(22/04/2008 a 05/05/2008)
Coincidências acontecem…
Queremos começar este diário com uma história engraçada que nos ocorreu saindo a primeira vez de Delhi, rumo ao Taj Mahal – Agra. No caminho, quando estávamos bem tranqüilos dirigindo por uma das movimentadas rodovias da India, um pezão no pedal e outro no painel, sempre naquele tranquinho dos 80/h, de repente, fomos surpreendidos por um carro ao nosso lado, onde estava um brasileiro gritando: “Hei, hei, hei, vocês são do Brasil? Encosta o carro aí para conversarmos…”
Paramos e conhecemos Gustavo, brasileiro do Piauí, e Mônica, sua esposa de Moçambique, que por sinal também possui o português como língua mãe. Conversa vai, conversa vem, o Gustavo nos contou que trabalha na Embaixada Brasileira em Delhi e que há alguns dias atrás havia assinado uma carta de recomendação para dois brasileiros que queriam fazer o visto para o Irã. “Uéh”, dissemos, pois também fizemos uma carta dessas!!! Buscamos uma cópia de nossa carta, e estava lá… a assinatura do Gustavo, haha.
Bom, contamos rapidamente esta passagem para dizer que quando voltamos a Delhi, depois daquelas cidades que visitamos e que contamos no diário passado, passamos dois relaxantes dias na casa do Gustavo e Mônica, relembrando um pouquinho do que é a comida brasileira, com direito até a feijão com arroz. Lá, conhecemos também os brasileiros Rodrigo e Paola e passamos ótimos momentos com todos, nos divertindo com as histórias engraçadas das experiências com os indianos.
Mas a vida continua e ela nos faz seguir nosso rumo… desta vez sentido Rishikesh, cidade próxima as montanhas do norte e que é cortada pelo rio Ganges, o qual por ali ainda é limpo e banhável, só que frio de doer. Rishikesh, além de bonita, é conhecida como a Capital Mundial do Ioga, por seu clima zen e também pelos sadus e peregrinos que celebram diariamente o ganga aarti com cantorias, sinos e oferendas às margens deste sagrado rio.
Mesmo com todo aquele calor que fazia, resolvemos dar-nos a chance de entrarmos no clima da cidade e fizemos um ótimo curso de ioga, de apenas 16 horas distribuídas em 4 dias. Sabíamos que não seria tempo suficiente, mas o que queríamos mesmo era despertar o interesse pela coisa e continuar com esta arte através dos livros, nos quais buscamos uma pequena definição para este diário:
“Yoga is nota an ancient myth buried in oblivion. It is the most valuable inheritance of the present. It is the essential need of today and the culture of tomorrow.”
Swami Satyananda Saraswati
Ioga é a ciência que direciona o ser humano a uma vida mais correta, trabalhando os aspectos físicos, vitais, mentais, emocionais, psíquicos e espirituais. A palavra deriva do sânscrito yuj, aderir, que em termos espirituais, descreve a união da consciência individual com a consciência universal. Através de sua prática, o corpo e suas diferentes funções não demoram para trabalhar em harmonia e em perfeita coordenação. De acordo com cientistas médicos, a terapia através da ioga traz ótimos resultados devido ao balanço criado no sistema nervoso e endócrino, que diretamente influenciam em todos os outros sistemas e órgãos do corpo. Do corpo físico, a ioga leva aos níveis mentais e emocionais.
Tivemos bons dias em Rishikesh, principalmente pelo rio Ganges estar ali ao lado, então, quando o calor pegava, nada melhor que um mergulho de dois segundos nas suas águas congelantes.
Próximo destino foi Shimla, paraíso das montanhas para os indianos de maior poder aquisitivo, que vão para lá para curtir um clima mais agradável quando o verão pega forte em suas cidades. Por estar localizada a mais de 2000 metros ao nível do mar, a paisagem se assemelha com as montanhas do Nepal, com aqueles paredões super bem aproveitados, mas com a diferença de que no Nepal, estes paredões eram intercalados por pequenas casas e por terraços de plantações, e aqui na India, eram construções sobre construções.
Visitamos Shimla só de passagem e rumamos ainda mais ao norte do país, para conhecer uma pequena cidade nas montanhas, chamada McLeod Ganj, que é famosa por um simples motivo, ser a sede principal do governo tibetano em exílio e residência de Sua Santidade o 14th Dalai Lama, líder político e religioso do Tibet.
