(23/05/2009 a 01/06/2009)
Entramos num país onde metade de sua extensão, que é de mais de um milhão de quilômetros quadrados, está coberta pelas areias do Deserto do Saara.
A Mauritânia, oficialmente chamada de República Islâmica da Mauritânia, localiza-se ao noroeste da África e faz fronteira com Senegal, Mali, Argélia e Marrocos. Por estar situado no circuito entre Paris (França) – Dakar (Senegal) e dentro do Deserto Saara, o país sediou diversas vezes parte do espetáculo do rali mais perigoso do mundo, o Rally Paris-Dakar. Após 29 anos de sucesso, em 2008, a corrida foi cancelada devido à ameaças terroristas terem sido anunciadas neste país… forçando os organizadores a transferir o Dakar para a América do Sul, o qual teve seu primeiro episódio em 2009.
A baixa densidade populacional, uma das mais baixas do mundo, foi percebida assim que cruzamos a borda vindos de Mali, pois ali já dirigíamos no Saara e a areia tomou conta do cenário, tanto nas dunas como no ar, devido as grandes tempestades de areia. Quando vez ou outra cruzávamos com as vilas, debaixo de um calor de 47 graus centígrados ou mais, ficávamos boquiabertos em ver como o ser humano consegue viver em condições tão extremas de seca e calor. E como se isso não fosse suficiente, a areia fina que deve entrar em todos os cantos da casa, torna a ação de qualquer paninho inútil. Em nosso caso, quando acampávamos a noite, sonhávamos com aquela história de que o deserto é quente durante o dia e frio durante a noite, o que, na verdade, não passou de ilusão, principalmente porque estamos em pleno verão!!!
Nouakchott, capital do país, é uma cidade litorânea e a brisa que vem do mar ajuda a baixar a temperatura. Nos dias que ficamos lá para refrescar, aproveitamos para nos deliciar com frutos do mar provenientes desta costa que é muito rica em pesca. Mas o mercado do peixe desta cidade é que é coisa fora de sério, onde milhares de pessoas dentre pescadores, vendedores, carregadores e inclusive ladrões de peixe, fazem de sua vida diária um legítimo espetáculo. E isso funciona mais ou menos assim: em meio a colorida multidão, os barcos vindos do alto mar descarregam seus peixes através de carregadores, que por sua vez, carregam o peixe em caixas sobre suas cabeças. Estes, quando não filam uns peixinhos de sua própria caixa, colocando-os nos bolsos de suas jaquetas, são saqueados pelos ladrões de peixes, que estão ali, na cara dura, somente com esse propósito. A retirada dos barcos da água também é legal, quando o barco é rodeado por homens que seguem um canto dando um ritmo ao trabalho, pra não desperdiçar força na hora errada. Enfim, ver o tumulto nas bancadas onde o peixe é vendido e ver os milhares de pequenos peixes partindo em carros literalmente caindo aos pedaços é algo que não dá para deixar de registrar. Nouakchott é isso, é o mercado do peixe.
Da costa, adentramos novamente ao deserto, agora com o propósito de visitar alguns dos oásis que faziam parte das importantes rotas do comércio trans-saara. Estas vilas estavam situadas estrategicamente entre o Mar Mediterrâneo e a África Sub-Saariana e muitas delas tornaram-se famosas não só pela sua história, mas também devido a sua arquitetura e ao seu cenário exótico. Chinguetti, uma das mais famosas por estar situada na borda com imensas dunas do deserto, está ameaçada pela invasão da areia.
Para nós que gostamos de nos isolar na natureza em nossos acampamentos, a Mauritânia foi um dos melhores países da costa oeste africana. Em qualquer canto desse deserto sem fim é possível de achar um lugar de um visual intenso para parar o carro, preparar um chá africano e após a janta, contemplar as estrelas do lugar mais especial, o teto do Lobo.
