ícone lista de índices Índice

Diário de Bordo 42 – Sudão

Diário de Bordo

(04/08/2008 a 16/08/2008)

A verdadeira África começa aqui!!!

No dia 04 de agosto, segunda-feira, dirigimos sentido ao porto no Lago Nasser – Egito, onde embarcaríamos em um ferry sentido ao Sudão. Tivemos que estar presentes no local já de manhã, mas nossa partida só aconteceu pelas 7h da noite, depois de muita espera e de termos carregado o carro em outro ferry, que é especifico para as milhares de mercadorias importadas pelo Sudão e que chegaria um dia depois que nós. Nossos tíquetes eram para a segunda classe, mas por sermos estrangeiros (o que às vezes ajuda) pudemos ficar em um lugar mais reservado da multidão, ao lado da cabine do capitão. Passamos a noite dormindo no chão duro e cobertos pelas estrelas… No outro dia de manhã o Egito se despediu de nós com uma belíssima vista das ruínas do Templo de Abu Simbel e depois de exatamente 17h de viagem, avistamos as primeiras terras sudanesas.

Outros viajantes e mesmo o nosso livro de viagem descreviam a cidade de Wadi Halfa, porto de entrada sudanês, como uma cidade decadente e um nada no meio do nada. Para nós, a cidade não poderia ser melhor: devagar e desértica durante o dia (calor de quase 50 graus) mas repleta de vida a noite, quando os restaurantes ficam lotados de fregueses; as mulheres do chá estão na rua preparando todos os sabores imagináveis; pessoas disputam um lugar na frente das minúsculas e antigas televisões e outros circulam pra lá e pra cá curtindo o clima agradável nos dando as boas-vindas ao seu país.

O hotel que ficamos era todo de barro e chão de terra. A princípio homens e mulheres não podem ficar na mesma ala do hotel e muito menos no mesmo quarto, mas por sermos estrangeiros, eles abriram uma exceção e nos deixaram ficar todos no mesmo quarto (nós dois e os suecos Cristina e Gustav). O mais curioso é que a noite os quartos são muito quentes e todos retiram suas camas para uma área aberta no centro do hotel e dormem lá mesmo. Foi o que fizemos também, ainda mais que um gato malandro entrou no nosso quarto e enterrou um número 2 bem cheiroso debaixo de nossas camas. O jeito foi pegar um ar fresco!

Outro dia cedo fomos pegar nosso carro que estava para chegar e quando vimos o ferry, levamos aquele susto! Os carros haviam quase desaparecido debaixo das toneladas de mercadorias, das quais muitas estavam estouradas e rolando para todos os lados. O Lobo foi muito útil para eles, pois serviu como parede de apoio para a bagunça, nos custando dois amassados na lataria.

Depois de nosso carro registrado, a única saída foi encarar o deserto… Foram 3 dias de estradas bem ruins e off-road, acompanhados por uma nuvem de poeira que não largava de nossa traseira. A temperatura até o meio dia era tranqüila, mas após este horário, o calor pegava forte e o jeito era procurar uma sombra para relaxarmos, pois não tínhamos vontade de fazer nada, além de beber muita água. Uma das coisas mais frustrantes foi ser acompanhado pelo imenso Rio Nilo e não podermos nos refrescar em suas águas, pois a maioria dos rios e lagos africanos são contaminados por um verme chamado bilarzia. Esse verme, parasita de um caramujo que vive no capim a beira d’água, transmite a doença para humanos que nadem ou tenham contato com o mesmo.

Apesar da imensa beleza e da aventura que foi dirigir no deserto, as melhores experiências que tivemos no norte do Sudão foram em nossos acampamentos. Como seguíamos o Rio Nilo e este é a única fonte de água da região, sempre cruzávamos diversas vilas e em uma das noites, acabamos acampando praticamente dentro de uma. Não demorou nada para que o primeiro curioso aparecesse. O Roy e o Gustav, empolgados para pescar, já foram com uns quatro locais para a beira do rio, enquanto as meninas ficaram no acampamento. Quando os dois voltaram, encontraram os carros rodeados por mais de 30 pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Alguns sentaram em nossas esteiras, outros agacharam-se do jeito típico do caboclo do interior, outros mantiveram uma certa distância e assistiram tudo mais de longe. O engraçado é que a maior atração, como geralmente é, não foram os nossos carros e sim, NÓS. Parecia que toda aquela vila estava no zoológico vendo, curiosos, quatro diferentes animais. Eles reparavam em todos os nossos movimentos, riam, cochichavam… e esse entretenimento durou cerca de 3 horas, quando cansados de entretê-los, apelamos educadamente por nossa privacidade. Mesmo não falando a mesma língua, eles nos entenderam e devagarzinho foram voltando para casa, como se o show tivesse terminado. Que experiência!!! Na hora foi um sufoco, mas é a melhor forma de entrar em contato e entender um pouco do povo local.

