ícone lista de índices Índice

Diário de Bordo 62 – Colômbia 2 e Venezuela 3

Diário de Bordo

(07/09/2009 a 30/09/2009)

De volta ao continente sul-americano!

Depois de quase trinta horas viajando (Londres – Madrid – Bogotá – Cartagena) colocamos os pés novamente em nosso querido continente. Chegamos em Cartagena de Índias já era quase meia-noite do dia 07/09/2009 e, assim que saímos do avião, o suor começou a escorrer, lembrando-nos que chegamos novamente em terras tropicais.

Ansiosos pela chegada de nosso carro, começamos no dia seguinte a organizar os contatos para seu recebimento e ao contrário da maioria das cidades portuárias, Cartagena nos surpreendeu e foi muito agradável para ficarmos (mesmo que fomos roubados no primeiro dia, quando trocamos dinheiro no mercado paralelo e o mágico fez algumas notas simplesmente desaparecerem).

Esta cidade foi fundada em 1533 e tornou-se o principal porto espanhol em terras caribenhas. Com tantas riquezas passando por ali, logo passou a ser alvo de ataques de piratas e, para protegerem-se, os espanhóis construíram 11km de muralhas ao seu redor, além de diversas fortificações. Apesar de Cartagena ter expandido-se drasticamente e tornado-se o maior porto colombiano atualmente, a cidade antiga amuralhada modificou-se muito pouco e foi declarada Patrimônio Nacional e Cultural da Humanidade em 1986, pela UNESCO.

Aqui, reencontramos dois casais de amigos. Primeiro os austríacos Angelika e Martin, os quais conhecemos na Nova Zelândia, reencontramos na Áustria há uns dias atrás e que coincidentemente decidiram passar férias na Colômbia. E, por segundo, os alemães Anne Christine e Mike, que conhecemos no Irã e que já estão há quase um ano viajando pela América do Sul de carro. Nossos planos são de viajarmos por um tempo juntos até o Brasil…

E na companhia dos amigos, desbravamos esta cidade histórica com a qual é impossível não encantar-se. Percorremos ruelas entre uma belíssima arquitetura com balcões de madeira e fachadas coloridas; sentamos no banco de uma das diversas praças e assistimos a vida caribenha passar pelos nossos olhos; deixamos o corpo levar-se pelo cheirinho de café colombiano vendido pelos vendedores ambulantes em cada esquina; sentimos nosso coração pulsar no ritmo das batucadas e das danças locais que assistimos; e, no final do dia, sentamos no meio fio da calçada, com uma latinha de Club Colômbia na mão e jogamos papo pro ar. Não é pra menos que Cartagena é considerada a jóia do Caribe colombiano.

Quanto ao navio que trazia o Lobo da Estrada, chegou três dias depois de nossa chegada e, em tempo recorde, conseguimos liberar o carro em um dia e meio, mas com muita correria do Roy e do agente que contratamos. A empolgação de revermos o Lobo era tanta que no dia seguinte já caímos na estrada, rumo a qualquer lugar onde pudéssemos acampar, fazer um foguinho e, de preferência, que isso fosse a beira mar. Anne, Mike e seu toyota já nos faziam companhia.

Passada rápida por Santa Marta, a cidade mais antiga de América do Sul e seguimos em busca de praias mais remotas, seguindo ao leste do país. Mas o que chamou nossa atenção neste trecho, foram as montanhas ao nosso lado direito, as quais pertencem ao Parque Nacional da Serra Nevada. São as montanhas “costeiras” mais altas do mundo, abrangendo os dois maiores picos colombianos: os gêmeos Simón Bolívar e Cristóvão Colombo, ambos de 5.770 metros. A Serra Nevada de Santa Marta, junto com diversos outros ecossistemas, dão a Colômbia o título de segundo país mais biodiverso do planeta. Além de uma grande abundância de vida selvagem, o local também abriga cerca de trinta mil indígenas, cujos descendentes deixaram diversos vestígios arqueológicos, como o Pueblito e a famosa Cidade Perdida, com seus terraços, sacadas e caminhos pré-hispânicos incrivelmente traçados no meio da floresta.

E por entre sombra, água fresca e um mar morno de ninguém botar defeito, fomos percorrendo as praias deste país, que apesar de sua má fama devido a suas guerrilhas e tráfego de drogas (maior produtor mundial de cocaína), possui pessoas especiais, extremamente amigáveis, acolhedoras e alegres por natureza. Não queríamos deixar a Colômbia!

Quando cruzamos a borda para a Venezuela, percebemos que pouca coisa havia mudado, desde os dois anos e meio atrás que estivemos por aqui. O presidente Hugo Chávez ainda trabalha forte na Revolução Bolivariana socialista, entretanto, o país sofreu poucas melhorias. Em nosso caso, o que nós esperávamos com boas lembranças, era o preço do combustível, que continua sendo o mesmo, baixíssimo, porém ficou mais barato com a desvalorização da moeda local nesses mais de dois anos. Agora, não necessitamos de um dólar para encher um tanque.

Já dentro da Venezuela, seguimos por uma estrada que contorna o maior lago da América do Sul, o Lago Maracaibo, em cujas águas foi descoberto, no ano de 1914, muito petróleo. A quantidade era tanta que em apenas seis anos de extração, a Venezuela tornou-se o maior exportador de petróleo.