Mas nossos dias por esse país passaram rápido, pois devido estarmos em época de eleições, ganhamos somente 10 dias de visto. Quando chegou o sétimo dia, tínhamos uma decisão importante a fazer: para ir ao Marrocos, poderíamos voltar de Atar até Nouakchott e dirigir ao norte costeando o Atlântico até as proximidades de Nouadhibou ou, opção bem mais interessante, cruzar em puro deserto, sem estradas, guiados apenas pelo GPS e por um trilho de trem, rumando também sentido Nouadhibou. Bom, se cruzássemos o deserto, dirigiríamos apenas uns 520km sem estradas, quando por Nouakchott seriam uns 1.000km por estradas asfaltadas.
A vontade de encarar o deserto era grande, mas os recentes problemas mecânicos somado a alguns probleminhas atuais do Lobo, poderiam resultar em um problemão, caso nosso carro pifasse em meio ao nada. Descobrimos então de um holandês que mora em Atar há 7 anos e que além de boas informações, possui uma mecânica, onde poderíamos fazer um breve chek-up no carro. Dito e feito, oitavo dia foi de oficina e os próximos, nono e décimo, seriam tempo suficiente para alcançar a borda pelo deserto.
Com o carro quase zero bala novamente, partimos de Atar e rumamos ao norte, por péssimas estradas, onde encontraríamos o trilho de trem e acabariam as estradas. Após Choum, assim que caímos no deserto, bateu aquela famosa sensação do quão pequeno somos diante dessa natureza, que se não for tratada com respeito, pode simplesmente nos engolir, num piscar de olhos.
Nos primeiros quilômetros, a primeira encalhada, ainda usando calibragem alta para a areia. Foi hora de cavar, esvaziar os pneus, catar uns capins secos e lá fomos nós, após outra meia horinha de viagem, para a segunda encalhada, exatamente quando tentávamos cruzar em dunas. Mais um pouco de trabalho e os pneus perderam ainda mais pressão, indo agora para 1 bar nos dianteiros e 1,2 bar nos traseiros.
Quanto ao terreno, vezes ficava duro e liso e era quando progredíamos em nosso odômetro, mas quando as dunas apareciam, parecia que não acabavam mais e a media horária caía totalmente. Nosso objetivo era de ultrapassar a metade daqueles 520km, pois próximo dia, além de muito deserto, ainda teríamos que lidar com a burocracia de fronteira para não termos problema com o visto. Em certa parte do trajeto, seguindo a informação do GPS, rumamos ao sul, deixando em mais de 10km o trilho de trem para trás. E se arrependimento matasse… caímos em uma região de camel grass, que é o terror para os pilotos de um Paris-Dakar, principalmente motos, pois são pequenos montes de areia (entre 50cm e 100cm) que se formam ao redor de capins e que estão a menos de metro um do outro. Isso dava vontade de chorar, principalmente porque não acabavam mais…
A noite chegou e para isso, já estávamos estacionados propositalmente ao lado do trilho do trem, pois queríamos muito vê-lo passar, já que esse trem possui a fama de ser um dos mais longos do mundo, podendo alcançar 2,5km de comprimento. O trem passou três vezes em nossa frente e desta vez, pelo que contamos, estava com cerca de 130 vagões.
Último dia de permissão para ficarmos no país, o terreno melhorou em certas partes, mas também cruzamos muitas dunas, camel grass e outros tipos de terreno e foi logo após o meio-dia que botamos o pé no asfalto novamente e dali, poucos quilômetros ao norte, já estávamos deixando a Mauritânia para entrar no Marrocos, um de nossos grandes objetivos aqui do Oeste da África. Nos vemos lá!!!