Não há dúvidas de que a principal atração do Sudão é o próprio país e sua hospitaleira população. E cruzando as pacatas vilas sudanesas, onde mora esse povo tão simples, humilde, trabalhador, simpático e honesto, fica difícil de acreditar que a alguns quilômetros dali, no oeste do país, aconteceu uma das piores guerras da atualidade. Na verdade, a guerra civil sudanesa começou em outro lugar e há 46 anos atrás, quando o governo muçulmano tentou impor a Sharia (Lei Islâmica) provocando uma grande revolta entre o norte, predominante muçulmano e o sul, onde predominam os africanos negros, alguns cristãos, mas na sua maioria pagãos que conservam os seus dialetos tribais. Além das realidades culturais opostas entre as regiões, o descaso do governo perante o sul e a exploração do petróleo foram os causadores de duas grandes guerras (1955-1972 e 1983-2005). Mas quando o sul e o norte estavam entrando em um acordo de paz, foi a vez do oeste rebelar-se, devido também sentir-se isolado das perspectivas do governo. É aí que começa o Conflito de Darfur, que diferentemente das outras guerras, não se tratava de um conflito entre religiões, pois a maioria da população é muçulmana; tratava-se de um conflito étnico-cultural, o qual iniciou-se por motivos políticos e ganhou contornos raciais ao longo dos últimos anos.

A mídia vem descrevendo o conflito como um caso de “limpeza étnica” e de “genocídio”. O governo dos EUA também o considera genocídio (é claro que eles tomariam esse lado, pois não se dão bem com o governo do Sudão), embora as Nações Unidas ainda não o tenham feito, pois a China, grande parceira comercial do governo sudanês, defende o país em todos os fóruns internacionais que abordam o tema (óbvio que com grande interesse na exploração do petróleo sudanês). Como curiosidade, segue abaixo a matéria do Jornalista Johann Hari do “The Independent” divulgada no jornal Folha de São Paulo no dia 8 de outubro de 2005.

“Finalmente, o genocídio no oeste do Sudão está quase terminado. Há um problema, porém: o genocídio está chegando ao fim apenas porque não restam negros para matar ou submeter à limpeza étnica. No esforço para “limpar” o oeste do país de “zurgas” – termo que pode ser traduzido como “crioulos” -, o governo da Frente Islâmica Nacional já exterminou mais de 400 mil deles e expulsou outros 2 milhões de prostitutas. As milícias racistas governamentais, conhecidas como Tarzan, adorariam continuar a matar e devastar, no entanto, os povoados negros já foram todos queimados, e todas as mulheres negras já foram estupradas .O primeiro genocídio do século XXI transcorreu sem transtornos, e os genocidas venceram”.

Apesar de ser sinônimo de guerra civil, fome e escravidão, o verdadeiro Sudão é desconhecido pelo mundo. Poucas pessoas sabem, mas este país possui uma cultura riquíssima e sua história data de mais de 4.000 anos atrás, abrangendo a mais antiga civilização negra da África. Suas terras pertenciam ao Reino de Kush, o qual era muito importante e influente nas relações comerciais com os faraós egípcios e até mesmo com os imperadores romanos, suprindo-os com elefantes, girafas, leões e outras mercadorias exóticas de suas terras tropicais. O legado deixado por esse império é uma impressiva quantidade de sites arqueológicos, como templos, tumbas, palácios e muito mais pirâmides do que o próprio Egito. Pudemos apreciar um pouco desta história na cidade de Karima, onde acampamos a apenas alguns metros das pirâmides mais bem preservadas do país. Elas não chegam nem perto na grandiosidade das Pirâmides do Egito, todavia são de uma beleza e perfeição incomparáveis.