O atual Dalai Lama, por seu nome original Tenzin Gyatso é, além do Papa, a única pessoa a quem se atribui o título de Sua Santidade. Nascido em 1935, foi exilado para a India em 1959, dez anos após a China comunista ter invadido e tomado posse do Tibet, transformando-o em apenas um estado da República Popular da China. Dalai, que significa na língua mongol “Oceano” e Lama, em tibetano “Guru”, traduz-se “Oceano de Sabedoria” recebeu o premio Nobel da Paz em 1989 por sua campanha pacifista pela autonomia do Tibet.
McLeod Ganj, mesmo que quase dois meses depois dos últimos massacres ocorridos no Tibet, estava praticamente em luto. Cartazes e faixas com fotos marcantes das matanças ocorridas, protestavam contra a severidade do governo chinês. Uma cena bonita que pudemos presenciar, foram centenas de monges tibetanos orando em seu templo, muito provável em prol da paz em seu país. Visitando uma cidade como esta, sentindo a paz que ali existe, fica difícil entender tamanha brutalidade dos chineses contra um povo tão pacifista, que porém luta por seus direitos.
Agora, nossa trajetória pelo território indiano está chegando por seu fim, pois de McLeod Ganj, rodaríamos apenas uns 250km e já chegaríamos em Amristar, cidade maior nas redondezas da fronteira com o Paquistão. Mas, parece que a India, na expedição Mundo por Terra, queria se fazer mesmo inesquecível… e conseguiu!!! Chegamos em Amristar e logo fomos procurar por uma coordenada de GPS que amigos nossos tinham nos passado e a qual era de uma pensão onde poderíamos estacionar o carro, usar chuveiro, banheiro, etc. Quando chegamos lá, seu preço estava totalmente fora de cogitação, então o jeito foi rodar pela cidade a procura de outro espaço. Rodamos, rodamos, rodamos e nada, pois a cidade é muito grande e as pessoas estão em todos os lados. Perguntamos para uns policiais se não poderíamos estacionar nosso carro em frente ao posto policial, mas os mesmos recusaram e nos indicaram o estacionamento do Templo de Ouro (maior atração da cidade) como sendo o melhor local para pernoite.
Bom, legal, pensamos! E no caminho, por entre aquelas ruazinhas movimentadas da cidade antiga, demos de cara com uma cancela fechada frente a um trilho de trem que estava por vir. Isso, em qualquer outro lugar no mundo, seria algo totalmente normal, onde os carros aguardam a cancela se abrir, sinalizando que o trem já passou. Mas na India a coisa é mesmo diferente… pois tudo pode acontecer. Primeiramente que eles já baixam a cancela com alguns minutos de antecedência para evitar qualquer acidente, já prevendo os imprudentes indianos. Porém, quando os indianos vêm que ainda dá tempo para cruzar antes do trem passar, arrastam suas motos, lambretas, bicicletas por baixo da cancela e aquilo vira um tumulto sem igual. Mas OK, pelo menos quando o trem vem, eles param de cruzar!!! Mas imaginem agora um cruzamento de trem onde a rua que é cortada pelo trilho possui duas mãos, a que vai e a que vem. Num mundo racional, os carros e motos iriam aguardar pelo abrir das cancelas em uma fila, respeitando uns aos outros, e quando a cancela se abrisse, o primeiro carro iria cruzar, dando espaço para o segundo, terceiro, … e tudo fluiria normalmente em poucos segundos. Mas aqui é novamente diferente, pois dos dois lados do trilho, centenas de carros e motos invadem os dois lados da rua, ou seja, a mão e a contramão, com o intuito de furar a fila. Gente, aí nós perguntamos: “Como isso pode funcionar se os dois lados da rua (lado de lá e de cá do trilho) e as duas faixas (esquerda e direita) estão tomadas por carros, motos, tratores, carroças, tuk-tuks, etc.???” Se o primeiro arranca e cruza o trilho ele vai pra onde, se estão vindo centenas de carros em sua contramão??? Incrível! Andamos nosso primeiro metro em nada menos de 7 minutos após o abrimento da cancela e isso porque éramos um dos primeiros da fila. O interessante é que isso não é uma particularidade deste cruzamento ou desta cidade. Nós já sabíamos com antecedência e inclusive já tivemos experiências iguais em outros cruzamentos.