Álbum: Mauritânia
[flickr]set:72157631545775472[/flickr]
Parabéns, amigos. Realmente desafiador este tal de Sahara... Mas vale à pena. Boa sorte no "Morrocos". Abraços » Eliseu - Brasil - RS - 16, Junho de 2009 ______________________________________________________ Olá meus Queridos! Quem diria...até o Saara vocês já venceram, parabéns! É um desafio atrás do outro...o que para vocês já se tornou corriqueiro não é mesmo? Roy, quando você falou que "só" faltam ainda 15.000 km, achei pouco pra vocês, mas para nós ainda representa muitíssimo!!!! Estamos com muitas saudades e já estamos contando os meses até a volta, no dia 21 de novembro. Sigam confiantes e sempre com Deus no coração. Um grande e muito saudoso abraço. Com muito amor, Mami » Leones Rudnick - Brasil - 16, Junho de 2009 ______________________________________________________ UAU................SAARA,FOI DE MAIS,DESAFIDOR E MUITO BONITO,PARA VCS QUE PASSARAM NETAS TERRAS QUE SÓ TEM CALOR E MUITA PAISAGEM BONITA. MAS OQUE ME INTRIGA SÃO VCS DOIS QUE MAGREA É ESTA ? ESTÃO DE DIEE PRA QUE? TOMARA QUE CHEGEM NA EUROPA LOGAO PRA TER CUMIDA DE VERDADE... ATÉ O PRÓXIMO DIÁRIO E COMAM MAIS. ABRAÇOS . PCJOENCK » PAULO CEASR JOENCK - BRASIL - 16, Junho de 2009 ______________________________________________________ Meu é algo sureal este deserto do Saara. Parabéns de novo pela coragem e espírito aventureiro. E obrigado por compartilhar com todos nos com histórias e fotos de tirar o folego. O que nosso amigo Paulo falou é verdade voces precisam comer melhor. Daqui a pouco o vento carrega o Roy, hahahah. Dejesamos todo sucesso e sabedoria para vocês. Um grande abraço de Fabio e Katleen Cattoni » Fabio Cattoni - Brasil - 16, Junho de 2009 ______________________________________________________ Queridos amigos Roy e Michele, quanta emoção em ver a passagem de vcs pela Mauritânia. Cara que loucura as imgens deste intrigante Sahara. Parabéns, vcs são os meus mais novos HEROIS! Mil beijos aos dois e obrigado por me darem esta canja da mais pura emoção. » Armando - Vinhedo - SP - Brasil - 16, Junho de 2009 ______________________________________________________ Nooossa! que desafio! vocês são muito corajosos! São desbravadores! Obrigada por compartilhar conosco todas as emoções, vitórias, e por nos presentear com as lindas fotos. Vocês são maravilhosos! Boa sorte e boa saúde! beijos, com a minha admiração, Nadja Sampaio - Rio de Janeiro - Brasil » nadja sampaio - Brasil - 17, Junho de 2009 ______________________________________________________ Meus parabens pelo blog e pelo grande desafio. Eu estive nas dunas de Morzuoga - lado Marroquino em 2005. Muitas saudades. Grande abraço e sorte para vcs. » Evandro Bulling - Brasil - 17, Junho de 2009 ______________________________________________________ increíble! fantastique!!! o coração acelera junto a cada paragrafo! juntando com imagens então, pura emoção! vcs se superam sempre! obrigada pela carona, vem o saara em filme parece fantasia, cenário, mas aí nao tem com nao ver e crer, que é a mais pura realidade, inclusive aquele oaises, tudo o que eu queria era dar um mergulhao naquela aguinha, ai ai. proponho uma nova volta ao mundo mas com mais um banco no Lobo! e que saudades hein! vcs no deserto e nos aqui sonhando com o que estariam inventando! ah! parabens ao Pato!!! soube que o Sr. Donald fez 75 anos!!! abraço apertado e fico com nó na garganta de tanta saudade!!! » Daniela Weiss - SBS - SB - BRASIL - 17, Junho de 2009 ______________________________________________________ Prezados Amigos Roy e Mi, Agora tenho certeza!!!... vocês não querem apenas dar a volta ao Mundo por Terra!!!... vocês querem dar a volta ao Mundo por Terra, e... vivendo FORTES