(03/12/2008 a 18/01/2009)
Depois de todas essas férias…
… nada mais justo do que intensificar este diário de bordo com muitas fotos e relatos de nada menos de um mês e meio por entre as incríveis savanas da bela África do Sul. Mas desta vez nossa história ganhou força, com a vinda de nossos familiares que há quase dois anos não víamos, e que viajaram conosco durante boa parte do percurso.
Entramos na África do Sul vindo da Suazilândia, no dia 03/12/08, pelas montanhas que rodeiam Barberton e seguimos diretamente para Nelspruit, capital do estado Mpumalanga. Nelspruit não é grande (235.000 habitantes), mas pela estrutura em suas estradas, viadutos, shopping-centers, restaurantes, supermercados, etc… nos deu a impressão de termos vindo ao primeiro mundo onde tudo lembrava a Europa, Austrália e Nova Zelândia. Na verdade, comparamos toda essa ótima estrutura a Nelspruit somente por ter sido uma das primeiras cidades da África do Sul, pois quase todas as cidades daqui, transmitem essa boa impressão.
Por uma outra visão, assim que entramos no país, ficamos um pouco decepcionados, pois a segurança por aqui não se pareceu das melhores. Após 10 minutos de conversa com cada cidadão que encontrávamos, o tema virava a criminalidade que tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com um estudo das Nações Unidas (UN), a África do Sul ocupa o primeiro lugar em se tratando de assassínio com arma de fogo, homicídio involuntário, violação e agressão, ocupando também segundo lugar em homicídio e quarto em roubo. Sorte ou azar, tivemos nossa experiência, quando homens desarmados tentaram nos assaltar. Eles não tiveram sucesso e nós aprendemos a lição, passando a nos precaver ainda mais.
Mas não fica difícil de entender essa violência, que mais parece uma revolta ao passado, pois a história recente do país conta que entre os anos 1948 e 1994, toda a estrutura política, econômica e social era baseada no apartheid, onde legalmente, a minoria branca mantinha discriminação racial. Tudo era separado desde praias, banheiros, transportes públicos, escolas, inclusive bancos de praças, além de que casamentos ou relacionamentos entre duas raças era proibido. As últimas leis eram ainda mais severas, onde negros eram forçados a usarem seus documentos de identificação o tempo todo e eram proibidos a permanecerem nas cidades ou mesmo visitá-las, sem devida permissão.
Nesse meio tempo, alguns poucos asiáticos, de acordo com a constituição em 1983, passaram a ter alguns direitos limitados, mas a maioria que era negra ainda não tinha direito a nada. Somente em 1990, o sistema apartheid começou a ser desmantelado, ano que Nelson Mandela (líder do ANC – Congresso Nacional Africano), foi libertado dos 27 anos encarcerado e em abril de 1994, através das eleições multirraciais para o novo parlamento, Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul. É interessante e gostoso de escutar de alguns africanos brancos, que Nelson Mandela fora um ídolo inclusive para eles.
Recente acontecimento (20/09/2008) no governo sul-africano foi o pedido de demissão do até então sucessor de Mandela, Thabo Mbeki, após pressões de seu próprio partido, sob acusação de interferência no poder judicial. Dois dias depois, Kgalema Motlanthe foi apontado para novo chefe de estado.
E quanto a nós, em meio a hospitalidade dos boêres (nominação dada aos fazendeiros brancos africanos), fizemos uma pequena viagem a uma parte do Drakensberg com seus penhascos, cachoeiras e campos a perder de vista. Além disso, a fartura de carne começou a aparecer, pois é braai pra cá e biltong pra lá. Braai é o nome dado ao ato de assar uma carninha, talvez nossa churrascada e biltong é uma carne seca, similar ao nosso charque, e é feito, além do boi, de avestruz, kudu e springbock, sendo os dois últimos, cervos comumente caçados por aqui. A combinação perfeita é: futebol, que no caso dos africanos é o rugbi, biltong e uma cervejinha!!!
Em Pretoria, capital administrativa da África do Sul, conseguimos dois vistos, do DRC (República Democrática do Congo) e da República do Congo, que apesar dos nomes idênticos, são países diferentes. E na tentativa de fazer o visto da Angola, que seria o mais difícil, naquela sexta-feira entraram de férias e somente voltariam a trabalhar no próximo ano, e aí nos demos conta, caramba, mais um ano se passou!!!
