ícone lista de índices Índice

Diário de Bordo 53 – Rep. Democrática do Congo, Rep. do Congo e Gabão

Diário de Bordo

(31/03/2009 a 11/04/2009)

RDC, Congo e Gabão…

Vindos da Angola, quando fomos legalizar nossa documentação para um novo país, o RDC, nossos documentos simplesmente sumiram de nossas mãos por umas 3 pessoas diferentes, as quais falavam apenas francês e nos deixaram pra trás sem qualquer explicação. Mas após alguns minutos, tudo voltou como tinha que ser, Carnet de Passage de Douanes (documento do carro) carimbado, assinado e uma de suas páginas destacadas; carteiras de vacinação contra a febre amarela devolvida e passaporte também carimbado, porém, utilizando uma página novinha, as quais estamos economizando arduamente para os demais tantos vistos que ainda temos pela frente aqui na África. É bem provável que tenhamos que renovar nosso passaporte mais uma vez em algum dos próximos países.

RDC ou DRC em inglês é a abreviatura de República Democrática do Congo que é assim chamado para se distinguir do país vizinho República do Congo. Uma outra forma para o diferenciar é pelo simples nome Congo Kinshasa, devido a sua capital Kinshasa, quando seu país vizinho leva o nome de Congo Brazzaville.

Como resultado de sua localização ao equador, a chuva por aqui é ponto forte e as tempestades acontecem na maior freqüência do mundo. O tamanho do país, que é o terceiro maior da África, somado a toda essa água, fazem com que o RDC sustente a segunda maior floresta tropical do planeta, perdendo somente para a Amazônia.

Além da África e da América (Amazônia), ainda existem as florestas tropicais Indo-Malaio e todas juntas, mesmo com as tentativas de destruição por parte dos seres humanos, somam 17 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 20% do planeta, que ainda está razoavelmente coberto por vegetação.

Infelizmente o RDC possui uma das mais sangrentas histórias. A segunda guerra que o país presenciou, “Segunda Guerra do Congo”, começou recentemente (1998) e devastou o país, envolvendo ainda 7 outros exércitos estrangeiros. Com uma lista de mortes de 5,4 milhões de pessoas, que foi a maior quantidade desde a segunda guerra mundial, essa guerra no Congo vezes era considerada como a Guerra Mundial Africana.

Para quem assistiu o filme Hotel Ruanda, mesmo que esse filme foi gravado no país vizinho, pode entender um pouco do que vem acontecendo, pois Ruanda entrou no RDC em 1996 a procura dos Hutus (refugiados no Congo) responsáveis pelo massacre de 1994 em Ruanda, que exterminou milhares de Tutsis. Essas milícias de refugiados Hutus, logo, aliaram-se com o exercito congolês e em contra-partida, os Tutsis formaram uma milícia contra o RDC, suportados por vários países, incluindo Ruanda e Uganda. Com tantas idas e vindas, tentativas de acordos de paz que sempre eram quebrados, até hoje, infelizmente, os conflitos ainda acontecem e a intensidade das violências sexuais que o país vive hoje, são as maiores do mundo.

Em nosso caso, como cruzamos o oeste do país onde a situação está calma, não tivemos más recordações, muito pelo contrário, pois os 300km rodados e os três dias que passamos por lá, deixaram uma imagem de um povo hospitaleiro e simpático.

A República Democrática do Congo, a República do Congo, o Gabão e muitos dos próximos países de nosso itinerário são de colonização francesa ou belga, tendo o francês como língua oficial e única forma do entendimento entre os próprios africanos locais, que falam incontáveis diferentes línguas e dialetos. Para nós, que malmente sabemos cumprimentar em francês, existem prós e contras. Os contras são quando não podemos nos fazer entender, e as pessoas, muitas vezes, não tem a paciência nem a vontade de falar com quem não fala a língua francesa. Um dos prós, cabe as situações em que a polícia nos para, pede documentos, seguros e outros, que por vezes fazemos-nos desentendidos e somos liberados sem qualquer necessidade de propina, cigarro ou gasosas!!! Pra falar a verdade, temos dois livros que nos dão uma noção de francês, mas frequentemente, quando não entendemos a forma da pronuncia dessa língua complicada, os jogamos para trás e rapidinho voltamos ao português, bem mais fácil.