Dali para frente a aventura terminou, já que as trilhas empoeiradas deram lugar as rodovias asfaltadas de ótima qualidade e os pequenos vilarejos transformaram-se na maior cidade do país, a capital Khartoum. Sempre é bom chegar em uma cidade grande e encontrar um pouquinho mais de infra-estrutura, mas é nesses lugares que os nossos gastos aumentam, pois temos que fazer vistos, reabastecer a despensa e fazer manutenções em nosso carro. Dessa vez foi a embreagem, que devido ao constante uso e ao extremo calor, teve seu cilindro mestre danificado, o qual foi encontrado e substituído com facilidade pois Land Rover na África é o que não falta.

Depois de Khartoum, o Sudão começou a mudar completamente. Enquanto que os desertos da Núbia e da Líbia predominam no norte, no sul são as savanas e florestas tropicais que tomam conta da paisagem. Logo avistamos as primeiras nuvens e não demorou muito para pegarmos uma chuvona de despencar o céu. A cada metro que nos aproximávamos da Etiópia, a umidade aumentava e é impressionante o quão verde são essas terras, ainda mais depois de termos viajado quase 5 meses em paisagens predominante desérticas… o verde parece ser infinitamente mais verde e tudo parece ser mais bonito e mais feliz quando a água está presente em abundância.Nosso próximo destino é a Etiópia e se no Sudão começou a verdadeira África, podemos dizer que na Etiópia começou a selvagem África!!!

Álbum: Sudão

[flickr]set:72157627061424931[/flickr]

Comentários:

  • da lhe royvolver!!! 
tamo junto 
ps' como vc ta magro véio !!!!

a mi ta te deixando de castigo??
hauhauhauh
grande abrakko
 » cardosinho - brasil - 22, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Pirâmides no Sudão... quem diria que eu as veria (mesmo que por fotos)... valeu mais uma vez! Obrigado pela compartilhar essa experiência sem igual pela qual estão passando!

Tudo de bom!! » Soldier - Brasil - 22, Agosto de 2008 ______________________________________________________ roy e mi
depois de um tempo,voltei para acompanhar essa fantástica viagem
good vibess
valew » Marcos Aurelio - Brasil -Sampa - 22, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Um diario melhor que o outro!...

As fotos dispensam comentarios, Parabéns!!!

Abrssss » Jean L. Gomes - Brasil - 22, Agosto de 2008 ______________________________________________________ trilegalllllll......dispensa comentários....... abraços... » lusia f. treml - brasil s.b.sul-sc - 22, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Prezados e Corajosos Roy e Mi,
Se depender de mim e minha Família, vocês já ganharam a Medalha de Ouro (na disputa da Volta ao Mundo mais corajosa e interessante).
Mais uma vez PARABÉNS pra voces, e que DEUS continue protegendo voces.
Um grande abraço do Fã Jose Humberto de Uberaba-MG. » Jose Humberto Silva - Brazil - 22, Agosto de 2008 ______________________________________________________ ok muito boas estas fotos e seu texto também.
então entramos na África........
quero mais fotos .....
abraços...ha vc esta magro mesmo viu Roy... » paulo ceser joenck - brasil - 22, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Vocês estão pensando só em turismo ?
Poucas fotos ?
Caiu demais a produção ?
O que houve. ?

Léo - SP » Léo - Brasil - 24, Agosto de 2008 ______________________________________________________ voltei acompanhar voces de novo vao com deus abraços.tchau » sandro koepsel ibirama sc - BRASIL SC - 24, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Oiee Mi e Roy!
Como voces estao?
Depois de algum tempo sem ler os diarios, passei um bom tempo colocando eles em dia :) Continuam otimos e as fotos... lidas!
Nos ultimos tempos eu estava sem muito tempo... finalmentes da faculdade, formatura... e desde final de julho estou no Canada. Pra ser mais exata - Vancouver. Vou ficar 6 semanas aqui, ou seja, so me restam duas agora. Voce sabem se voces vao passar por aqui? E uma cidade maravilhosa! Semana que vem estou indo pras Rockie Mountains... dizem que e um lugar maravilhoso tbm. Na volta eu conto se vale a pena ou nao.

