjinhux pra vocês!!! O site está cada vez melhor!!!

Não vejo a hora de ver o livro escrito!!! E autografadooo!!! » Harriet Hackbarth - SBS / SC / Brasil - 13, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Òia nóis por aqui de voorrrta...hehehe...
Show, shoooow, muuuuiiito show...Fantastico!!
E aí Roy e Mi, é crocante mesmo esses bichinhos por aí??? Hehehehehehe...
Gente, um GRANE abraço, até breve.
Fuuuuii...

sbs/sc » Deniel L. Hecher - Brasil - 14, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Oooo Maravilha!!!
Tudo tão belo, divertido e eu trabalhando deréto. hehehe
Parabéns, trabalho muito bem feito.

Abrassss » Mauri - Serra Alta - 14, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ É, ta indo mais um ano, e vocês graças a Deus vão completar um ano de viagem, e que viagem hein.
Que DEUS continue iluminando o caminho de vocês, onde quer que seja, não sei porque, mais já estou numa contagem regressiva da volta de vocês, com certeza será uma grande festa, mais temos + 1 ano pela frente, repleta de aventuras, imagens e conhecimentos que vocês nos passam.
Com certeza, voltamos a nos falar essa semana, a última semana por aqui.
Grande abraço. » Deniel L. Hecher - sbs/sc. Brasil - B R A S I L - 18, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Olha meu amigo, infelismente vou ter que cancelar o convite para visitar minha casa..., depois de comer esses bichinhos.. acha que vou deixar você perto de minha CACHORA!!!!, eu hein rsrsrs...
Um grande abraço, que Deus continue indo à frente de vocês.
Quero desejar um FELIZ NATAL e um EXELENTE ANO NOVO.
Um grande abraço 

Carlos familia e Tyta...ainda VIVA!!!! » Luiz Carlos Ksyvickis - Brasil - 18, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ Obs: importante!!!

Serei papai de um Piá em Abril de 2008!!!
vai chamar Lucas.

Abraço.

Carlos. » Luiz Carlos Ksyvickis - Brasil - 18, Dezembro de 2007 ______________________________________________________________ HOLa querido Roy y Mishell les saluda Stefy Desde Ecuador.... espero que se encuentren muy bien aunque por las fotos dejemen decirles que no se les ve nada mal.....me alegra que ya hayan avanzado muchísimo en su viajes y que esten conociendo cada cultura del mundo....desde Ecuador mi famili y yo les deseamos lo mejor en todo este recorrido y esperamos volver a verlos y que nos cuenten todas sus experiencias durante el trayecto....

Y bueno talvez sea un poquito tarde pero esperamos que hayan tenido una FELIZ NAVIDAD Y UN FELIZ 2008 los mejpores deseos y bendiciones para ustedes en este nuevo año.....

Con cariño Stefy y Familia. Ambato-Ecuador » Stefy Maldonado - Ecuador - 16, Janeiro de 2008 ______________________________________________________________ valeu pelo favor » amanda - brazil - 12, Abril de 2008 ______________________________________________________________ nossa!voces sao incriveis me leva na proxima.sou fascinada pelo grupo karen acho-os um povo impar, incoparavel gostaria de conhece-los » thati - brasil - 29, Outubro de 2009 ______________________________________________________________ 
NOSSA VOCES SAO INCRIVEIS NA PROXIMA ME LEVA SOU FASCINADA PELO POVO KAREN ACHO-OS INCRIVEIS SAO GRUPO UM IMPAR MUITO RICOS EM CULTURA AMEI ESSE DIARIO DE BORDO » thati - brasil - 29, Outubro de 2009 ______________________________________________________________

    Mundo por Terra

Compartilhe

Veja Também

Diário de Bordo

Diário de Bordo 1 – Planejamento 1

21 | dez | 2006
Diário de Bordo

Diário de Bordo 2 – Planejamento 2

21 | fev | 2007
Diário de Bordo

Diário de Bordo 3 – Festa de Despedida

28 | fev | 2007