Ao sul desse lago, onde deságua o rio Catatumbo, ocorre um fenômeno muito interessante, o qual nos fez rodar kms e mais kms para contemplá-lo. Trata-se do Catatumbo, que são relâmpagos que acontecem frequentemente, mesmo que em noite completamente límpida (sem nuvens) e que clareiam a região. Existem várias hipóteses para explicar porque isso acontece, mas nenhuma delas é comprovada. A que possui mais fundamentos é baseada na topografia da região, caracterizada pela proximidade de um vasto lago ao nível do mar com montanhas andinas de 5.000m de altitude. Essa configuração dramática, não encontrada em nenhum outro lugar do mundo, ocasiona o encontro dos ventos frios que descem das montanhas com o ar úmido que evapora do lago resultando na ionização de partículas do ar produzindo os relâmpagos. Fizemos duas tentativas para apreciar esse espetáculo, porém, devido ao mal tempo, achamos que vimos somente os relâmpagos normais, de chuva mesmo.

Na cidade de El Vigia começamos a subir os Andes venezuelanos e cruzamos um dos trajetos mais bonitos deste país. Apesar da estrada ser bastante movimentada, a paisagem compensou nossa passada por ali. Essa área é famosa por abranger vários picos que ultrapassam os 4.000 metros, incluindo o Pico Bolívar (maior da Venezuela, com 5.007 metros); o maior e mais longo teleférico do mundo, subindo a uma altitude de 4.600m; além do Pico El Águila, o ponto mais alto de estrada venezuelana, que fica aos 4.118 metros. Nas maiores altitudes, as vilas são inexistentes e a vegetação é quase rara, sendo a única formação vegetal que sobrevive às variações de temperatura é uma planta muito bonita chamada frailejones.

O próximo trajeto, de Trujillo a Boconó, foi uma aventura e tanto. Primeiro quando recebemos a visita de um grupo de venezuelanos em nosso pacato acampamento. Eles celebravam um aniversário e fizeram de nosso espaço o seu salão de festa, com muita bebida e música local. Segundo, que no dia seguinte, rodamos 44km em quatro horas de dura escalada e off-road. Partimos de 900m e subimos em estradas verdadeiramente íngremes, até os 3.179m, para depois descermos em marcha reduzida até 1.200m novamente, sempre beirando penhascos que como diz o Roy: “Se cair, o caboclinho morre de fome antes de chegar no fundo”.

No caminho a Caracas, ainda antes de Valência, paramos em uma Churrascaria, como ali dizia, onde coincidentemente quase 30 brasileiros trabalham. Encontramos vários deles e ainda utilizamos de seu estacionamento para fazer nosso acampamento. Isso até parece um sinal, de que o Brasil fica já aqui ao lado, hehe, friozinho na barriga!

Mais alguns acampamentos após Caracas, seja ao mar ou nas barrancas dos rios, e veio a Ciudad Bolívar, que fica às margens do rio Orinoco, cujas águas dividem a Venezuela em duas regiões distintas: o norte colonizado e o sul, nosso próximo destino, onde localiza-se a ainda selvagem Grande Savana.

 

TRAJETORIA DO DESPACHO DO CARRO DA HOLANDA PARA COLOMBIA

Álbum: Colômbia 2

[flickr]set:72157627066092369[/flickr]

Álbum: Venezuela 3

[flickr]set:72157627071208759[/flickr]

Comentários:

  • Amei o diário de Bordo 62, estou agora na Venezuela e podendo desfrutar dos fenômenos Catatumbo,muito lindo de ver aqui na cidade de El Vigia. Saludos!

    Lílian
  • Boa tarde, moçada, bem vindos de volta ao sul.
Vc vão terminar a viagem e não mandei a receita do "tareco", quem sabe nos encontramos pelo trecho. Mês q vem estaram pra q banda depois do dia 20?
James Meürer e Família. » James Meurer - Brasil - 29, Setembro de 2009 ______________________________________________________ Parabéns por mais esse diário, aproveitem e quando vierem da venezuela e utilizem a mesma estratégia de quando entraram na turquia pois com um litro aqui você enche 4 tanques por aí. » Paulo - SãoPaulo-SP - Brasil - 29, Setembro de 2009 ______________________________________________________ Olá Pessoal!!!

Continuem assim não parem, os amigos e familiares estão de braços abertos esperando vocês,,que Deus continue a guiar seus caminhos!!

Abraço Roy!!!

Cabelo. » Luiz Carlos Ksyvickis - Brasil - 29, Setembro de 2009 ______________________________________________________ LINDO............

SAUDADES.

BOA VIAGEN.


MÃE

 » ARLETTE WEISS - BRASIL - 29, Setembro de 2009 ______________________________________________________ Li todos os diários, atrasados, e os mapiei no google earth, assim estou fazendo com a outra viagem do casal de Jaraguá do Sul até o Alasca. O de voces ficou melhor na narrativa e informações dos locais por onde passaram. Inclusive, ontem, recebi um e-mail, um power point, sobre as fotos de um alemão, Hans Sylvester, "Tribos das margens do rio Omo, África, e quando fui localizar no google earth, surpresa! Voces já o haviam passado por lá.
Boa viagem de volta!
Que pena, estão voltando... » Valmice Gomes Vieira - Brasil - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ OLÁ AVENTUREIROS DO MEU BRASIL VARONIL...