Boa sorte na Etiopia!
bjos!! » NINA - Canada! - 24, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Pelo visto achou um lugar com peixes, diferente de quando você nos levava pra pescar no Rio Antinha, onde não tinha nada. rsrs

Abraços ao casal e sigam em paz. » Mauri - Serra Alta/Arapoti - 25, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Olá Roy e Mi, 
Depois de algum tempo hoje voltei a visitar seu Site.
Parabéns a Voces pela bela empreitada.
Vou divulgar seu Site junto aos meus Amigos da "Sala Brasileira" via Echolink.
Um Abraço fraternal

PP5WM - Carlos por São Bento do Sul - SC. » Carlos José Weihermann - PP5WM - Brasil - 25, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Boa tarde Roy......

Achei interessante a foto 42 ...pouco folgada a cabritinha......

Boa viagem e muita sorte a vcs dois » Kese - Oxford - 25, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Parabens pela aventura...acompanhar o texto e as fotos nos faz viver e sentir cada momento desta maravilhosa aventura...estamos acompanhando! abraços » ANTONIO MARCOS JANTSCH - brasil - 26, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Eita velhinhos.....

Como sempre show, as fotos, realmente voces nao sao de prastico, que Deus abencoe o resto da caminhada, e lembre quando estiverem nos EUA, nao esqueca de avisar

ABRACOS E BEIJOS » Andre luiz Zipperer Habowsky - USA - 26, Agosto de 2008 ______________________________________________________ OLA AMIGOS ROY E MI QUE FABULOSA SAO AS FOTOS.
NOSSA MUITO XIQUE.UM GRANDE ABRAÇO DOS AMIGOS OSVALDO E FATIMA.
FIQUEM COM DEUS .
ATE OUTRA HORA.
VOCEIS ESTAO DE PARABENS. » OSVALDO E FATIMA - BRASIL - 26, Agosto de 2008 ______________________________________________________ E aí, pessoal...
Td bem com vocês?
Quanto tempo...
Caramba, será que tinha pó no trecho, nossa senhora...hehehehe...shoooow de bola.
Grande abraço.
T+

sbs/sc. » DENIEL L. HECHER - Brasil - 27, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Mais uma vez, parabéns!



SOUZA - São Bento do Sul - Rudnick - Brasil


 » Luis Francisco de Souza - Brasil - 29, Agosto de 2008 ______________________________________________________ CHAMADA ESPECIAL! 

DIVULGUE ESTA AVENTURA ENTRE OS AMIGOS DA INTERNET...

ATENÇÃO: NO PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO, A INTENÇÃO É BATER O RECORDE DE MENSAGENS. 


VAMOS ALAVANCAR MAIS LEITORES. VAMOS TORNAR ESTA AVENTURA UM MARCO PARA O BRASIL...

OLHA... SÃO TANTAS NOTÍCIAS DESAGRADÁVEIS NOS INFORMATIVOS DE COMUNICAÇÃO QUE CHEGOU A HORA MUDARMOS TUDO ISSO. 

ROY E MI ESTÃO DANDO UM EXEMPLO DE DIVULGARES DO BRASIL PELO MUNDO. DE PATRIOTISMO. DE CIVISMO!

CHEGOU A SUA HORA DE PARTICIPAR!

VOCÊ ESTÁ PENSANDO QUE ESTA AVENTURA É FÁCIL? 

O APOIO DOS LEITORES É IMPORTANTE PARA O CASAL.

VAMOS TODOS JUNTOS, DE CARONA NO LOBO!

PAULO FRANCIS. JR - PRESIDENTE VENCESLAU - SP
 » PAULO FRANCIS. JR - Brasil - 30, Agosto de 2008 ______________________________________________________ foto 33.
super!
as demais creio que são se brinde!!!

e aí, creio que entre cada continente existe um periodo de transição, ajustes em tudo,certo? em que pé estão?

acho que podemos esperar o inesperado de belezas e riquezas ai tambem!!!

bem, e se o Roy assumir as caracteristicas africanas, assim como assumiu as do Oriente,
podemos espera-lo como campeão da próxima corrida de São Silvestre!!!

abraço


 » dani.weiss - casa - 31, Agosto de 2008 ______________________________________________________ O site de vocês é foda. Gosto muito!!!
Acompanho vcs desde da Asia e fico feliz quando tem novidades.
Quando elas demoram... fico bolado.
grande abraço e parabéns para vcs 2! » Gustavo - Brasil - 31, Agosto de 2008 ______________________________________________________ NOSSSAAAA!!!VISITO AS PÁGINAS E FICO BABANDO NAS FOTOS...VCS ESTÃO DE PARABÉNS! MTA CORAGEM !!! » ANA LUCIA - Brasil - 31, Agosto de 2008 ______________________________________________________ Passando pra deixar um super abraço, e claro boa viagem!!! » kakau - BR - 01, Setembro de 2008 ______________________________________________________ Parabens, Roy e mi

As fotos são lindas, sigam com muinta saúde nesta empreitada.