No entanto, a despedida da Incrível India não terminou por aqui!!! Dirigimos nosso carro pelo centrão da cidade, onde supostamente se encontrava o Templo de Ouro de Amristar. Por sorte ou azar, era domingo e noite de lua nova, exatamente um dia importante onde peregrinos da religião Sikin vêm em caravanas para visitar o templo. Depois de algumas horas, conseguimos entrar num pequeno estacionamento e fomos atacados, no bom sentido, por mais de vinte curiosos querendo ver nosso carro. Fomos jantar pela última vez uma comida típica indiana e seguimos para visitar o templo ainda à noite, o que transforma o seu ouro em um espetáculo a parte. Sério, acreditamos que este foi o templo mais bonito de toda a nossa viagem. Esplêndido mesmo, e o que o tornou ainda mais bonito, foram as milhares de pessoas com turbantes e saris coloridos, que circulavam pelo templo e que banhavam-se em sua água sagrada. Único inconveniente desta visita, talvez pela quantidade de peregrinos, foi que definitivamente não tivemos sossego, pois muitos, mas muitos destes peregrinos não paravam de nos importunar. Só estando lá para acreditar, pois eles parecem tão legais, hahaha, mas foi de pedir trégua e se mandar pro carro para dormir, o que foi outra missão impossível devido ao barulho, criançada escalando em nosso carro para nos espiar, caminhões + caminhões com cargas de peregrinos chegando de todas as partes e tudo mais. Cedíssimo já estávamos de pé, visitando mais uma vez o templo para ver seu esplendor a luz do dia. Depois da visita e de mais um dia sem sossego, voltamos ao carro para trocar um pneu que amanheceu vazio.
É, esse dia foi duro, mas acho que a India não teria se completado se não tivesse acontecido tudo isso. Lá pelo meio dia, felizes da vida, rumamos para a borda entre India e Paquistão, onde tivemos também uma grande surpresa. Esta foi, até agora, uma das mais organizadas, bonitas, e bem estruturadas bordas de todos os países que cruzamos até agora, só perdendo, talvez, para Singapura.
Só para um breve entendimento, pois sobre o Paquistão iremos falar em nosso próximo diário, este país antes de 1947 fazia parte da India, e a Inglaterra, que na época ditava as regras por aqui, dividiu as terras para separar os Hindus dos Muçulmanos, os quais estavam sempre em conflitos. Naquela época, inclusive, morreram milhares de pessoas pelo simples encontro que virou em guerra, quando os muçulmanos da India rumavam para o Paquistão e os Hindus do Paquistão vinham sentido a India. Estes conflitos criaram uma espécie de inimizade entre os dois países, o que gerou (isto é nossa percepção) uma gana de um querer ser melhor que o outro. Essa gana transformou esta borda em um showzinho a parte, onde ambos os lados fazem diariamente a cerimônia da bandeira, a qual acontece desde 1947.
Nem a India, tampouco o Paquistão podem ficar para traz, portanto tudo ali é do melhor. Os melhores, maiores e mais treinados soldados prestam, em ambos os lados, uma idêntica cerimônia de desasteamento da bandeira, com direito a animadores de torcida e tudo (estes animadores servem também como provocadores da outra torcida). Os soldados, quando marcham, chegam a encostar suas canelas na testa e em sincronia dão um show de sapateado. Para alguns, talvez esta cerimônia é algo sem lógica e por isso não gostam, mas pra nós, aquilo foi um espetáculo sem igual. Nos divertimos a bessa, talvez até pelo motivo de estarmos no lado paquistanês sentindo aquele alívio, depois dos 60 dias mais tumultuados de nossa viagem (Índia), que porém, deixarão saudades.
Atualmente estamos em Islamabad e hoje, nos dirigimos para um lugar, que na opinião de muitos, é uma das rodovias mais bonitas do mundo, a Karakorum Highway, região onde o Karakorum 2 (K2), segunda montanha mais alta do mundo, arranha o céu.