RECEBI AQUI, ROY E MI, A MENSAGEM QUE ENVIARAM. ACABEI DE LER O DIÁRIO DE BORDO. QUE BELEZA!!! 

VOU FAZER UM NOVO TEXTO, AGORA MESMO!

VOU ESCOLHER UMA FOTO CURIOSA PARA ACOMPANHAR A CRÔNICA, FALOU?

TEM UMA DE QUANDO VOCÊS ESTAVAM NA ÁSIA. OLHA... VAI SER, REPITO, ALGUMA FOTO CHAMATIVA. CURIOSA. ESTRANHA RSRSRS

NO MAIS, CONTINUEM COM DEUS!!!

ETA, MUNDÃO, REDONDÃO... VELHO E ABERTO SEM PORTEIRA... 

ASSIM QUE FOR PUBLICADO NO JORNAL LOCAL, VOU POSTAR O TEXTO AQUI... 

PAULO FRANCIS. JR - PRESIDENTE VENCESLAU - SP - BRASIL » PAULO FRANCIS. JR - BRASIL - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ e o edelweiss que nos aguarde novamente!!! em novembro estaremos la hehehehehe
o clovinho n guenta mais de saudade!!hahahahaha
abraços roy e mi !!!! » cardosinho - bra - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ PARABENS MAIS UMA VEZ
ESTOU NO AGUARDO AO PASSAR POR JOINVILLE COM CERTEZA ESTAREI NO
AGUARDO
UM ABRAÇO BUDAL » BUDAL - brasil - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ Olá pessoal!
D+ essa viagem.

se puderem, e lembrarem, poderia adicionar os valores que vcs pagaram para atravessar o Lobo nos diversos continentes(de navio).
Muito obrigado.

A espera do livro
mario » mario - brasil - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ Fala irmãos,muita historia para contar meus parabens por toda determinação,que Deus os acompanhe,se for escrever um livro me informe,viajo mais de moto gosto muito deste estilo de vida.
um abraço » Reinaldo gonçalves Soares - Brasil - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ ola cumpanheiros!!!
amei, amei! quero ir a colombia! Vi outro dia a campanha de turismo da Colombia na tv, com o slogan: " o maior perigo é vc querer ficar!"
dito e feito!

foto 7 = da para sentir o calor emanado das fachadas e das pedras da rua: aconchego!

foto 11 = " gordas"? só se fosse eu! uma "banda" dela são duas suas, e mal cabe o conjuntinho!!!! hehe, lembra dessa!!!?? conta essa pro Roy, para competir com as piadas dele!!!!

foto 29 = imundices a parte, a foto esta show, foi a foto que mais gostei:momento único, expressou tudo, essa merece um quadro, falando serio hein, a carpintaria é de família mesmo, escultores!!!

foto 34: arrasou tambem, da para sentir a maresia quente e a umidade da chuva, até a onda batendo nas costas, á agua quentinha de final de tarde, e o barulho das conchas, viva sua coleção: imensidão!

foto 42: aê ô franjinha!!! ficou nos trinques! olhando de relance, jurava que era o pedro pipoca de camisa vermelha, so faltou o radio!!! bem em vez de celular poderia ser um radinho!!! eita 

foto 61: Mi, ta cada vez melhor, hein!

foto 76: o Cleiton comenta: "bem coisa de piazão", essa foto faz parzinho com a da Baoba, lá na Africa!

serio, serio, da vontade de pegar as trouxas e ir com vcs! 
tanta vontade, tão real, que as palavras chegam a fazer pressão na garganta, da mente vão para o físico, como se realmente estivessemos conversando, rindo!