Com mais uma semaninha na manga, antes que nossa família chegasse, viajamos até Commondale, colônia alemã de quinta geração composta somente por fazendeiros, os quais ainda falam o alemão como língua principal. Já estivemos por lá antes, só que com o Grupo Coral e Musical Edelweiss, que fez duas turnês e concertos pela África do sul nos anos 1995 e 2001. E devido a grande e antiga amizade mantida a base de cartas escritas a mão, Berno e Mandi inclusive farão parte de nossa viagem, só que na semana que vem, hehe, alguns parágrafos abaixo. Em Commondale, revimos vários outros amigos, pescamos, fomos juntos a igreja e inclusive cantamos em seu coral, até que no dia 24 de dezembro, rumamos a Johannesburg para que dia 25 cedinho, encontrássemos nossos pais, irmãos e cunhados no aeroporto.
25/12/08, dito e feito. Estavam lá, Leomar, Leones, Odenir, Arlette, Hans, Natascha, Cleiton e Daniela. Rolou aquela emoção, alguns choraram, outros riram, uns tiraram fotos e outros até esqueceram das fotos… e, agora a bordo de três carros, o Lobo + duas Grand Livinas alugadas, seguimos desbravando a África do Sul.
Nosso Natal, festejamos atrasados em Pretoria. Lá foi tempo de contar causos, rir, relembrar e até revelamos o amigo secreto… mas já noutro dia cedinho, partimos para a Reserva Natural Balule, onde passamos três dias fazendo safáris a bordo de dois Land Rovers preparados especialmente para tal. Num carro, foram nossos pais, acompanhados pelo Berno e Mandi que ali nos reencontraram e no outro, os irmãos, cunhados e nós. Os animais eram fichinha comparado as risadas que dávamos com nosso guia Cuzzy, que nos falava que ia procurar pistas dos leões no mato ao redor do carro, mas não se ligou que percebemos que quando saiu, estava com a camisa por fora da calça e quando voltou, estava por dentro… era de se partir de rir!
Dia 29/12, saímos do Balule bem cedo, pois o plano era de somente cruzar o Parque Nacional Kruger e deixá-lo pelo portão sul neste mesmo dia. Então, entramos na imensidão do Kruger, com seus 2 milhões de hectares e foi de cair de queixo da beleza que é ver esse parque em épocas de chuva. Aquele verde impressionante que quando visto do alto, parece não ter fim. Beleza que só pode ser maior quando os olhos se acostumam e lá ao longe, um, dois, três, dez ou mais elefantes começam a perder sua camuflagem e aparecer do nada. Simplesmente magnífico!!!
Quando já tínhamos ganho o dia e já se aproximava das 18:30hs, hora de deixar o parque, tivemos a notícia de que chuvas fortes ao sul inundaram o Rio do Crocodilo, fazendo-nos procurar outra saída. As horas passavam, as distâncias aumentavam, as pontes todas inundadas e a saída não foi possível. Parece que foi azar, pois tivemos que dirigir até as 11 horas da noite… mas foi exatamente após aquelas 18:30hs, quando todos os carros deveriam estar dentro dos cercados dos alojamentos ou fora do parque, que vivenciamos as melhores experiências: um elefante que corria sem perdão rumo ao lobo, e que com nosso aceno firme (tática que aprendemos com o engraçado Cuzzy) e olhos nos olhos, a menos de 5 metros, o animal baixou a guarda, mudou de curso e saiu cabisbaixo; “O” Pôr do Sol; o Lobo que quebrou novamente e que tivemos que sair da cabine para concertá-lo a deriva da Lei da Natureza; os cinco imponentes leões que encontramos a apenas 15km do lugar onde arrumamos o carro; as inúmeras hienas; mais girafas; elefantes; antílopes, etc… SEM DESCRIÇAO!!! Terminamos nossa jornada dormindo no principal camping do Kruger, generosamente cedido pela administração do próprio parque, devido ter sido uma situação sem controle, ou seja, as águas definitivamente nos impediram de sair do parque naquele dia, assim como para outras pessoas.