Abraço. » Lourenço de oliveira - SBS - Brasil - 02, Setembro de 2008 ______________________________________________________ Royvolver e Mi, 

Que aventura, heim? Fotos belíssimas. Diários impecáveis. 

Força! 





 » Marco Baptista - Brasil - 02, Setembro de 2008 ______________________________________________________ ATENÇÃO LEITORES

C O N V O C A Ç Ã O G E R A L!!!

VAMOS QUEBRAR O RECORDE DE MENSAGENS AQUI NESTE ESPAÇO NO PRÓXIMO DIÁRIO DE BORDO...

CONVIDE OS AMIGOS, PARENTES E CONHECIDOS. 

VAMOS DEIXAR MENSAGENS AO CASAL ROY E MI. 

VAMOS DEMONSTRAR AO MUNDO QUE SOMOS UM PAÍS UNIDO. QUE TEMOS UM PROPÓSITO! TEMOS UMA BANDEIRA IMPORTANTE QUE UNE A TODOS NÓS: A AMIZADE!

O CONTINENTE AFRICANO É GRANDE DEMAIS!

VAMOS DIVULGAR! 

VAMOS PARTICIPAR!

ESTEJA PREPARADO...

FAÇA O SEGUINTE: COLE UMA OU MAIS FOTOS DA AVENTURA E DIVULGUE ENTRE OS SEUS CONTACTOS!

FAÇAM CHAMADAS PARA ESTE SITE. 

VÁ SE PREPARANDO!

VAMOS PARTICIPAR. 

UM FORTE ABRAÇO A TODOS!

PAULO FRANCIS. JR. - PRESIDENTE VENCESLAU - SP » PAULO FRANCIS. JR. - BRASIL - 02, Setembro de 2008 ______________________________________________________ Belíssimas imagens.
Boa viagem !!! » RENALDINO ERNILDO BECKER - Brasil - 02, Setembro de 2008 ______________________________________________________ vamos divulgar geral esta aventura maravilhosa,porque e´ demais tchau vao com deus. » sandro koepsel ibirama - BRASIL SC - 03, Setembro de 2008 ______________________________________________________ Olá! Saudades do amigo, fico contente quando visito o site “mundo por terra”
Pois tenho a certeza que serão inúmeras as novidades, e com tudo uma chance de adquirir uma cultura a mais entre os continentes desse mundão chamado terra. Parabéns a vcs e que Deus continue protegendo seus caminhos. Abraços Sagaz. » audiliam richard sagaz - brasil - 04, Setembro de 2008 ______________________________________________________ E ai moçada, muito tempo sem contacto, assusta.
Mande noticias.
Se cuidem.
james e familia. » james - dos impostos - 04, Setembro de 2008 ______________________________________________________ Bem Legal! essa aventura! mas, tem que ter muita coragem...Parabens ao casal! » Sildonir Soares de Camargo - Brasil - 05, Setembro de 2008 ______________________________________________________ Oi!!!

Nossa, quantos lugares maravilhosos. Parabéns ao casal!
Conheço o Paulo Francis Jr e acho legal da parte dele querer divulgar as viagens de vcs.
Boa viagem! » Nel Rocha - Brasil - 09, Setembro de 2008 ______________________________________________________ bicho ninito! » Maria - brasil - 21, Outubro de 2008 ______________________________________________________

    Mundo por Terra

Compartilhe

Veja Também

Diário de Bordo

Diário de Bordo 1 – Planejamento 1

21 | dez | 2006
Diário de Bordo

Diário de Bordo 2 – Planejamento 2

21 | fev | 2007
Diário de Bordo

Diário de Bordo 3 – Festa de Despedida

28 | fev | 2007