Fantastico como o mundo é pequeno e como os viajantes realmente tem uma sinergia, a ponto de se reencontrarem varias vezes pelo mundo!!! Isso passa uma sensação de confiança, de quando a gente está descalço em casa...
Com seus relatos e fotos, tudo parece tão facil de fazer... e, porque não fazemos??? o que nos prende??? 
ai, ai... só Deus sabe como vcs mexem com a cabeça da gente... 
porque será que depois de diários como este, da para notar pelo tamanho do comentário, ocorre uma certa crise existencial? Os macaquinhos estão pulando aqui!
Mas é uma crise boa, daquelas que vem para injetar ânimo as coisas, mesmo que as corriquiras, tudo a seu momento!
Domingo tem sarau do Edelweiss, ano passado já deu vontade de chorar pensando em vcs, esse ano então, vou colocar um lenço na bolsa!
Amo muito tudo isso!
chega, parei! vai acabar o espaço para o próximo visitante!
Fui! » Dani W. - casa - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ Socorro, desculpas!
não imaginei que iria ficar tão grande...
tá bom.... tô indo, tô indo! » Dani W. - casa - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ Olá meus Queridos!
Adorei Cartagena, deve ser um sonho! Que arquitetura maravilhosa, alegre e colorida. Em matéria de fotos, achei a da ponte de Nº 72 simplesmente espetacular. Parabéns!
As das flores também não ficam para trás.
Já estou sentindo um calorzinho no coração sabendo que vocês agora estão se aproximando a cada dia que passa, que bom! Mal podemos aguardar o dia da chegada de vocês.
Espero que a viagem pelo Brasil feche com chave de ouro esta extraordinária expedição!
Sigam com Deus!
Um abraço bem brasileiro com muito amor,
Mami » Leones M. Rudnick - Brasil - 30, Setembro de 2009 ______________________________________________________ ahahaha!!!
Lembrei da nossa Ponte (Sperandio) Lembra Mi? que NÃO quebrou, Pq o Roy colou!!!!
Bjo enorme! Saudades!!! » Carol - Brasil - 01, Outubro de 2009 ______________________________________________________ oi que pena está acabando....................mas é isso tudo é aprendisado.parabens.paulo cesar joenckbrusque sa brasil » paulo cesar joenck - brasil - 01, Outubro de 2009 ______________________________________________________ oi que pena está acabando....................mas é isso tudo é aprendisado.parabens.paulo cesar joenckbrusque sa brasil » paulo cesar joenck - brasil - 01, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Acompanho o diário e sempre fico na expectativa de novas fotos e mais estórias! Quando um diário demora, dá uma aflição... porque esse é um livro que a vontade de ler não acaba nunca! É muito engraçado que compartilho com outras pessoas as andanças de vocês e me refiro a Mi e ao Roy como se fossem velhos conhecidos! Mas vocês traduzem primorosamente a viagem, os locais, e as fotos tem muita sensibilidade! Obrigada por compartilhar! excelente viagem e fiquem sempre com Deus! » Eloisa - Brasil - 01, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Oi, Mi e Roy,

Rodem mais pela América do Sul antes de voltarem para o Brasil! É que eu quero rodar pelo nosso continente e com vocês passando antes nos lugares eu já saberia tudo o que vale a pena ver. O blog de vocês é melhor do que um guia de viagem, é muito mais completo e ainda é escrito com a sensibilidade de vocês...As fotos, então, são um presente à parte! a gente viaja para os lugares...Eu acompanho este blog como a uma novela, como a um bom livro, e espero ansiosa o próximo capítulo. 
Cartagena das índias já está no meu roteiro.
Fico emocionada quando vocês reencontram amigos viajantes, passa uma energia muito legal!
Que a viagem continue maravilhosa! boa sorte, beijos,

Nadja Sampaio - Rio de Janeiro - Brasil » Nadja Sampaio - Brasil - 02, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Já estao quase aqui. Belas fotos. Tem muito lugar bonito pertinho daqui mesmo, nesta nossa America do Sul. Parabens e boa viagem de retorno. Deus os acompanhe. Vespasiano. Teresina / PI. » Vespasiano Rubim. - Brasil - Brasil - 02, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Oi Mi e Roy

"Piazão do Leuma", essa foi super original, he he he... 
Mais uma vez, show de diário. Lugares fantásticos, visuais magníficos, imagina tudo isso ao vivo? Parabéns, nota 10!!!
E continuamos aqui, na arquibancada, torcendo muito por vocês. Boa viagem e aproveitem ao máximo, e em dobro, tudo o que está por vir ainda. A casa (casa???) de vocês está logo alí adiante.

Um abraço » Nelson Valandro - Brasil - 03, Outubro de 2009 ______________________________________________________ JORNAL INTEGRAÇÃO - 03/10/2009 - PÁGINA 2



VOLTA AO MUNDO NA RETA FINAL 



Eta! Mundão redondão, velho, aberto, sem portão... Assim, sempre dizia, o saudoso amigo e radialista Osmar Pacito para lembrar como a terra é gigantesca. Mas, e você? Já se imaginou conhecendo cada cantinho do globo terrestre? Já pensou em sair do Brasil e dar a volta ao mundo? Os catarinenses de São Bento do Sul, Michelle Francine Weiss e Roy Rudnick, estão terminando de fazer o contorno na Terra. Em março de 2008, quando o casal passava pela Índia e Nepal, fiz uma pequena crônica sobre a viagem, aqui, no jornal Integração. Eles estão à frente da expedição “Mundo por terra”, passando por 60 países de cinco continentes. Viajam num Land Rover Defender 130, um carro adaptado também como moradia. Ajustado ao tamanho de um container de 20 pés, com um tanque sobressalente de Ford Belina de 65 litros, o automóvel tem levado estes representantes brasileiros aos mais estranhos, pitorescos e interessantes lugares. A foto em destaque comprova isso: um motoqueiro sem capacete no Camboja levando um cachaço na garupa é uma prova disso. Veja o Diário de Bordo... 