Nossa despedida do RDC foi quando pegamos uma muvuca na balsa que cruza o Rio Congo saindo de Kinshasa sentido Brazzaville, capital da República do Congo. Foram horas de espera, pois devido a complicada compra de passagens, correria para carimbar o passaporte/ Carnet de Passage e ainda fugir dos aproveitadores, perdemos a primeira embarcação. Além do aglomero dos locais ao nosso redor, presenciamos (já na balsa) a brutalidade, que ainda está no sangue desse povo, dos policiais nos inocentes passageiros, que apanhavam com cordas e talas por simplesmente estarem lá.

Passamos o fim de semana no Hippo Camp, Brazzaville, hotel de um francês que oferece as facilidades básicas de graça, o que atrai muitos viajantes como nós. É hora de recarregar nossas baterias e descarregar as do Lobo com a geladeira que fica 100% do tempo ligada. Neste hotel, conhecemos um casal de alemães, viajando em um Caminhão Mercedes, dois motoqueiros (um argentino e um espanhol) e um casal Landeiro (ele inglês e ela do Zimbábue). Esses últimos quatro, pelo que contaram, vieram da costa do Congo e pegaram estradas muito precárias, médias baixíssimas e ainda barreiras impostas por locais com seus facões, que quando não paga, não passa. Mas a dificuldade foi tanta que, segundo eles, os locais até esqueceram de cobrar pedágios e passaram a ajudar nas desencalhadas!

Nosso caminho foi outro, com asfalto em parte e areião em outra. Mas nosso maior desafio nesse país foi o de encarar as super precárias oficinas, em terra de ninguém, para tentar achar um problema no carro. Acreditamos que um crescente barulho no diferencial foi causado pela entrada de água, o qual deixou o óleo muito fraco e pode ter danificado os rolamentos. Na verdade, o problema ainda existe, pois segundo informações, o único país que teremos as peças sobressalentes a disposição será a Nigéria e até lá, ainda tem chão. Nessas horas, parece que as estradas ruins são até melhores, pois vezes esquecemos que o carro está com problema quando o barulho das panelas é maior, hehe.

Chegamos em mais uma borda, desta vez entre a República do Congo e o Gabão e ali perdemos algumas horas tentando convencer os oficiais da imigração a carimbarem nosso Carnet de Passage que devia ter sido carimbado há 40 ruins quilômetros atrás pela aduana. Uma ligação e umas canetas de brindes foram necessárias, até que o problema se resolveu e ali mesmo, entre os dois países, passamos mais uma noite acampados.

Os primeiros europeus a chegarem nas terras gabonesas foram os portugueses, no século XV, batizando-as de Gabão, uma espécie de casaco, cujo formato lembrava o do estuário da foz do rio Komo. E como de costume por parte dos portugueses, eles tornaram a costa do Gabão um entreposto de escravos… e em certa feita, no ano de 1849, franceses capturaram um navio de escravos e os libertaram na embocadura do rio Komo, local onde surgiu Libreville, cujo significado é “A cidade livre”, hoje capital do país. Apesar dos portugueses terem sido os primeiros, foi a França que assumiu o protetorado do território entre os anos de 1839 e 1841. A independência do Gabão, assim como a dos outros dois Congos, aconteceu em 1960.

Como curiosidade, o presidente gabonês atual, El Omar Bongo Ondimba é um dos chefes de estado que por mais tempo comandou um país, que em seu caso, chega a quase quatro décadas.

Viajando por estas estradas com florestas tropicais, vezes, cruzávamos por vilas que em um ponto nos chamaram a atenção. Geralmente em tambores e bancadas, estendem-se ou penduram-se animais silvestres mortos, como veados, roedores, macacos, jacarés, tartarugas, etc… e isso tudo é fruto da caça indiscriminada destes animais (estima-se que 10.000 gorilas são morto por ano, fora as outras espécies). Essa crise tem crescido principalmente em função das baixas condições de vida dos povos, que dependem da caça para a própria sobrevivência, mas também, sustentam o consumo de carnes exóticas em mercados e restaurantes das grandes cidades. Essas coisas são muito difíceis de registrar, pois as pessoas das vilas se sentem constrangidas quando nos vêem com nossa máquina fotográfica, então, teve uma vez que usamos o pretexto de encher a caixa d’água de nosso carro só para ter a oportunidade da foto de dois macacos à venda ali ao lado.