Álbum: Índia 4
[flickr]set:72157627060569775[/flickr]
SAUDADES SAUDADES SAUDADES SAUDADES AMO VCS VIVI » Viviane Weiss - Brasil - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Show.... Vocês estão ficando famosos hein!!! Imaginem quando voltarem pra cá, hehehehe AMEI as fotos, em especial a foto 32. Quero ter um album desse de fotos na minha casa, hehehe. Beijos, boa sorte e boa viagem!!! Leila » Leila Sarita Greipel Treml - Brasil - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ ai, ai!!! to me matando de rir imaginando vcs fugindo dos indianos, mas quanto mais fugiam mais apareciam, hehehe!!!! fiqquei imaginando um monte de crianças pulando no teto do carro e a Mi resmugando que queria durmi!!!! hahahaah fotos incrimeis, como de praxe! mesmo depois de tanto tumulto, ainda da vontade de conhecer a India! bjs e boa nova etapa!!! » dani.weiss - casa, br - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ so vim qui para pegar o codigo que aparcer e jogar no bixo!!!!! hahahahah » dani.weiss - casa, br - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Hey Friends ! Lovely pictures again ! What happend to your nose Roy ? I already recocnized that in the last picture from Annapurna Circuit.... » Myriam - Germany - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Piazão... Já tô selecionando algumas partes para sua narrativa verbal, com acompanhamento de umas Brahmas e um churrasquinho, debaixo daquela cachoeira espetacular no Rio Antinha. Grande abraço e sigam em paz. » Mauri - Serra Alta/ Arapoti - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Show de bola estas fotos.... O lugar é Punk mesmo......... Te cuida piazão , estes paquistaneses não devem ser de confiança não !!!! Um grande abraço e boa viagem » Kese - Oxford - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Oiee!.. Ufa!.. passaram da India, hehehe... Lindas as fotos do Templo de Ouro! Boa sorte no Paquistão:) bjsss » NINA - BRASIL - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ eu vou estar junto com o mauri la na cachoeira..... escutanto moda de viola na voz de mister dagomar e tomando aquela brahma gelada... mais bem que queria estar fazendo esta viagem tbem.... um abraço e tudo de bom.... bjs mi » moreira e paula - como diz o mauri... serra alta - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Uuusááá... Beleza turminha. show de bola as fotos. Maçarico naquele Templo rsrsrsrs. Abraço e tudo de bom. "Fiquem com Deus" » Charles Weiss - S. Bento d. Sul - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Sabedoria do grande Dalai Lama!! Muito temos que aprender e aprender! Parabens pelas fotos! » Leonidas Ribeiro dos Santos F - Curitiba - Brasil - 09, Maio de 2008 __________________________________________________________ Ola Roy e Mi, no final das contas toda essa confussao foi fantastica, nossa ate de deu vontade de ir visitar o pais, realmente tudo mto interessante. Outro mundo para nos, aguardo com ansiedade a prox aventura no Pakistao, se precisar tenho um bom contato la. Bjs e se cuidem.... » Kerolin - Kiwiland - 10, Maio de 2008 __________________________________________________________ ROY E MI NESTE DOMINGO É O DIA DAS MÃES AQUI NO BRASIL... SE VOCÊS QUISEREM SE ENVEREDAR POR ESTA JORNADA, PROGRAMEM-SE RSRSRSR... MI... ESSE RECADO É PRA VOCÊ... FELIZ FUTURO DIA DAS MÃES... HAHAHA... O