EMOÇÕES!!! Quando vocês estavam em ATAR e queriam chegar em NOUADHIBOU, ficou PROVADO!!! Que DEUS continue protegendo vocês. Um grande abraço do Fã, José Humberto -Uberaba - MG. » Jose Humberto Silva - Brazil - 17, Junho de 2009 ______________________________________________________ Parabéns...! vcs venceram o saara, acredito que a determinação foi fator decisivo para este obstaculo chamado SAARA, que jamais devemos despresar a sua grandeza e beleza. A vitória só existe porque determinamos que ela vira. Se sobrar um tempinho, acesse o link abaixo tem alguma coisa do meu trabalho. Um grande abraço.. e parabéns novamente. http://www.youtube.com/watch?v=JvjP73paBSw Aroldo de Meira Curitiba-Pr-Brasil » Aroldo de Meira - Brasil - 17, Junho de 2009 ______________________________________________________ Roy e Mi, As fotos do deserto nestes dois últimos boletins estão maravilhosas, assim como as imagens do lobo. Agora!!! esta versão de mecânico africano está fantástica. abraços » Solano Löw Lopes - Brasil- Porto Velho - 18, Junho de 2009 ______________________________________________________ Parabens pela nova "pagina". O Saara é realmente belo, surpreendente e perigoso. A travessia exige perseverança e uma dose de sorte. Nao é bom confiar demais em GPS. Já fui vitima do erro de um deles. A velha bussola e um bom mapa de mao nao devem faltar. Mas é isso, sigam em frente porque atras de voces há uma legiao de admiradores torcendo positivo. Grande abraço. » Vespasiano Rubim - Teresina, PI, Brasil - 18, Junho de 2009 ______________________________________________________ Adorei a...... FOTO DE GRUPOOO!!!! Grande Beijo » Ivana - Brasil - 18, Junho de 2009 ______________________________________________________ Oi Mi e Roy, Que aventura hein? Me deu um frio na barriga quando vcs decidiram ir pelo Saara... Ai se o lobo quebra... Ao mesmo tempo a experiência é única. Parabens pela coragem!! A Lara adorou os camelos e adora ver as criancas do projeto cultural. Nao ta faltando comida ai? Achei vcs muito magrinhos... Nos aqui estamos mais fofinhos: hoje fiz bolo de cenoura com brigadeiro... minham minham!!! Bjks, Eli e Lara » Elisandra - SBS - Brasil - 18, Junho de 2009 ______________________________________________________ O LOKO MEU, ISSO SIM QUE É AVENTURA, AS FOTOS FICARAM MUITO 10... BOA SORTE AÍ E UM GRANDE ABRAÇO. » KLEBER - SBS - Brasil - 21, Junho de 2009 ______________________________________________________ Mi e Roy Que aventura, nota 10!!! Até o próximo...cuidem-se!!! » Nelson Valandro - Brasil - 22, Junho de 2009 ______________________________________________________ Roy. Muito bom mesmo !!! Belas fatos do Saara a 47º. Isto é emocionante. Continuem assim, RALANDO e comendo muita areia. Abçs. LÉO. » Léo - SP - Brasil - 23, Junho de 2009 ______________________________________________________ Grande Roy! Nao posso dizer que estou surpreso em procurá-lo e encontrá-lo do outro lado do mundo, literalmente! Adorei suas fotos, vou ficar habituée do seu site. Siga seu caminho e rode o mundo! abraço Fernando » fernando azevedo - Brasil - 23, Junho de 2009 ______________________________________________________ E ai meu amigo roy! Nossa fico muito contente com o prazer que o amigo nos proporciona nos exibindo belas fotos, e nos proporcionando um conhecimento cultural fabuloso. Você merece cada minuto desse prazer, que Deus continue sempre acompanhando vocês por essa jornada. Abraços do amigo Sagaz, Itapema – SC. » Audiliam Richard Sagaz - Brasil - 23, Junho de 2009 ______________________________________________________ Lendo o comentário da Tante Popi, não pude deixar de notar que a volta já tem data marcada! Fique bem feliz em saber que vou poder participar da festa.... chego no Brasil dia 06.11! :) Fiquem bem e que venha o Marrocos! Me mandem as dicas porque talvez eu vá pra lá ainda esse ano! =D Beijos! » NINA - Alemanha - 24, Junho de 2009 ______________________________________________________ Oi Mi e Roy Muito legal esse diário. Sempre fui fascinada pelo SAARA.... Beijos e boa viagem! » Gisele e Almir (cavera) - Floripa - Brasil - 25, Junho de 2009 ______________________________________________________ ola amigo. sou d curitiba. fiquei sabendo da viagem de voces. por um conhecido de sao bento do sul.