No Gabão pegamos estradas boas e estradas ruins que inclusive nos levaram novamente ao hemisfério norte quando cruzamos a linha do equador. Grandes rios nos acompanharam e além disso, aquela simples emoção de estar em terra de elefantes e gorilas fascinava, sabendo que a qualquer momento algum desses gigantes poderiam aparecer em nossa frente… , quem sabe para o próximo diário!!!

Álbum: República Democrática do Congo

[flickr]set:72157627187322588[/flickr]

Álbum: República do Congo

[flickr]set:72157627187301086[/flickr]

Álbum: Gabão

[flickr]set:72157627065666647[/flickr]

Comentários:

  • Mais um ótimo diário! Não me canso de ler os relatos de sua viagem (que tenho acompanhado há mais de um ano) e de recomendar o seu site para qualquer pessoa interessada em viagens e aventuras. Parabéns! » Antonio PERDIDO - New York - US - 16, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Muito legal as fotos Roy e ótima narrativa pena a parte dos animais mortos. Fico na espera do seu proximo diário » Fabio heimann - Brasil - Joinville - 16, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Olá Roy e Mi.... Que maravilha!!!! Vocês estão antecipando o que pretendo fazer em pouco tempo....porém, de XT 660. Abraços e boa viagem(e sorte!). » Eliseu - Brasil S.Maria/RS - 16, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ ALÔ ROY...

ALÔ MI... ESPERO QUE TENHAM APRECIADO OS AÇOUGUES DAÍ. RSRSRSR

CARNE DE RATO... NOSSA!!! TÔ FORA... 

EU TAMBÉM PREFIRO LARANJA, BANANA... 

CADA DIA MAIS EMOCIONANTE!!! 

FIQUEM COM DEUS!!!

JÁ DIVULGUEI POR AQUI... 

VAMOS EM FRENTE... SEMPRE FELIZ!!!

PAULO FRANCIS. JR - PRESIDENTE VENCESLAU - BRASIL » PAULO FRANCIS. JR - BRASIL - 16, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ ola pessoal

cada cultura hein?,façam bom proveito e boa apetite.
Só fico triste quando acabam as fotos.

um abração meu e de minha familia.

josé mauricio bloncovski.
jaragua do sul,sc Brasil


 » josé mauricio bloncovski - brasil - 17, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ OLÁ TUDO BEM?
SOU LOUCO POR AVENTURAS

ENCONTREI VCS NA NET, E FIQUEI 

MARAVILHADO COM ESSA AVENTURA

FANTASTICA.

DESDE ENTÃO ACOMPANHO DIARIAMENTE

E ORO POR VCS.

SÓ NÃO LI TODOS OS COMENTÁRIOS AINDA,

MÁS PRETENDO LE-LOS TODOS

UM ABRAÇO

EUDES - DE RIBEIRÃO PRETO SP
 » EUDES - BRASIL - 17, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Impressionante.
Que DEUS continue lhes dando livramente e os ajudando.
Que IDH hein ?! 
Acho que vocês vão valorizar muito o Brasil no final de tudo isto, não é ? » GILSON MACHADO E FAMÍLIA - Brasil - 17, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Olá pessoal, maravilhosas fotos continuem mandando que eu aguardo ancioso cada diário de bordo. Parabéms, fiquem com Deus.E boa viagen


Manoel, Joinville , sc, Brasil. » Manoel Brigido Leal Filho - Brasil - 17, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Ola, Queridos ...

Vcs são exemplos pra nós. Temos um projeto de dar a volta ao mundo tb ... Queremos parabenizar a coragem de vcs.