FUTURO HERDEIRO JÁ É UM CIDADÃO COSMOPOLITA... NINGUÉM DO BRASIL ANDOU TANTO PELO MUNDO COMO VOCÊS. FIQUEM COM DEUS!!! PAULO FRANCIS. JR. - PRESIDENTE VENCESLAU - SP » PAULO FRANCIS. JR - BRASIL - 10, Maio de 2008 __________________________________________________________ Micheeeeeeelle e Roooooy lembrei d vcs hj, pq ano passado, na aula, meu prof d geografia me ouviu comentando sobre a viagem q vcs tão fazendo e tal.. daí, ele pediu pra eu mostrar o site lá na sala (mas isso já tem um ano) enfim.. hoje, do nada, ele perguntou por vcs, se vcs ainda tavam viajando, essas coisas.. :) Ai lembrei q fazia taaanto tempo q eu nao vinha aqui, e resolvi dar uma passada Nossa, que templo lindo! Depois vou mostrar o site pra tia Popi.. Ah, a Graciela tá aqui em casa, jogando baralho.. hahah Beeeeeijos, fiquem com Deus! aaaah, coloquei o link do site no meu profile no orkut.. vcs se importam, tem algum problema? beeijo » Caroline Liebl - Brasil - 10, Maio de 2008 __________________________________________________________ Roy e Mi, As fotos : Templo de ouro. Turbantes coloridos e Cerimonia das bandeiras, ...ficaram demais !!! Um grande abraço. FIRMEZA. ...hein.!!!! Léo - SP » Léo - Brasil - 10, Maio de 2008 __________________________________________________________ Roy e Mi, não os conheço mas aqui em Joinville notícias suas já correm, e acabo por ficar fã de voces nesta jornada. As fotos estão espetaculares e as histórias mais ainda. Continuem tendo uma boa viajem e aproveitem por todos nós aqui, este momento único ai. Um grande abraço!!! Jornalismo-IELUSC » Rodrigo Silveira - Brasil - 11, Maio de 2008 __________________________________________________________ Oi Roy e Michelle!!!! Estamos todos reunidos aqui na casa da tua Mami, eu o Igor o Ike a Taka o Hans o Papi e o Arnold (irmao do Sebastian) que está nos visitando. Vamos comer aquela salsicha do Fendrich com chucrut (hummmmmm). Estamos preocupados se é um problema na lente da máquina de vcs ou realmente vcs estão magros demais, principalmente a Mi que já está com os braços finos como o Ike. Sabe Roy, a cicatriz que vc tem na sombrancelha o Ike já tem uma igualzinha, caiu lá na oficina do vovô Leoma, espero que ele nao te imite na do nariz também. Um super beijo de todos por aqui » Todos de casa - Brasil - 11, Maio de 2008 __________________________________________________________ ATENÇÃO ROY E MI ATENÇÃO LEITORES DESTA INCRÍVEL JORNADA... SEMPRE QUE POSSÍVEL, VOU COLOCAR ALGUMA CRÔNICA RELACIONADA COM VIAGEM PARA A APRECIAÇÃO DE VOCÊS NESTE ESPAÇO. PROMETO COLOCAR APENAS UMA A CADA DIÁRIO DE BORDO... SE FOR POSSÍVEL. NÃO QUERO ABUSAR DESTE CASAL MARAVILHOSO QUE CONHECI POR UM JORNAL PAULISTANO QUE ACHEI ABANDONADO NUMA CAMINHADA QUE FAÇO PELA PERIFERIA DA MINHA CIDADE. ACHO QUE ENCONTREI UM TESOURO... RSRSRS... NÃO ACHAM? VÃO SE DIVERTIR... PAULO FRANCIS. JR. - PRESIDENTE VENCESLAU - SP DIRETO DE SEU RANCHINHO MODESTO, SEM PINTURA, MAS É UMA GOSTOSURA DE LUGAR PRA SE VIVER... AQUI, A TARDE É BEM FORMOSA, ATÉ AS FLORES FICAM PROSA. REPITO: QUE LUGAR PRA SE VIVER! VAMOS NESSA!!! » PAULO FRANCIS. JR. - BRASIL - 12, Maio de 2008 __________________________________________________________ QUANDO A VISITA CHEGA COM AS MALAS (*) Paulo Francis. Jr. HÁ MUITAS COISAS QUE SE APRENDEM PELA OBSERVAÇÃO. MINHA SAUDOSA BISAVÓ, SEMPRE FOI UMA ÓTIMA ANFITRIÃ. RECEBIA-NOS