(ELVIS ROESLER)parabés pela coragem e uma boa viagem. » Paulo Patrick - Brasil - 26, Junho de 2009 ______________________________________________________ Faz tempo que venho acompanhando a aventura de vcs! O melhor de tudo é que mesmo vcs estando do outro lado do oceano, e mesmo sem conhecê-los, acabam por motivar a gte! Em dezembro faremos (eu, filho e marido) a primeira "mini-expedição" rumo à patagônia (moro no PR). A sinuosidade das dunas e a dor do deserto são inspiradores!! Estou ansiosa pelo tour virtual pelo marrocos!! » katia kruger - brasil - 27, Junho de 2009 ______________________________________________________ OPS... quis dizer "cor do deserto" e não "dor"... rs » katia kruger - brasil - 27, Junho de 2009 ______________________________________________________ Prezados Amigos Roy e Mi, Que bom vocês já estarem na Espanha. O custo de vida na Europa é caro, mas... com relação a segurança, é outra coisa, né. Confesso que fiquei muito preocupado, em relação a segurança de vocês na Africa (principalmente quando voces buscavam mais emoção). Que DEUS continue protegendo voces. Um grande abraço do Fã, José Humberto-Uberaba-MG. » Jose Humberto Silva - Brazil - 28, Junho de 2009 ______________________________________________________ sensacional....parabéns pelas fotos....mto legal... mas vcs tão muito magrinhos....vou pagar um almoço para os dois qdo vcs chegarem... abs » raul stolf - brasil - 29, Junho de 2009 ______________________________________________________ Boa Noite por aqui ainda... hehe Um excelente mês de Julho para vocês, agora em continente europeu! Chega de areia por enquanto??? Até quando?? Pergunto por que deve ser um fascínio passar sobre as dunas, sem saber o que vem pela frente!!! E o friozinho na barriga onde fica?? Que aventura garotos!!! Um sonho... debaixo de sol, chuva, areia e mais areia! Nem o Lobo escapou da dieta, com os pneus mais vazios não é?? Amei a foto do grupo, mas não acham que faltou alguém??? Cadê o Pato?? Digam a verdade... ele se escondeu atrás da Duna, ou será que atrás da máquina fotográfica?? Aiai... ele anda meio escondido! Passei um final de semana diferente nos dias 20 e 21 de junho, vcs ainda lembram do Coral Edelweiss?? Pois é... fiz parte de momentos de concetração e trabalho, muito mais árduo do que a moleza que vocês tem aí... gravação, gravação: coral no sábado e instrumentos no domingo. Sinceramente??? Essa turma não perde para vocês! Não é fácil gravar um CD!! Eu fiquei só espiando, e fotografando! Dois dias muito bonitos, muito sol, neblina ao amanhecer e música de encher a alma de alegria e paz!! Renovei minha energia espiritual nestes dias, amei! E com essa energia, quero abraçar vocês pelo encantamento que a música do final de semana causou, e pelas imagens e diários dessa maravilhosa aventura que me enebriam a cada visita no ¨Mundo por Terra¨. Desejo tudo de bom para os próximos quilômetros a percorrer e fico ansiosa no aguardo de novidades!! Um grande abraço e até breve! Agora é breve mesmo, faltam poucos dias para os 1000 dias de aventura! Vocês conseguem pensar em parar?? hehe Brincadeirinha... imagino a saudade, daqui e de todos os