Outro dia cedo, quando fomos ao encontro do Berno e Mandi para seguirmos viagem, percebemos que algo não estava certo. Eles riam que não paravam mais e assim contaram sua aventura noturna, quando saíram para ir tomar banho nos chuveiros que ficavam a cerca de 150m de sua acomodação. Após o banho, não conseguiram mais voltar, pois se perderam em meio as outras centenas de acomodações idênticas e acabaram dormindo em um banco qualquer. Mas o legal foi ouvir suas histórias e ver que mesmo não tendo dormido, com seus mais de 70 anos, não perderam a moral, muito menos o humor.
Assim que saímos do Kruger, dirigimos ao sul por mais de 400km, margeando a Suazilândia até chegarmos novamente a Commondale, onde passamos o ano novo e mais 4 dias de dar saudades na companhia de toda a família Kholmeyer. Fizemos de tudo: braai com cerveja, cerveja com braai, passeios pelas lindas fazendas, mais animais, festas na casa de amigos, caçadas, apresentação em slides sobre nossa viagem, etc… até que chegou do dia 04/01/09, e tivemos que partir.
Mais um tanto de quilômetros e chegamos em Durban, terceira maior cidade do país que exibe uma linda praia protegida dos tubarões por uma malha de aço, estendida a alguns metros da areia. Lá, contemplamos um pouco da cultura Zulu e viramos criança no Mundo Marinho Ushaka com todos aqueles aquários de última geração, show de golfinhos e leões marinhos, piscinas e tobogãs.
E como diz o velho ditado, o que é bom dura pouco, então, dia 10/01/09, Odenir, Arlette, Hans e Natascha tiveram que partir, ficando conosco para mais 8 dias, Leomar, Leones, Cleiton e Daniela, com os quais viajamos até a Cidade do Cabo.
No caminho, passamos pelas lindas montanhas do Golden Gate, que costeiam Lesoto (país inserido dentro da África do Sul); avistamos mais de 200 elefantes juntos, dos menores até os mais impressivos no Parque Nacional Addo; rodamos parte da Rota dos Jardins, cruzando também a cidade Porto Elizabeth; avistamos o mar mais uma vez no Parque Nacional Tsitsikamma; conhecemos uma fazenda de avestruzes assim como tivemos a oportunidade de montaria nestas aves; saboreamos os vinhos da região de Stellenbosch, considerados como um dos melhores vinhos do mundo e enfim, chegamos na Cidade do Cabo. Nessa parte da viagem, as noites foram curtas e o cansaço tomou conta, mas o que vimos, valeu cada hora dirigida.
E pra finalizar nossa viagem, a Cidade do Cabo. Capital legislativa da África do Sul, habitada por mais de 3 milhões de pessoas, as quais moram ao redor da Table Mountain, uma montanha com mais de 1.000m de altura, situada a beira mar e cotada por sua flora única. E se não fosse só isso, a cidade é repleta de uma arquitetura colonial sem igual.
Gostaríamos de ter subido a Table Mountain, mas devido aos fortes ventos, que no topo chegavam a 45 nós, os bondinhos não estavam em funcionamento. Mesmo assim, a meio caminho do topo, pudemos apreciar uma bela vista da cidade. Seguimos ao sul na Península do Cabo, a qual nos levou ao Ponto do Cabo e ao Cabo da Boa Esperança, lugar que supostamente divide os oceanos Índico e Atlântico (há controvérsias nesta afirmação, onde existem afirmações que a divisão se situa frente ao Cabo das Agulhas). Foi aqui que tivemos o nosso segundo reencontro desse diário, agora com o Oceano Atlântico. Ali, logo ali do outro lado desse marzão está nosso destino final…
E no dia 18/01/09, nos despedimos do Leomar, Leones, Cleiton e Daniela com um aperto no peito. Passaremos mais alguns dias na Cidade do Cabo e em breve partiremos, agora rumando ao norte, pela costa oeste africana.
Esta etapa da viagem, com certeza, ficará marcada pra sempre. Dos biltongs com cerveja, das risadas, conversas pelo rádio, safáris, fotos em grupo, braai e principalmente da companhia, sentiremos saudades…
PS – Nosso carro, o Lobo da Estrada, passou a dar alguns probleminhas nos últimos tempos. Tudo aconteceu mais ou menos como quando ficamos doentes: a dor de barriga, que traz a dor no dente, aí vem a dor de cabeça, cansaço e assim por diante. No lobo, o problema começou com uma pedra que entrou na polia da bomba de água e partiu a correia. Correia trocada e já em seguida quebrou o alternador, e aí a bomba hidráulica da direção, novamente o alternador, bomba d’água do motor, e agora uns curtos no sistema elétrico. Esperamos que essas férias tenham feito bem pro Lobo também!!!