COM MUITA ALEGRIA, AOS SÁBADOS OU DOMINGOS E, ESPORADICAMENTE, EM FERIADOS, PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS, LÁ PELOS ANOS “70”. ASSIM QUE CHEGÁVAMOS, ELA ORDENAVA AO MEU TIO QUE “BUSCASSE UM FRANGO NO QUINTAL”. O ALMOÇO ERA IMPECÁVEL, SEMPRE FEITO COM ESMERO E CARINHO. COMO É IMPORTANTE E INESQUECÍVEL A BOA-VONTADE DAS PESSOAS QUE NOS RECEBEM. ANTIGAMENTE, O SÍMBOLO DAS GENTILEZAS NAS VISITAÇÕES ERA O CAFEZINHO FEITO NA HORA. O CONTENTAMENTO DE REVER ALGUÉM QUE, POR UM PERÍODO CURTO OU LONGO ESTIVERA AUSENTE, NÃO TINHA PREÇO. POR VEZES FICÁVAMOS ATÉ DESCONCERTADOS, SEM SABER O QUE DIZER PELO ESTADO EMOCIONAL, PELO BRILHO NOS OLHOS, DE QUE NORMALMENTE ÉRAMOS ACOMETIDOS NESSES MOMENTOS. HOJE, O CAFEZINHO FOI SUBSTITUÍDO PELO REFRIGERANTE. TALVEZ POR EXIGIR MENOS TRABALHO! O FINAL DE DEZEMBRO E TODO O MÊS DE JANEIRO, ENTRE OS BRASILEIROS, É O PERÍODO DE MAIOR INCIDÊNCIA DESTA SITUAÇÃO. NAS FÉRIAS SÃO COMUNS INTERCÂMBIOS ENTRE FAMILIARES E AMIGOS. VOCÊ, LEITOR, PODERÁ VIVENCIAR TAIS CONDIÇÕES E TESTIFICAR O QUANTO SÃO IMPORTANTES ESSES REENCONTROS. E PITORESCOS! VISITAS SÃO RARIDADES SE TOMARMOS COMO BASE O NÚMERO DE PESSOAS QUE CONHECEMOS. MAS, E QUANDO ELAS CHEGAM COM AS MALAS NAS MÃOS? E QUANDO QUEREM FICAR EM NOSSA RESIDÊNCIA POR ALGUNS DIAS? CONVENCIONOU-SE QUE É FALTA DE EDUCAÇÃO NÃO TELEFONAR ANTES AVISANDO SOBRE UMA ESTADIA NA CASA DE OUTROS. A SOCIEDADE “CRIOU” A NORMA TALVEZ PARA QUE SE EVITEM IMPREVISTOS. NA VERDADE, O ORÇAMENTO APERTADO DAS FAMÍLIAS, POR VEZES, NÃO PROPICIA CONFORTO NO RECEBIMENTO DE VISITAS INESPERADAS, EMBORA SEJAM ALVISSAREIRAS AS PRESENÇAS DE PARENTES, AMIGOS OU CONHECIDOS. QUANDO SE RECEBE O AVISO ANTECIPADAMENTE, SIM. HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM ABASTECER A DISPENSA MAIS DO QUE DE COSTUME. TAMBÉM SE CUIDA DA FAXINA GERAL DA CASA COM ESMERO. NÃO PODE HAVER FALHAS! NA CHEGADA OS ANFITRIÕES SEMPRE FAZEM AS PERGUNTAS DE PRAXE: “COMO FOI DE VIAGEM?”; “COMO ESTÁ SUA MÃE?”; “O PESSOAL LÁ, COMO ESTÁ?”; “E O ZÉ, MELHOROU?” E POR AÍ VAI. É OPORTUNO EXPLICAR QUE TODA A ROTINA DA CASA SE ALTERA. SERVEM-SE AS REFEIÇÕES COM TODOS À MESA E SÃO OBEDECIDAS CERTAS FORMALIDADES. AQUELES QUE GOSTAM DE ALMOÇAR OU JANTAR VENDO TV NA SALA JÁ FICAM INCOMODADOS. NA VERDADE, A MAIS PREJUDICADA É A DONA-DE-CASA. MESMO QUE ALGUÉM QUEIRA AJUDAR NA LAVAGEM DAS LOUÇAS, ELA POR EDUCAÇÃO, DEVE RECUSAR E FAZER SOZINHA. TUDO PASSA PELA SUA MÃO, ALÉM DA ALIMENTAÇÃO, A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO DE CADA CÔMODO. É A PRIMEIRA A ACORDAR E A ÚLTIMA A DORMIR! POPULARMENTE FALANDO: MATA UM LEÃO NO DIA E PREPARA DOIS OU TRÊS PARA O DIA SEGUINTE. DEVE SER ÁGIL. TEM QUE FAZER TODO SERVIÇO DESVIANDO-SE DAS MALAS, VENTILADORES E COLCHÕES EXTRAS ESPALHADOS PELA CASA, OS MESMOS QUE TOMOU EMPRESTADOS DE TODA A VIZINHANÇA VISANDO O CONFORTO DAS PESSOAS. FICA AINDA SUBMISSA AO HORÁRIO DOS VISITANTES QUE NORMALMENTE DORMEM ATÉ MAIS TARDE. EMBORA TODOS SAIBAM QUE É ASSIM MESMO QUE ACONTECE NESTAS OCASIÕES, ESTA MENSAGEM NÃO OBJETIVA MACULAR NINGUÉM. TALVEZ, NUMA CONDIÇÃO RACIONAL, EXPOR QUEM REALMENTE TRABALHA PESADO QUANDO AS VISITAS CHEGAM. AO LONGO DO TEMPO DE ESTADIA, OS ASSUNTOS VÃO SE ACABANDO. APARECE UM “SUTIL SILÊNCIO”, TAMBÉM INESPERADO. E ATÉ PEQUENOS INCIDENTES COMEÇAM A SURGIR. NORMALMENTE LIGADOS ÀS CRIANÇAS. OS FILHOS DAS VISITAS INICIAM BRIGAS COM OS FILHOS DOS ANFITRIÕES QUE DEPOIS, DE CHINELO, TÊNIS OU SAPATO COMEÇAM A CAMINHAR POR CIMA DE ESTOFADOS, CAMAS E SIMILARES. A COISA “COMEÇA A ESQUENTAR”. POR EDUCAÇÃO, TUDO FICA SUPORTÁVEL! É COMUM AINDA ALGUM PRATO OU COPO SER QUEBRADO PELOS PEQUENOS VISITANTES. ADIVINHA QUEM VAI APAZIGUAR, RELEVAR O INCIDENTE E LIMPAR OS CACOS? E AINDA ASSIM, NAS DESPEDIDAS DEVEMOS REPETIR O REFRÃO: “VENHA MAIS VEZES. TÁ CEDO!”