Quando fiz a primeira crônica sobre esta aventura, tinham trafegado cerca de 60 mil km. Atualmente, estão retornando ao Brasil e se encontram na “Ciudad Bolivar”, na Venezuela. Estão completando 150 mil km rodados e 950 dias de viagem. Quase três anos de estrada! Durante a semana, na quarta-feira, dia 30, enviaram-me correspondência eletrônica com o seguinte teor: 

“Olá Paulo, tudo certo? Primeiramente queria pedir desculpas pela demora em voltar a nos comunicar. Estivemos muito tempo por lugares muito remotos aqui na Venezuela, e assim não tivemos mais acesso a internet. Peço também mil desculpas por não poder te escrever assim tão rápido para o jornal de sua terra, pois estamos atualizando nosso diário e neste exato momento partimos para a Grande Savana na Venezuela. É com muita alegria que anunciamos nossa chegada e passagem pela Colômbia. Já estamos com o Lobo da Estrada (Land Rover) em nossas mãos e começamos a dirigir rumo ao sul do Brasil para realizarmos o nosso sonho de dirigir ao redor do mundo. Nos próximos meses, teremos a companhia de um casal de alemães, Mike e Anne Christine, que conhecemos no Irã e que já estão há quase um ano aqui na América do Sul, desbravando as belezas de nosso querido continente. Curtimos um pouco as praias da Colômbia, vamos cruzar a Venezuela e entrar o Brasil por Boa Vista. A ansiedade para finalmente chegar em terra brasileira é grande, pois agora que conhecemos 60 países pelo mundo, estamos muito mais curiosos e interessados em desbravar e conhecer nosso próprio país. Agradeço por estar nos acompanhando e continue com a gente já que teremos muitas aventuras ainda pelo caminho para casa. Um grande abraço, Michelle e Roy.”

A cada 15 ou 20 dias, sempre que aparece oportunidade, o casal disponibiliza na internet, um Diário de Bordo contando as curiosidades. Parte do mais recente depoimento, atualizado nesta semana, nos diz assim: “Não queríamos deixar a Colômbia! Quando cruzamos a borda para a Venezuela, percebemos que pouca coisa havia mudado, desde os dois anos e meio atrás em que estivemos por aqui. O presidente Hugo Chávez ainda trabalha forte na Revolução Bolivariana socialista, entretanto, o país sofreu poucas melhorias. Em nosso caso, o que nós esperávamos com boas lembranças, era o preço do combustível, que continua sendo o mesmo, baixíssimo, porém ficou mais barato com a desvalorização da moeda local nesses mais de dois anos. Agora, não necessitamos de um dólar para encher um tanque.” Não é impressionante! Permitam-me uma análise bem popular sobre isso: “um país vizinho ao nosso com o combustível tão mais barato, não é inacreditável!?” Será que há algo errado com o preço lá ou com o preço aqui no Brasil? Será que o governo brasileiro, que diz sermos auto-suficientes em petróleo, não está roubando o povo através da cobrança de impostos escorchantes embutidos no litro da gasolina? Veja que a diferença não é pouca. Passa a casa dos “milhares por cento”. Sinceramente, nem sei calcular este valor. Bem... Somente andando pelo mundo para ver que a injustiça ainda faz parte de governos tiranos travestidos de democráticos.

Para se ter uma idéia por onde o casal de brasileiros passou dê uma olhada no site www.mundoporterra.com.br Roy e Michelle saíram pela Argentina, passando pelo Paraguay e Chile em fevereiro de 2007. Depois cruzaram a América do Sul! De lá foram para Nova Zelândia e Austrália. Em seguida Malásia, Tailândia, Vietnã, Camboja, Índia, Paquistão, Irã e Israel. Na África, entraram pelo Sudão. Depois Quênia, Moçambique e África do Sul onde passaram o Natal de 2008 com a família, que lhes foi ao encontro. Subiram pela Namíbia, Angola, Mauritânia e Marrocos. Entraram na Europa, onde andaram pela França, Suíça, Áustria, Alemanha, Inglaterra e Holanda. Viveram maus e bons bocados em cada trecho! Lembro-me de um relato de quando estavam na África, onde o carro quebrou no deserto à noite, no meio do nada, literalmente. Essas dificuldades vencidas – e outras ainda por vencer! - que fazem dessa expedição um ato de heroísmo.
Roy e Michelle devem chegar a Santa Catarina no mês de novembro. 

(*) PAULO FRANCIS. JR - PRESIDENTE VENCESLAU - SP 


ROY E MI... FIQUEM COM DEUS! CONTINUAREI DIVULGANDO A EXPEDIÇÃO PELA MINHA REGIÃO... UM FORTE ABRAÇO A VOCÊS! 
 » PAULO FRANCIS. JR - BRASIL - 03, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Ola Roy e Mi, que bom mais uma Catarinense fazer historia, foi Guga, foi Vilvredo o navegador, agora voces os estradeiros, estão de parabens, que Deus continuem com voce até chegarem em casa, eu só imagina o saudade que voces estão de casa, o bon filho a casa torna, estamos aqui para aplaudir voces
Erico e Ligia
www.ericoneves.blogspot.com » Erico Neves - Brasil-Floripa - 04, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Preparem um final com muita emoçâo.
A familia ansiosa.
Os amigos curiosos.
Aproximem-se. !!!
Queremos vosso sorriso e um aperto de mão.