Nosso blog tem o link do site de vcs.
www.projetomeduza.blogspot.com » Mucila Andresa & Sergio Roberto - Brasilia-Brasil - 19, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Meninos, 

seu diário é de tirar o fôlego!!! Fico me imaginando em uma viagem como esta. É um incentivo e generosidade de vocês compartilhar com a gente tantas emoções. E obrigada pelas aulas de história. Estou sabendo mais do mundo através de vocês. Parabéns!!! E boa sorte, sempre!!!! beijos
Nadja Sampaio, Rio de Janeiro, Rj » Nadja Sampaio - Brasil - 20, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Olhaaaaa....faço minhas as palavras de Nadja Sampaio, ( mensagem acima) .... é de tirar o fôlego!
Vocès estao construindo uma experiência de vida fantástica! 
Sigam assim! » Beate - Brasil - 20, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Pôxa,mais aventuras hein? Infelizmente nos lembra o nosso Brasil, em alguns aspectos, como caminhões carregados de madeiras, (será que são legalizados?)animais silvestres abatidos... bom, pelo menos foi mais uma experiencia de voces, que acompanhei neste país ainda selvagem, mas fascinante.Um grande abraço à voces.Vanilde Cledes de Goiânia » vanilde Cledes - Goiânia-Go Brasil - 20, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Roi, se fosse numa "incerta" na Trilha das Torres, o nossos amigos e saudosos Zito e Ripa teriam tirado de letra o problema do diferencial, com certeza!!!
Beleza de diário, show!!!
Um abraço e muitas felicidades prá vocês dois.
 » Nelson Valandro - Brasil - 20, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Mi e Roi...vindo p casa a noite, parei num posto de gasolina p comprar pão. Na saída um livrinho me chamou atenção:"A volta ao mundo em 101dicas", editada pela revista "Viagem". Ao final do livro a autora(Cindy Wilk), relaciona pessoas de todo o mundo que fizeram ou tão fazendo "voltas ao mundo" ! e...Surpresa...achei o nome de um cara conhecido.e que não deve se lembrar, de mim. Um dia o Yguaçu ( O "Igua" de Curitiba) me convidou pra conhecer uma cachoeira onde a gente podia dormir atrás dela, dica de um tal de Roi Rudnick de São Bento. Fomos e conhecemos tudo e até o tal "Lobo", que ainda tinha a pele de cordeiro. Tiramos uma fotinho, O Roi, O Igua eu o o ...hehe...Ronaldinho. Pois é...eu nem imaginava que naquela pessoa tinha tanta capacidade de realizar tantos onhos nossos..talvez muito mais ainda que nem sonhássemos ser possível realizar........ Bem........comecei a ler esse diario ontem..........já estou viajando há 2 dias sem parar......só tou dando uma paradinha prá abastecer....Só ia escrever ao final.mas.acho que uma volta ao mundo demora um pouquinho....assim...........resolvi dar um abraço...um oi..e dizer.que já me entoquei num cantinho do Lobo....to junto.. » mauro vieira - curitiba - 21, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Olá!
Fico cá pensando, o mundo todo, digo os ditos afortunados, preocupados com crise, carros que não são vendidos, dinheiro que é perdido nas bolsas...ect ....olho estas fotos e percebo o quando ainda precisamos aprender a respeitar toda esta diversidade, o quanto o ser humano é pequeno diante desta terra.
Obrigada por esta oportunidade de ler e ver através de todos que estão envolvidos nesta maravilhosa aventura.

Um forte abraço

Rita » Rita de Cássia Sakano - Japão - 21, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ FALA AI ROY E MI
QUE MARAVILHA DE RIOS POR AI, DEVE TER MUITOS PEIXES! E O SERGIÃO TA TOCANDO MUITO?
BOA VIAJEM A VOCÊS.