Álbum: África do Sul 1
[flickr]set:72157631545986544[/flickr]
Realmente faltam palavras para descrever a beleza de África e foi um enorme prazer poder ter participado um pouco dessa bela viagem. Estava show de bola!! Como não posso apreciar um biltong com cerveja agora, vou trabalhar!!hehe Abração » Cleiton Peyerl - Brasil - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Poxa, até que enfim.......novos relatos e fotos..... Vocês viciam a gente nessa viagem fantástica e ficam ai, se fazendo de difíceis........ Grande abraço a vocês e parabéns pelo encontro da família, vocês estavam merecendo!!! » José Fernando Battoni - brasil - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Feliz Ano Novo.......... » Rodrigo E. Diener - Brasil - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ ufa ......que fotos e que diário hen.... de mais,no fim do ano é aquela festa tudo de bom . bem até o próxima diário de bordo e ve se não demora tanto para dar notícias. tudo de bom. PCJOENCK. BRUSQUE,SC,BR. » PAULO CESAR JOENCK - BRASIL - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Nem acredito que ja estou novamente aqui na minha mesa admirando vcs pela telinha que ja está gasta ! o engraçado é se ver nas fotos com vcs! Os dias voaram, pq foi tão intenso que nao deu nem para perceber que a hora passava! e olha que acordar deste sonho esta sendo difícel, pudera eu passar mais um mês aí com vcs!!! Vimos com nossos próprios olhos, e damos o testemunho, que vcs estão bem muito bem por sinal: Estão com saúde, "in shape ", e digo que não estão magros - nós é que estamos gordos por causa desta dieta ocidental consumista! A Asia e India foram positivas tambem neste sentido para vcs!; Estão com conforto sem igual dentro do Lobo (testado e aprovado); Adquiriram uma desenvoltura sem tamanho, que leva a um carisma que realmente faz qquer indiano ficar horas sentado lhes admirando!!! Voces cativam o mundo e isso vimos de perto, vcs realmente fazem as portas se abrirem, e de forma tao espontânea e incalculada! Vcs podem escrever tambem um livro sobre tecnicas de negociação!!!! hehehe Mas o mais deu prazer de ver, alem de bichos, paisagens sem igual e cidades belissimas foi a firmeza do olhar de vcs, o entusiamo com que contam suas historias, e a tranquilidade que vem da alma, que vale por tudo, e que faz superar qquer dificuldade! e quando começamos a ter esse gostinho... o gostinho daquele desapego que falei lá nos primeiros diários....pufff... o dia clarou!!!! a festa acabou... mas ja foi o suficiente para por a cabeça para pensar assim que colocamos os pés dentro de casa... o que realmente vale a pena nessa vida??? obrigada pela grandiosissima hospitalidade!!! pelas risadas, brindes, tomatons, marmites, historias... só nao gostei de ter que ficar com saudades, pq isso sim ta doendo na testa e na garganta!!! cheers! ps: resta saber quem é quem no post it!!!! » Dani Weiss - sbs - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Que felicidade esse encontro!! Saudades da África do Sul, dos lugares, dos amigos.... Grande abraço » IVANA LAMPE - Brazil - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Roy e mi Nota 10! » Nelson Valandro - Brasil - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ boa noite Imagino a emoção do encontro de voces......matarão saudades. Um dia quero adquirir uma camiseta da expedicão,uma ou quatro pra familia toda. Lindas as fotos. que Deus continue a acompanhar voces. » jose mauricio bloncovski - brasil,jaragua do sul - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Sempre com belas imagens e agora ainda mais completa com a familia toda. » Leonidas Ribeiro dos Santos F - Brasil - 20, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Ai...que emoção....Lindas fotos e meus olhos encheram de lágrimas lendo o relato de vcs.... Prima....fiquei até com vontade de tar aí e dar um abraço em vcs....mas como não posso...continuo aqui acompanhando vcs e torcendo para cada dia ser melhor....O que não acho nem um pouco difícil....hehehehe. Muitas felicidades para vcs e beijões. » Katiusia Andressa Brand - Ctba - Brasil - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Ola Pessoal, tudo