LÉO » Leo - SP - Brasil - 04, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Michele e Roy,com certeza voces estão ansiosos p/ chegar em casa, com saudades da família,enfim do Brasil todo, mas fico imaginando como sentirão falta das aventuras que voces viveram nestes anos todos, em que voces conheceram lugares , pessoas paisagens, climas e costumes diferentes do nosso Brasil. E eu, que os acompanhei, vou sentir saudades. E se forem p/ novas aventuras espero ficar sabendo p/ acompanha-los novamente. Voces merecem nota dez, pelo diario tão rico em detalhes, pelas fotos maravilhosas, tenham certeza que enriqueceu o conhecimento de todos que os acompanhram. Obrigada, e um grande abraço de quem os consedera amigos. » Vanilde Cledes de O. Dias - Goiânia-Go Brasil - 05, Outubro de 2009 ______________________________________________________ ROY e MI: Se Teresina ( PI ) estiver no roteiro de passagem de voces, terei o maior prazer em recebe-los . Sou medico, landmaniaco e acompanho a viagem de voces desde o inicio. Grande abraço e boa viagem neste retorno ao Brasil por Boa Vista ( RR ). » Vespasiano Rubim - Brasil - 05, Outubro de 2009 ______________________________________________________ OI Mi e Roi, tenho acompanhado, com muita curiosidadee..carinho o Diario. O que mais marcou foi a persistência e continuidade. O diário teve a mesma impressionante qualidade e quantidade de informações e fotos, capazes de encher o tanque de curiosidade dos "viajantes" que os acompanharam até aqui.
"Viajantes" que, tenham certeza, viraram seus "fãs". Me incluo!!
Tenho comentado cada trecho junto com o Yguaçu e o "Brick".
Nosso olfato sento o cheiro do Lobo. 
Permaneceremos a espreita em Curitiba.
Parabéns aos tres.
Ps: foto 67 !!Rssssss.. O Toyota tá usando guincho?
Mauro e amigos » Mauro - Curitiba - 05, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Amigos Roy e Mi: quando estiverem chegando aquí na "terrinha"(S.C.) nos avisem, que gostaríamos de estar aí na chegada para recepcioná-los e conhecê-los pessoalmente. Abraços de Marcos, Mari, Douglas e Natasha.(www.viagemfamilia.com)América do Sul em Família. » Marcos A. Junghans - Brasil - 08, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Mi e Roy

Peço licença a vocês dois pois quero fazer aqui um alogio. Me refiro aos comentários do Sr Paulo Francis: acompanhei e acompanho todos os diários e acho fantástica a maneira apaixonada e apaixonante como o Sr Paulo escreve no jornal da sua cidade sobre sobre a "Mundo por Terra". Na minha modesta opinião, um ingrediente a mais nesta já saborosíssima aventura. Parabéns Sr Paulo, e um abraço. » Nelson Valandro - Brasil - 08, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Tenho acompanhado os relatos de vocês algum tempo e são muitos bons. Boa volta! » Paulo Iser - brasil - 09, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Bunitu... » Linho - Perú - 12, Outubro de 2009 ______________________________________________________ QUE MARAVILHA HIEM?? A VOLTA AO MUNDO ESTÁ COMPLETA, GRANDE REALIZAÇÃO. 
Parabéééééns ao casal.

Agora que completaram a jornada, tá na hora de tirar férias e viajar um pouco pelo nosso BRASIL. hehehehe

Grande abraço aos dois e boas férias. HUUUUHUUUUUUULLLL » Mauri - Serra Alta - 14, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Roy a foto nr 60 da Venezuela ....relembra muito quando chegavamos pro baile la no salao do Espacial no Lageado das Mortes...... » Kese - Oxford - 14, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Parabéns mais uma vez Roy e Mi !!

Vê se não chega com aquelas pedrinhas moles atras no Jeep....... lembra?? kkkkkk

Grande abraço pra vcs!
 » Cleiton Kitzberger - Brasil - 14, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Maravilho o mundo visto, vivido, e apresentado á nós por vocês... sejam bem vindos ! » Tatiana - brasil - 14, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Mi e Roy

Sejam muito bem vindos de volta ao nosso Brasilzão... » Nelson Valandro - Brasil - 15, Outubro de 2009 ______________________________________________________ OLÁ NELSON VALANDRO!

AGRADEÇO SUA OBSERVAÇÃO. 

ESTOU ACOMPANHANDO ROY E MI COM EMOÇÃO MESMO. SABE, MUITAS NOTÍCIAS DESAGRADÁVEIS SÃO DITAS A TODO O INSTANTE. O EMPENHO DESTE DOIS QUEBRA TODA ESSA SITUAÇÃO E ROTINA.

EU COSTUMO ANDAR DE UMA CIDADE A OUTRA E CONTO A AVENTURA NO JORNAL. FALO AS MINHAS OPINIÕES SOBRE TUDO E GRAÇAS A DEUS, TEM SIDO BEM ACEITAS. VIAJO ENTRE MUNICÍPIOS PRÓXIMOS AO MEU. CADA CAMINHADA DÁ UM LIVRO. TENHO UM ESPAÇO SEMANAL DE UMA FOLHA DE SULFITE NO JORNAL LOCAL NA QUAL APROVEITO PARA CONTAR TUDO. 

SEI O QUANTO O POVO ADORA ISSO! JÁ IMAGINOU QUANTOS LIVROS ROY E MI PODERÃO FAZER?