. DEVEMOS FALAR ISSO DE CORAÇÃO. SEMPRE! NÃO É PRECISO DIZER QUE, COM A ALTERAÇÃO DA ROTINA, A VIDA SEXUAL DOS ANFITRIÕES FICA TOTALMENTE PREJUDICADA. PARA QUEM ESTÁ DE FÉRIAS, NA CASA DE OUTROS, É DIAMETRALMENTE O OPOSTO. QUALQUER COISA É MOTIVO... HUMMM! NÃO SE PODE DEIXAR DE ABORDAR TAMBÉM OUTRAS SITUAÇÕES QUE SÃO ALTERADAS. A MAIS MARCANTE É A DA CHAMADA “PRISÃO DE VENTRE”. NO PERÍODO DE VISITAÇÃO, O PUM – PELO MENOS O SONORO! - FICA CANCELADO. RSRSRS... QUER QUEIRA OU NÃO, TALVEZ ESSE SEJA O PARÁGRAFO MAIS FRANCO NESTE ASSUNTO. COM PERCALÇOS OU NÃO, DEVEMOS RECEBER BEM AS PESSOAS, SEJA NAS NOSSAS CASAS OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR, ATÉ NO NOSSO LOCAL DE TRABALHO. O MELHOR DEVE-SE OFERECER ÀS VISITAS. ISSO DIGNIFICA E ENOBRECE A ALMA. TEM O PODER DE REVITALIZAR AQUILO QUE PENSÁVAMOS NÃO MAIS EXISTIR OU NÃO SER TÃO PROFUNDO. QUE SAUDADE DA MINHA BISAVÓ, A PRIMEIRA ANFITRIÃ QUE CONHECI! (*) O autor é de Presidente Venceslau – SP – Brasil FÃ INCONDICIONAL DESTE INTRÉPIDO CASAL. ROY E MI, VOCÊS SÃO ORGULHO PRA NÓS. FIQUEM COM DEUS!!! » PAULO FRANCIS. JR. - BRASIL - 12, Maio de 2008 __________________________________________________________ Ola viajantes, é muito bom ler o diario e ver estas fotos belissimas destes lugares maravilhosos que vcs teem visitado, é como sempre digo aqui é um sonho de todos nós que vcs estão realizando é muito bom estar acompanhando esta viajem. desejo a vcs sempre um boa viagem e fique com Deus. E que venha o proximo hehehehe Abraços » Zuleica Araujo - Brusque/SC- Brasil - 12, Maio de 2008 __________________________________________________________ Roy & Mi: Após ler seu Diário 35, fico aqui babando de inveja. Que a viagem continue trazendo tanta experiência agradável e possamos continuar desfrutando do previlégio de acompanha-los. Estou planejando fazer uma viagem à India. Gostaria valer de sua experiencia. Não será uma viagem como a sua, vou aproveitar um pacote de Turismo. Portanto, gostaria de saber quais os pontos que vocês julgam imprescindível deixar de conhecer na India em uma viagem de 15 dias. Muito obrigado e Sorte pra vocês. Elson Melo - BHZ/MG » Elson Melo - BHZ/MG/Brasil - 12, Maio de 2008 __________________________________________________________ Caramba Roy, a última foto, sua com o tiozinho dos vegetais, como vocês dois são parecidos hein... Hehehehehe... ESPETÁCULAR!!! GRANDE ABRAÇO!!! sbs/sc » DENIEL L. HECHER - Brasil - 13, Maio de 2008 __________________________________________________________ ola! como estão vcs? sairam desse país maravilhoso e tÃo iluminado?kkkk GENTEEEEE ME MANDA A RECEITA DO PÃO DE QUEIJOOOO!!! saudades mil de vcs aq por poucas horinhas!!!!! beijocas » paola - Brasaaaaa - 13, Maio de 2008 __________________________________________________________ templo de ouro show as fotus boa sorte no paquistão good vibes Sampa-Brasil » Marcos Auŕelio Cabral - brasil - 14, Maio de 2008 __________________________________________________________ Bom Dia! Sempre acompanho os diários de vcs, e estamos planejando uma viagem para o Peru e gostaria muito de planejar o Início da nossa viagem pelo Diário de vcs, e o diário n. 04 está fora do ar, estou tentando á alguns dias e não consigo acessar os demais do Peru consigo abrir beleza. Outra coisa se nós tivermos alguma dúvida podería- nos ajudar? Quanto aos fotógrafos que vcs fizeram curso podem me passar o Contato? Gratos Ana & Augusto - Joinville/SC E PARABÉNS PELA VIAGEM... UM SONHO Á PARTE!!!! » Ana Paula - Brasil - 15, Maio de 2008 __________________________________________________________ Olá Roy e Mi!!!!! Estou acompanhando sempre vcs foi muito legal, a viagem de vcs é sempre legal de ler,pois nos faz viajar junto com vcs. Um abraço. » Léia - Michigan- USA - 15, Maio de 2008 __________________________________________________________ Uau, cada vez melhor!!! » Nelson - Brasil - 16, Maio de 2008 __________________________________________________________ OI MICHELE, TUDO BEM! ESTOU COM SAUDADES. ME ESCREVA BEIJOS GILMA » GILMA BERNARDES - BRASIL - 17, Maio de 2008 __________________________________________________________ ESPETACULAR. » Familia do Walta - Brasil - 19, Maio de 2008 __________________________________________________________ OLA ROY E MI QUE FOTOS LEGAL DO TEMPLO PRINCIPAL CONTINUE TIRANDO MAIS FOTOS . BEIJOS OSVALDO E FATIMA PRESIDENTE VENCESLAU BRASIL. » OSVALDO E FATIMA - BRASIL - 19, Maio de 2008 __________________________________________________________ OPA...!!! PASSANDO SO PARA DEIXAR UM FORTE ABRAÇO!!! ATÉ BREVE... sbs/sc » DENIEL L. HECHER - Brasil - 20, Maio de 2008 __________________________________________________________ Olá Amigão.... Estamos aqui na nossa loja Rudnick (Macae) divulgando seu site com amigos... Estamos comemorando 5 anos de parceria com os novos lançamentos, não podiamos esquecer de voce... Um abraço.. Roberto e Marcus... » Roberto Correa - brasil - 20, Maio de 2008 __________________________________________________________ Ola Roy e Michelle, Voces nao nos conhecem, mas conhecemos o Roberto - Macae e, entre caipirinhas no museu dos tubaroes em Fernando de Noronha , ele nos "apresentou" a voces. Logico que tinhamos que visitar o site!!! Alias, temos que admitir... ai que vontade de estar com voces nessa aventura! Bem, agora sera uma parada obrigatoria para acompanhar a trajetoria! Boa sorte e boas estradas / experiencias! Arianna e Mark ( USA) » Arianna - USA - 21, Maio de 2008 __________________________________________________________ OLA AMIGOS FECILIDADES NESSA CAMINHADA APROVEITE BASTANTE AS MARAVILHAS QUE O MUNDO TEM .TORCEMOS POR VOCEIS FIQUEM COM DEUS ABRAÇOS OSVALDO E FATIMA PRESIDENTE VENCESLAU BRASIL » OSVALDO E FATIMA - BRASIL - 22, Maio de 2008 __________________________________________________________ PARABENS por representar tao bem o Brasil e pelas fotos, gostei em especial das 29 e 32, BOA SORTE! SBS-BR » TATIANA REINHARDT - BRASIL - 24, Maio de 2008 __________________________________________________________ Adorei,todas as fotos e as hístorias de vcs. Boa sorte e que jesus os acompanhe sempre. Fiquem c/deus...Abraços!!! » Ana Zilma de Almeida Ribeiro - brasil - 17, Abril de 2009 __________________________________________________________
Mundo por Terra