bem??? Aqui e o Roy e a Michelle, diretamente da Cidade do Cabo, Africa do Sul. Gostariamos de convida-los a conferir uma novidade em nosso site, que foi ideia de um amigo internauta que nos acompanha. Eh so clicar sobre a localidade onde estamos, e automaticamente um MAPA se abrira, apontando o local!!! Um forte abraco e continuem nos acompanhando, agora ainda mais de perto!!! Roy e Michelle » Mundo por Terra - Africa do Sul - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Nossa, eu diario de bordo!!! Certamente foi o mais intenso que vocês escreveram... Tive vontade de chorar de emoção imaginando o encontro e a despedida e rir de alguns comentarios e fotos.... Aliás me peguei rindo aqui algumas vezes!!! Parabéns, amei as fotos, amei o depoimento, e amei conhecer um pouquinho mais a Africa que é um dos meus sonhos. Beijinhos e boa viagem pra vcs. » Leila Sarita Greipel Treml - Brasil - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ ops!!!! éééé....... hum.... posso ir de novo? bjs » Dani de novo - SBS, sempre famosa, cidade que alguem sempre ouviu falar!!! - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Roy e Mi, Como agradecer... Somente pedindo a Deus para continuar abençoando vcs. A emoção foi muita, é maravilhoso poder acompanhá-los, emoção, choro, risos... Vocês estão de parabéns, são pessoas iluminadas... Tudo de bom... Um forte abraço, Flávia, Edilson, Gustavo e Gabriel - Oxford/SBS » Flávia Eiselt - Brasil - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ QUERIDOS AMIGOS, ROY E MI A DIFICULDADE POR QUE PASSAM É MOMENTÂNEA PARA ENTRAR ANGOLA. ENVIEI E-MAIL PESSOAL AO AMIGO ANGOLANO M. ALFREDO... VAI DAR TUDO CERTO. EU CREIO QUE SIM! CONFIRME SE RECEBEU OS TELEFONES DELE POR AI? UM FORTE ABRAÇO PAULO FRANCIS. JR - PRESIDENTE VENCESLAU -SP » PAULO FRANCIS. JR. - BRASIL - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Prezados Roy e Mi, Parabéns a vocês e a todos da Família. Continuo de ôlho nesta grande aventura que vocês proporcionam a tôdo o Mundo. Muito obrigado. Um grande abraço e que DEUS continue protegendo vocês. Jose Humberto Silva - Uberaba-MG. » Jose Humberto Silva - Brazil - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Oi pessoal. Descobri o diário de bordo agora e simplesmente estou encantada com todo o projeto e todas as milhas percorridas. Também tenho um blog de viagens (carolwieser.wordpress.com) e gostaria de inserir o link pra página de vocês lá no blog. Adoraria que meus leitores pudessem conhecer o projeto. Vou passar mais vezes por aqui, e por enquanto deixo um boa sorte bem grande pra vocês nesse país intrigante que é a Africa (por onde já estive também) Abraços » Carol Wieser - Brasil - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Ei, quem é o doido da cabeça que saltou daquele penhasco? Ô lôco meu!!! Valeu a dica do mapa, o que era super bom agora ficou hiper super bom. Nota 10! » Nelson Valandro - Brasil - 21, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Olá meus queridos Roy e Mi! Felizes e emocionados pelo reencontro, deslumbrados com a beleza da África, mas sentindo um grande vazio depois destes dias tão maravilhosos, ca estamos, de volta em nossos lares. Tudo passou como num belo sonho do qual não gostaríamos de acordar. Momentos únicos que ficarão guardados para sempre em nossos corações e num belíssimo álbum de fotos, Poder acompanhá-los neste curto trajeto da expedição nos deu a oportunidade de sentir o gostinho, emoções e aventuras de uma viagem tão grandiosa e corajosa de volta ao mundo. Fiquei simplesmente encantada. Admiro muito vocês e peço ao bom Deus que os acompanhe até o final desta jornada. Que chegue logo o 1.000º dia da expedição para que possamos tê-los aqui conosco novamente. Com muito amor. Mami » Leones Rudnick - Brasil - 22, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ É muito lindo viajar o mundo de carona com vcs, legal... adorei as fotos, senti o afeto e carinho aconchegante que seus familiares transmitiram a vcs, a família é a mais bela das fotos que podemos guardar... Valeu que Deus ilumine o caminho de vcs. Abraços, Sagaz. » audiliam richard sagaz - brasil - 23, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Olá Roy, oi Michelle! Faz tempo que não mando um recado, mas mesmo atrasado, Feliz Ano Novo, e sucesso nessa viagem maravilhosa. Abraços Izan » Izan Husmann - Brasil - 23, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ A cada dia que passa mais próximo o início do meu grande sonho, apenas espero ter a sorte de poder vivenciar das mesmas experiencias pelas quais vcs estão passando. Está sendo maravilhoso poder acompanha-los pelo diário de bordo e quanto é lindo ver o qunto vcs são amados pelos seus. Força, força, muita força e coragem sempre. Estejam sempre com DEUS. » Armando Kassardjian - Vinhedo- SP - Brasil - 23, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Fiquei até emocionado em ver a foto (22) com o adesivo do CRASB, que ajudei a fundar em 1997. O resto das fotos tambem são legais (eheheheh....) Continuamos orando por vocês » GILSON MACHADO E FAMÍLIA - Brasil - 24, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ De todos os países q venho acompanhando as fotos, este foi o que mais me fascinou, pela variação de paisagem, tem canions, cachoeiras, savanas, praias, etc. Obrigado por nos proporcionar isto. Fica mais fácil de escolher um país a visitar...rs.. Abraços » Edio Vogel - SC. Brasil - 24, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Olá Roy... olá Mi... Que maravilha reencontrá-los!!! Ler este relato tão emocionado, cheio de vida, aventuras, saudade, cheiros, sons, luz e amor... encheu meu coração de alegria!!! Há dias estava perto do meu amor, hoje ele já está na Alemanha de novo! Sei bem o que é ficar longe das pessoas que mais amamos, e sei como é poderoso o sentimento que nos preenche quando estamos próximos novamente!! Com certeza, estão repletos de paz de espírito!!! Um dia depois do retorno de seus pais, Roy... encontrei sua mãe na entrada do correio. Não há como descrever o que eu vi nos olhos dela! Eu via vocês!! Mesmo tão longe, vocês estavam ali naquele momento! Foi mágico, e como não deve ser difícil de imaginar perguntei sobre vocês! O mundo ficou pequeno naquele instante, porque a voz, o olhar, o cheiro e os sons traziam aqueles dias onde estiveram juntos, até nós. São Bento agora tá na telinha com o BBB, mas existe um MPT muito mais interessante de se acompanhar. Pergunta básica: Vocês conseguiram dormir na noite do dia 24.12.2008?? Imagiiiiiinaa!!! Nem quero saber a resposta, hehe! Queria ser uma mosquinha para ver esse encontro! Um sonho com certeza!! Que viagem maravilhosa em família! Aventura fantástica, de encher os olhos de lágrimas... pelo reencontro, pelas imagens, pelas aventuras, por tudo que vcs sempre tem nos proporcionado. Obrigadaaaaaaaaa!!! Ahhhhhh... e o Lobo, gente... dois anos rodando pelo mundo, o que é isso?? Ele merece uma dorzinha aqui, outra ali... mas cuidem bem dele viu??? Tem muita gente torcendo por ele também! Pois afinal, ele tem nos levado com vcs nessa aventura! Amei as fotos 26, 59, 62 entre todas. Não tem como não gostar destas imagens... é tudo muito lindo!! Desejo de coração uma boa viagem adiante! Melhoras ao Lobo! Muita luz no caminho de vocês, sucesso, e paciência... com os seus seguidores hehe! A gente se empolga com tudo isso, e começa a escrever livros por aqui também!! hehe Beijinhos... abraços... Cleusa Nalú (Tascheck) Strecker PS. Adorei o desenho da família no mapa!! » Cleusa Nalú (Tascheck) Strecker - Brasil - 24, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Saudade de ver essas fotinhos MARAVILHOSAS! Que vocês tenham um percurso de ainda muito aprendizado e muita alegria! Bjãoooooo!!! » Harriet Hackbarth - SBS/SC/Brasil - 25, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Parabéns para família. "Inolvidable" performance. Que a felicidade continue... Luis. » Luis Hernan Mendoza Adrianzen - BRASIL - 26, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Lindo o álbum, lindo o diáro, lindo o encontro, até chorei. Quem conhece vcs, os amigos, a Africa do Sul, com certeza se emociona ! Grande abraço !!! » Cibi - SBS - 26, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Queridos Roy e Michele, Referente foto 81 de 134: aprovada pela inocência. Oh, Roy! Fica