SABE NÉLSON, ESTAMOS NUM MOMENTO SOCIAL ESQUISITO E ESQUECER ESTES MOMENTOS É CAMINHAR POR AÍ. E VER ESSA EXPEDIÇÃO COM OS OLHOS DE VITÓRIA. AS BOAS NOTÍCIAS FAZEM PARTE DO CONTEXTO QUE VIVEMOS. 

UM ABRAÇO ESPECIAL PRÁ VOCÊ!

PAULO FRANCIS. JR

AH... NÉLSON.. QUALQUER COISA, ESTOU NA INTERNET EM ALGUNS LUGARES... SEMPRE TEM ALGUM TEXTO EU POR AÍ.

NO MAIS, ROY E MI JÁ SÃO MEUS HERÓIS DE LONGA DATA. O QUE ELES ESTÃO COMPLETANDO É ALGO GRANDIOSO DE MAIS!
 » PAULO FRANCIS. JR - BRASIL - 15, Outubro de 2009 ______________________________________________________ O bom filho, a casa torna....
Parabéns pela iniciativa e realização desta
jornada.
Bem vindos a terrinha...BRASIL, IL, IL, IL....
Bjoss e até breve.... » Tabatah, Branco, Ana e Pedro - Brasil - 15, Outubro de 2009 ______________________________________________________ O bom filho, a casa torna....
Parabéns pela iniciativa e realização desta
jornada.
Bem vindos a terrinha...BRASIL, IL, IL, IL....
Bjoss e até breve.... » Tabatah, Branco, Ana e Pedro - Brasil - 15, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Nossa! Já estão tão pertos!!! Parabéns e mais uma vez obrigada por nos proporcionarem essa linda viagem. Vocês são demais!!!
Um grande abraço da Elizete
Coral Cantavento - Cabo Frio - RJ » Elizete dos Santos Casemiro - Brasil - 17, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Olá, amigos,
Parabéns pela viagem e pelas lindas fotos.
A sua viagem vai para o nosso site www.tocaes.com e receba todo o nosso carinho e apreço.
Gilberto Quadros
tocacontato@gmail.com » Gilberto Quadros - Brasil - 17, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Se puder, venham ao aniversário de 15 anos da TOCA.
Acesse www.tocaes.com e veja a programação. » Gilberto Quadros - Brasil - 17, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Oi Michele e Roy

Navegando pela Web tivemos a alegria de descobrir (ainda que tardiamente) o site de vocês, mas com uma vantagem, lemos na sequência todos os riquíssimos diários. E isso nos deu uma oportunidade magnífica de não só fazer a viagem junto com vocês, bem como, conhecer muito do mundo de culturas, civilizações e histórias, as quais foram ricamente narradas e ilustradas por vocês pelas belíssimas e também divertidas fotos. Parabéns pelo projeto, pelo destemor a tantos desafios e, sobretudo por fomentar em todos nós essa singular experiência desbravadora.

Ansiosos pelas próximas noticias, desejamos bom retorno.

Regina e Kléber – Campinas/SP.
 » Regina e Kléber - Brasil - 17, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Estimados Roy e Michele, com certeza as fotos que voces fizeram tem um significado especial para mim. Desejo boas vindas para voces ao Brasil. Peço que Deus abençoe muito voces. Beijos com carinho Isa Mussi. » Isaura Martins de Souza Mussi - Brasil - 17, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Roy e Michelle.
Conhecer vcs era so o que faltava pra mim!!
Sempre fui aventureiro assim como vcs, e, portanto, vcs serao minha expiracao pra uma viagem de carro que farei em breve pela america do sul. 
Pretendo sair de Boa Vista pela venezuela, xgar a ushuaia pela panamericana e voltar a Boa Vista pelo Brasil. Claro que nao vai ser nenhuma volta ao mundo mas ja vai ser um grante comeco pra mim!! hehe
Como comentei cm vc michele, ja viajei varias vezes toda a venezuela de carro, e uma vez xguei ate cucuta na colombia. Vivemos meio isolados do resto do Brasil aki no norte por causa da falta de estradas e do rio amazonas, mas temos um ponto positivo: o caribe e nossa praia mais proxima (um estimulo a mais para pegar a estrada, rsrs) Agora pretendo ousar um pouco mais!!
Bom nao sei se vcs vao lembram d mim, ja que sao tantas as pessoas que vcs conhecem no dia dia da sua viagem. Sou aquele rapaz que xgou num corolla preto com cara de curioso e conversou com vcs em frente ao monumento dos garimpeiros em Boa Vista-RR no momento em que vcs eram entrevistados por uma rede de TV local.
Fico por aki, desejando boa sorte no retorno d vcs pra kz e para suas familias.
Q Deus ilumine seus caminhos.

Naryson Mendes de Lima
Boa Vista-RR, Amazonia - Brasil

naryson.lima@hotmail.com » Naryson Mendes de Lima - BRASIL - 17, Outubro de 2009 ______________________________________________________ minha Deus!!!
já estão por aqui!!!
bjs
saudades ansiosas!!! » Dani W - casa bem perto agora - 18, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Que experiência!
Parabens.
Grande abraço. » Luis Hernan Mendoza Adrianzen - BRASIL - 19, Outubro de 2009 ______________________________________________________ ROY e MICHELE
Meu Deus, nem acredito que vocês estão tão
perto.
Deus os abençoe grandemente. » GILSON MACHADO E FAMÍLIA - Brasil - 19, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Roy / Mi,

22 dias sem fotos ?
O que houve ?
Acham que estão de férias ?
Resolveram voltar ?
VAMOS TRABALHAR MOÇADA !!!!
Abçs.
LÉO » Léo - SP - Brasil - 19, Outubro de 2009 ______________________________________________________ O Léo tem razão... são 22 dias sem vocês... todos os dias eu entro para ver se tem um post novo..que ansiedade! Conta aí por onde vocês andam...
beijos e boa sorte!