GEORGE MARCELO E GISELE » GEORGE MARCELO VIDAL DOS SANTOS - BRASIL - 21, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ A cada diário de bordo de vocês, fico mais deslumbrado com as maravilhos de Deus.
CONTINUAMOS ORANDO EM VOSSO FAVOR. » GILSON MACHADO E FAMÍLIA - Brasil - 23, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Cada vez que leio os seus diários, viajo um pouco com vocês. Muito bonito. 
Tudo de bom e boa sorte. » Jorge Costa - Brasil - 23, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Olá Mi e Roi
volto após ler uns tantos Posts. Todos os dias qdo chego do trabalho, abro o site e viajo meio que sem rumo....lugares.... fotos... Posts. Vou lendo aleatóriamente, assim nunca chego ao fim...............rss.......
To com a vista ardida de tanto ler e ver. Enxugo os olhos....leio com um olho só....dou uns tapinhas na cara e...sigo em frente. Rs.....tipo viciado !!
Bem, tem uma coisinha que gostaria que me ajudassem. Podem me repassar? o email do Post contido no "Diario de Bordo nº 50 - Post do dia 22/02/2009 - em nome de Nadja Sampaio , que, contando os posts de baixo p cima deve ser o de nº 22.
Se for possível agradeço. 
....Suerte!!!.... » Mauro Vieira 041 9977.3247 - Curitiba - 24, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Caro Roy,
Sempre busco com expectativa um novo diário de bordo, vocês tem demonstrado, nestes dois anos, muita coragem, competência e muito amor a vida e ao mundo. Quando abro novas fotos busco logo as do Lobo. Sou apaixonado por Land, sou "casado" com uma Discovery I que uso para minhas viagens mais longas. Os Land Rovers são jeeps maravilhosos, mas como qualquer carro necessintam de manutenção preventiva, são carros para 500 mil kms, mas a cada 100 é necessário fazer uma revisão preventiva mas ampla, como acho que, na medida do possível, vc está fazendo. Alguns exemplos : Nos eixos, diferenciais, reduzida, caixas de câmbio e direção, conferir ajustes e trocar retentores e conferir estado dos rolamentos, trocar os discos de freio, amortecedores e buchas das barras estabilizadoras. No motor conferir e trocar disco e rolamento de embreagem, buchas, rolamentos e escovas do alternador e motor de partida, ajuste de válvulas, trocar mangueiras de arrefecimento, correias e conferir os cochins do motor e câmbio e outras mais.
Falo isso para os que ainda vão se aventurar porque vc já demonstrou muito mais conhecimento que eu.
bjs


 » Solano Löw Lopes - Brasil- Porto Velho - 25, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Olá.... grandes guerreiros, para quem esta mais de dois anos na luta, até que tão bem inteiros..rrssss. um grande abraço .....! » Aroldo de Meira - Brasil-Curitiba-Pr - 25, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ muito loko valeu » sturte - brasil - 27, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ oi bom dia e boas aventuras.
tchau.
paulo cesar joenck » pcjoenck - brasil sc brusque - 28, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Olá casal multiracial...como diz aqui na ilha: táix dando um banho nesse negóço viajá pra nóx...istepô! Faz tempo, mas não deixamos de acompanhar vocês, agora comentar, nem tanto...tudo de bom! » Almir R Nascimento - Floripa SC - 28, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Prezados Amigos Roy e Mi,
Mais uma vez, Parabéns pela grande viagem e ensinamentos que voces estão proporcionando para todo o Mundo.
Que DEUS continue protegendo voces.
Um grande abraço do Fã Jose Humberto-Uberaba-MG. » Jose Humberto Silva - Brazil - 28, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ Estou sempre que posso de olho nas aventuras de vcs. 
Até breve!!

Souza - São Bento - Brazil. » Luis Francisco de Souza - Brazil - 29, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ legal amei este site » DANIELE CORREA - Brasil - 29, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ deus te abençoe cada dia mais e mais um beijao amo vcs » DANIELE CORREA - Brasil - 29, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ vem em AVARE BJUS » DANIELE CORREA - Brasil - 29, Abril de 2009 ___________________________________________________________________________ oooiiii

vi sem querer seus e-mail, vagando na net
e tô deixando o meu recado, achei linda a história, mas me conta vocês ainda não passaram por nenhum aprerto com os guardas locais aí na africa?

Brasilia-DF » marcelo - Brasil - 04, Maio de 2009 ___________________________________________________________________________ Bonjour vous deux, Roy ton Français est bon maintenant donc tu peux me lire ;); je suis triste car nous nous sommes croisé au Congo sans nous voir. Je suis au Congo depuis le 17 avril et je suis monté dans le Nord durand 3 semaines. De grand moments, des photos de routes sur http://picasaweb.google.com/lnbouvier/2009_AvrilMai_Congo# . Hélène et Hombeline sont restée en France, je vais les rejoindre bientôt. Nous vous attendons avec imptiance en France. Bises à vous et bonne route. Pascal » Pascal Mounier - Frane - 19, Maio de 2009 ___________________________________________________________________________

    Mundo por Terra

Compartilhe

Veja Também

Diário de Bordo

Diário de Bordo 1 – Planejamento 1

21 | dez | 2006
Diário de Bordo

Diário de Bordo 2 – Planejamento 2

21 | fev | 2007
Diário de Bordo

Diário de Bordo 3 – Festa de Despedida

28 | fev | 2007