lugares, amigos, e momentos vividos nestes mais de 857 dias!!! Que Deus estejam sempre com vcs! Com carinho... Cleusa, Uwe e Famílias » Cleusa Nalú Strecker - Brasil - 01, Julho de 2009 ______________________________________________________ Parabens, Roy e Mi, As fotos são lindas. Continuem com saude. » Lourenço de Oliveira - Brasil - 01, Julho de 2009 ______________________________________________________ Roy boa sorte pra vcs na jornada, muito boas as fotos. ei, vê se cuida da alimentação, vc parece magérrimo nestas fotos, tá faltando uma(s) cerveja(s) ? » Márcio Neumann - Brasil - 01, Julho de 2009 ______________________________________________________ ola via jantes acompanho vcs desde o começo qdo li uma re- portagem no jornal de noticias - Joinville -SC eu vivo em Sampa mas agora estou em Portugal se quiser passar por aqui segue coord. N 040º55'22 W 008º38'63 - helipista de Vale de Cambra será bemvindo que tudo corra bem com vcs um abraço Augusto » Augusto Monteiro - Portugal Brasil - 01, Julho de 2009 ______________________________________________________ Pôxa, dizer que é aventura é pouco, me parece um pouco loucura atravessar esse deserto, mas enfim o objetivo é esse não? muitas aventuras. As fotos como sempre maravilhosas. Parabens pela coragem, graças a voces estou conhcendo esses paises exoticos. Obrigada. » Vanilde Cledes - Goiânia- GO Brasil - 01, Julho de 2009 ______________________________________________________ Saudade... » Linho - Costa Rica - 02, Julho de 2009 ______________________________________________________ Olá... Parabéns pela coragem! Que Deus os acompanhe sempre!! Abçs » Neia Faian - Ilha de GuririES-Brasil - 02, Julho de 2009 ______________________________________________________ E ai Roy, eu acho que a galera ta certa voce ta muito magro o vento pode te carregar mesmo, mas não esquenta vou te dar uma dica, pois o meu bizavo era muito magro mais muito magro mesmo era tão magro que em dia de chuva ele não usava guarda chuva ele andava em baixo do fio do telefone e não se molhava, nos dias de muito vento ele andava com chumbo no bolso para o vento não carregar (brincadeira)... essa do saara foi demais hein.... que Deus sempre acompanhe voces. abraços...... » Edson (Rudnick) - Brasil - 04, Julho de 2009 ______________________________________________________ dae véio, essa acho q foi uma das mais roots!! só um detalhe nunca tinha reparado como vc é cabeção!!! kkkkkk ou vc ta magro demais ou tua cabeça continua crescendo.... mais isso é um papo para varias cervas depois q vc voltar !!! hauhauhauha por aqui o povo ta tudo indo embora .... linho na america central e peti no caribe... é mole? aquele abrakko » cardosinho - bra - 05, Julho de 2009 ______________________________________________________ Aee meus amigos!!!show as fotos, muito punk o atalho que vcs resolveram enfrentar, deserto...com certeza precisa de muita coragem e é claro de experiência que hj vcs já tem de sobra...não é pra qualquer umm... Que Deus Continue Iluminando Seus Caminhos...(AVENTUREIRO) Forte Abraço KD » KIKO DIENER - Brasil - 05, Julho de 2009 ______________________________________________________ QUE DEUS LHES ABENÇOE GRANDEMENTE. » GILSON MACHADO E FAMÍLIA - Brasil - 06, Julho de 2009 ______________________________________________________ oi meu queridos,adorei conhecer vcs,vcs sao muito legais,felicidade,que papai do ceu continua abençoando vcs,nesta longa jornada » claudio - españa - 07, Julho de 2009 ______________________________________________________ gostei de saber mas sobre este país, quero conhecer este tão nobre país. » neuton botelho aguiar - brasil - 21, Maio de 2010 ______________________________________________________
Mundo por Terra