Nadja Sampaio - Rio de Janeiro - Brasil » Nadja Sampaio - Brasil - 20, Outubro de 2009 ______________________________________________________ A casa ficou vazia.

O coração cheio de alegria.

Compartilhar um pouco de energia com vocês foi sensacional!!!

Que os deuses da estrada lhes protejam num retorno seguro. Be safe.

Te encontro pelo mundo. » =Loras= - Brail - 20, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Já estou sentindo vcs mais pertooooo!!!!
E depois que vcs voltarem vamos ver que fotografias???Ahhhhhhhhhhhh...demorem o quanto quiserem pra voltar...pq vcs não estão longe dos olhos e e nem longe do coração!!beijos » Vivi - SBS- SC - Brasil - 20, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Meu Amigo Roy, fico muito contente em ver que seus objetivos estão sendo alcançados.
Muitos amigos meus após eu divulgar essa sua jornada, ficaram encantados com a riqueza da cultura e do prazer que vcs nos proporcionam através das belas fotos e comentários aqui expostos.
Que deus continue sempre iluminando o caminho de vcs. Quando vcs chegarem irei a São Bento dar um abraço no Amigo Pessoalmente. Abraços. Sagaz, Itapema-SC. » Audiliam Richard Sagaz - brasil - 21, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Olá amigos...
Hehehe... como bom brasileiro, pisou no Brasil, a tranquilidade bate né??? 
Estamos todos curiosos por histórias e fotos!!!
E como eu soube que a viagem vai se estender, e que não verei vocês a vivo e a cores, tô com Saudadessssssss!!! 
Tudo bem que o Brasil é imenso, mas mesmo perto de seus amigos São Bentenses, mandem notícias!!! 
Desvendem as maravilhas deste País e nos deixem informados e surpresos com as belas imagens que sempre ilustraram este Site!!!
Abraços...
Cleusa e Uwe » Cleusa Nalú Strecker - Brasil - 21, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Bronquinhas a parte!!!!!!
Bem vindossssssss ao BRASIL!!!!!!!
Aproveitem o máximo cada pedacinho desse Mundão que é o nosso País!
Há belezas no mundo inteiro, mas que nossa Terra Adorada tem muita coisa para se ver, conhecer, explorar, e se surpreender, ahhhh isso tem!!! 
Desejo a vocês uma viagem maravilhosa pelas nossas terras, protegidos por Deus e pelos anjos! Demorando um pouco mais, ou não, surpreendam suas famílias com o retorno, e se preparem para um abraço coletivo que todos os apaixonados pelo ¨Mundo por Terra¨ querem dar a vocês pela melhor aventura já vista e relatada por dois ¨malucos beleza¨, aqui da pequena São Bento do Sul. 
Estarei do outro lado do mundo, quando enfim vocês surgirem no horizonte, acenando, buzinando e iluminando os olhos de seus familiares, amigos e admiradores... mas tenham certeza de que estarei aqui, em pensamento e coração, louca de vontade de dar um forte abraço em agradecimento por tudo que esta Aventura representou e representará na vida de todos que de uma forma ou de outra participaram destes 1000.... e tantos dias que virão a completar esta viagem! 
E que venham outros tantos na vida de todos nós!!
Com certeza, em momento algum de nossas vidas, guardamos tão detalhadamente dia a dia o que vivenciamos! De certa forma, Roy e Mi vocês nos fizeram ver um dia após o outro, e quão rico pode ser este DIA. 
Viver intensamente o dia de hoje, como se ele fosse o último!! Que lição!!! 
Muito obrigada por tudo!!! Abraços... beijinhos... até breve, afinal vocês estão LOGO ALI!!!
Cleusa, Uwe e Famílias » Cleusa Nalú Strecker - Brasil - 21, Outubro de 2009 ______________________________________________________ Muito bom ver uma volta ao mundo acabar em um lugar como Cartagena de Indias. Visitamos a Colômbia no fim do ano passado e realmente não há nada que expresse mais o sentimento de estar lá do que o slogan "El peligro és que te quieras quedar!"
Visite-nos no boaviagem.org, em breve postaremos matérias sobre a Colômbia e a América Central. » Luiz Jr Fernandes - Brasil - 05, Novembro de 2009 ______________________________________________________ muito bom continuem assim » bia*-* - brasil - 23, Maio de 2011 ______________________________________________________

    Mundo por Terra

Compartilhe

Veja Também

Diário de Bordo

Diário de Bordo 1 – Planejamento 1

21 | dez | 2006
Diário de Bordo

Diário de Bordo 2 – Planejamento 2

21 | fev | 2007
Diário de Bordo

Diário de Bordo 3 – Festa de Despedida

28 | fev | 2007