difícil saber quem se mostra mais engraçado, o burrico ou você. Cada qual expressa que está feliz com o outro; logo me fez lembrar o belo cavalinho branco de balanço (Schimmel) que ficava na varanda de nossa morada, lá na estrada Dona Francisca, feito pelo avô Germano nos anos 40. De lá olhávamos quando passavam os carroções e os primeiros caminhões que transportavam madeira e erva mate para o porto Bucarein (Joinville). Com esta foto você está sendo o garoto propaganda da Rudnick (móveis de qualidade desde 1938!) neste diário. Vale uma cervejinha Draft (aquela fabricada pelos alemães da Namíbia). Gostei do relatório, lembrando os dias que estivemos com vocês e mais amigos brasileiros e da África (um sonho). A África do Sul para mim é indecifrável. Só fico a imaginar como será o restante deste enorme continente. O nosso encontro com vocês e o Lobo faz aumentar a saudades e a curiosidade pelo restante de vossa feliz viagem. Abraços e muito obrigado por tudo que vocês nos proporcionaram neste encontro, teu pai. » Leomar Rudnick - Brasil - 26, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ fala irmãos,continua muito dificil esta vida que vocês estão levando,estou aqui torcendo e sempre ficando muito feliz com cada km adiante que vocês percorrem. um grande abraço » reinaldo soares - brasil - 26, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Muito legal esse diário...Com certeza o coração foi a 1000 no encontro com a família,né? As fotos estão lindas...Vcs todos estão lindos... Continuem aproveitando bastante.... Bjoooossssss » Tabatah, Branco, Ana e Pedro - Jaraguá do Sul - SC - 27, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Michele e Roy que aventura fantastica que voces estão vivendo,é maravilhso conhecer outros povos outras culturas, enfim coisas diferentes que nos enriquecem nos da alegria,me sinto muito feliz de estar acompanhndo-os , me divirto muito me traz alegrias, emoções, enfim é um grande prazer estar com voces.Felicidades e fiquem com Deus,continuarei pegando carona nesta viajem maravilhosa que é o ''Mundo porterra'' » Vanilde Cledes - Goiania Go Brasil - 28, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ E aí, Roy e Michele... Tudo bem com vocês???? Muito legal essa ida de alguns da família, muito legal mesmo. No restante, fantástico...shoooow de bola. Grande abraço. T+ sbs/sc » Deniel L Hecher - Brasil - 29, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ vejo que ainda estão na cidade do cabo; não deixem de ir à table mountain (fauna e flora diversificada p/fotografar!-além da vista fantástica da cidade) pelo teleférico e à noite visitar os restaurantes da watter front; » paulo zanetti - brasil - 29, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Olá, como foi bom rever a Africa por vcs. Foi demais.... E talvez vcs nem tenhão ideia de como as fotos, os diarios, e as mudancas de vcs mexem com a gente. Realmente é um repensar e reavaliar o que vale a pena na vida. Sentimos muita falta de vcs nos encontros da familia. Mas tenho certeza que vamos poder crescer mais ainda nos proximos encontros que virão. Saudades e muito sucesso nas experiências que ainda viverão! Bjs com muito orgulho de vcs, primos Lilian e Flavio Schuhmacher » Lilian Weiss Schuhmacher - Brasil - 30, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Feliz 2009! Show de bola! Parabens pela persistencia e dedicacao! Essa viagem ja merece um livro. Abracos, Guido Greipel Junior » Guido Greipel Junior - Brasil - 30, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Ola Roy e Mi, finalmente abri o site e pude me deleitar com toda essa nova aventura e 'e claro a emocao de ver a familia reunida podendo sentir um pouco do que vc's tem vivido por todo esse tempo, com certeza sera inesquecivel esses dias com a mae, pai, irma e cunhados. A pior parte 'e sempre a despedida, mas como para vcs o tempo voa, pois todos os dias estao vendo coisas novas qdo menos perceberem estarao em casa, por isso aproveitem cada cm e min por esse mundao. Ahh feliz 2009 e estamos aqui sempre acompanhando-os. Mil beijos e carinho Kerolin & Paul » Kerolin Bail - Nova Zelandia - 31, Janeiro de 2009 ______________________________________________________ Ola!!.......muito show tudo isso,realmente bastante tempo na estrada,acompanho desde o primeiro diário,achei muito legal também o encontro com a famílha!!!...e as fotos então uma mais linda que a outra!!!...valeu!! Lajeado-RS www.chiarellicorretordeimoveis.com.br » Eduardo Chiarelli - BR - 01, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ GOOD VIBES » MARCOS AURÉLIO - SAMPA BRASIL - 02, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ Aí seu Roi, arrepiando na Africa, abraço aí do pessoal de São Bento, Carlos/Jair-Belga, Sandro Becker,Tico Liebl,MarcioBeka,Zepi.....Coisa de cinema...Parabens a você e a Frau....Fotos belissimas » Carlos Lutke - Brasil - 03, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ >É preciso q se compreenda o entendimento de cada individuo, familia, sociedade ou mesmo de cada povo, contudo, entendo, isto é meu entendimento, não consigo ver tanta grandeza em Jesus, até porque foi eliminado, seus conhecimentos foram apenas teoriocos, falou de ciencias mais nunca passou de discursos e vejo muita controversas em seus evangelhos e tendencias de manipulação e considerando o estado de coisas, penso q uma inteligencia suprema (DEUS), não concederia privilégios a ninguém em detrimentos de semelhantes. Agora este diario de bordo eu dou nota mais de 1000, é lindo é o maximo... Parabens e felicidades Abraços... » MOACIR CARDOSO DA SILVEIRA - Brasil - 03, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ Olá aventureiros......Roy e Michele Por vezes entro no site para "espiar" voces, e tento imaginar a aventura maravilhosa que estão vivendo e os obstáculos que também com certeza fazem parte desta viagem. Para mim o QUE todo ser humano tem de melhor na vida é a FAMÍLIA e os AMIGOS, então imagino o quanto ficaram felizes quando estes foram ao encontro de voces. Tem uma frase do CC que diz..... BOM MESMO É IR A LUTA COM DETERMINAÇÃ0. ABRAÇAR A VIDA E VIVER COM PAIXÃO, PERDER COM CLASSE E VENCER COM OUSADIA, PORQUE O MUNDO PERTENCE A QUEM SE ATRAVE E A VIDA É MUITOOOO PARA SER INSIGNIFICANTE. Desejo que continuem otimistas e vivendo esta jornada intensamente. Abraço Carinhoso para os dois » Meri V. Santos - Brasil - SC - SBS - 03, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ Nem gostam mais da gente!!!! » Corupá - Brasil - 04, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ Show de bola poder acompanhar pelo Google Earth!!!! a foto via satélite é bem aproximada, deu para ver até o cílios do elefante!!!! e... eu acho que vi três pontinhos... eu vi, eu vi... Vi uma Michelle e um Roy estirados na esteira ao lado de um Lobo fazendo um braai na Namibia! bjs e parabéns pela inovaçao no site!!! Dá mais vontade de ver com os próprios olhos, pessoalmente!!! » Dani Weiss - SBS - SC - 05, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ OOO ROY...foto nr 20 vc parece o Walta com essa maquina atravessada, na Deutscher Turnfest lembra? Grande Abraço.... » charley - brasil - 06, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ se voces estão em Luderitz,procurem a mulher que morou em Paraty e que jantou com o Amir klink. foi daí que ele zarpou para oa travessia do Atlantico, no livro 100 dias, no barco a remo que esta no museu em São francisco -SC. Foi o lugar onde aconteceu a maior coincidencia da vida dele.Pergunte a ela. » jose carlos frensch - BRASIL - 08, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ Priiimos,meu tudo muuito legal e divertido nesse novo diário.Principalmente a parte em que o guia de voce foi com a camisa de fora e voltou com ela para dentro,eu ri muito com isso.Gostei muuito das fotos,tudo muito bonito.Muitas saudades de vocês,um abraço Roy e um beijo Michelle. Saudades ♥ » Martin Weiss - Brasil-SBS - 08, Fevereiro de 2009 ______________________________________________________ Além de participarem de touradas, caçaram um bichinho também ? Gente ruim, hein ???? » Denise - Brasil - 03, Novembro de 2009 ______________________________________________________ gostei? pra voceis não achei nada de interesante » raissa - brasil - 07, Junho de 2010 ______________________________________________________
Mundo por Terra