Carro - Mundo por Terra

Carro

Quando voltamos de nossa primeira volta ao mundo, nós já tínhamos planos de fazer uma segunda viagem, mas não sabíamos se seria com nosso Land Rover Defender 130, o Lobo da Estrada. As primeiras pesquisas de qual seria o veículo penderam para o lado dos caminhões. Estávamos propensos a encarar a viagem de uma forma diferente. E dos modelos que pesquisamos e que temos disponível no Brasil o que mais nos agradou foi o Ford F-4000.

Mas adquiri-lo era outro departamento. Das duas uma: ou conseguíamos um patrocínio ou teríamos que vender o velho e guerreiro Lobo da Estrada, carro que nos levou por tantos países em nossa primeira viagem de volta ao mundo. E isso, podem ter certeza, doeria muito.

O tempo foi passando e muitas conversas com pessoas experientes foram acontecendo. Um caminhão, apesar de nos dar mais conforto e espaço, nos traria algumas dificuldades, como: maior custo e maior dificuldade para despachos marítimos, maior consumo de combustível, limitações em estradas pequenas e em estacionamentos das cidades grandes, assim por diante. Foi nesse momento que percebemos que já tínhamos o que estávamos buscando, ou seja, o nosso primeiro carro continuava sendo, pelo menos para nós, a melhor opção. Precisávamos apenas fazer algumas melhorias: uma boa manutenção e um novo motorhome, mais leve, maior e mais confortável! E aí veio a ideia genial – para que cabine dupla se somos apenas duas pessoas???

Apesar de nossa decisão ter sido viajar com nosso Land Rover Defender novamente, achamos que a F-4000 é uma ótima opção, além de muitos outros caminhões, é claro. Um dos problemas do mercado brasileiro de caminhões é que não há muitas opções com tração 4×4.

Mas é necessário que o carro/caminhão seja 4×4 para viajar pelo mundo? Definitivamente não. Nós optamos por um carro 4×4 porque gostamos de off-road e nos criamos dentro dos velhos jeeps Willys. Mas reforçamos, não é preciso que o carro seja 4×4. Há opções de estradas transitáveis para carro 4×2 no mundo inteiro.

O carro ideal, então, para se fazer uma viagem de volta ao mundo é aquele que um tem condições de possuir, ou que mais lhe agrada, se necessita mais conforto ou não, se necessita de mais espaço ou não. Viajando o mundo há gente a pé, com skate, de bicicleta, lambreta, Kombi, carros antigos, Land Rovers, caminhões e uma infinidade de outras formas.

Quanto a reconstrução de nosso novo Lobo da Estrada, a coisa se desenrolou assim…

Um dia recebemos em São Bento do Sul o amigo Álvaro Link, esposa e filho para um almoço de viajantes. Por eles possuírem um motorhome, a conversa não fugiu das experiências vividas por ambos casais, então, claro, contamos ao Álvaro sobre nosso dilema de reconstruir o Lobo.

E quando Álvaro retornava para sua cidade no RS, pela BR-101, parou numa fábrica de motorhomes e conheceu um material extremamente diferenciado e que cairia como uma luva para nossa necessidade! Álvaro nos ligou naquele momento: “Roy e Mi, vocês precisam vir ver a matéria prima que está sendo utilizado na construção de motorhomes nessa fábrica!!! Resistente, leve e térmico, exatamente o que vocês precisam.” Voamos para lá e realmente era algo de outro mundo. Sim, outro mundo mesmo, pois era um material comumente utilizado na construção naval. Divinicel é seu nome. Na oportunidade da visita a Victória Motorhomes, confessamos que catamos um pedaço daquele material e o levávamos conosco onde íamos, só para escutar opiniões das pessoas para as quais mostrávamos.

E logo aconteceu uma das conversas mais importantes de todo esse processo, com o Plínio, proprietário da Victória Motorhomes, o qual já conhecíamos de uma exposição fotográfica que fizemos em Joinville – SC. Mostramos os esboços e relacionamos nossas necessidades e ele embarcou nessa história sem hesitar. A Victória Motorhomes passou a ser parceira do Mundo por Terra!

Foram cerca de 18 meses de trabalho intenso, onde nós participamos ativamente junto a Victória Motorhomes do processo de planejamento e construção. Hoje, depois de experimentarmos por meses o novo formato do Lobo da Estrada, atestamos: “Não o trocamos por nada neste mundo!!!”

Vejam nos dois links abaixo como foi o projeto e a construção do novo motorhome:

Abaixo relacionaremos alguns detalhes de nosso carro que achamos importantes, incluindo algumas questões técnicas, acessórios e outros equipamentos.

 

1) SISTEMA ELETRICO – BATERIAS + PAINEL SOLAR:

Segue abaixo um esquema elétrico que detalha como estão ligadas as baterias em suas fontes de energia.

Abaixo do esquema, colocaremos uma série de observações.

Esquema elétrico Lobo

BATERIAS:

– Bateria de arranque (Start Battery) – HELIAR Frota (100Ah).

– Baterias da casa (House Battery) – 2 x FREEDOM DF300 (30Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah) .Total amperagem da casa= 140Ah.

Ps. 1: Todas as 5 baterias couberam embaixo dos assentos do carro. Abaixo do assento do motorista estão as HELIAR Frota (100Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah) e abaixo do banco do passageiro estão as 2 x FREEDOM DF300 (30Ah).

OBS.: No decorrer da viagem, quando deixamos a America do Norte para ir para a Ásia, substituímos as 4 baterias FREEDOM por 2 baterias Optima de 75 Ah. Continuamos com a mesma capacidade de energia e a disposição delas no carro ficou melhor ainda, pois essas baterias podem ser instaladas em pé, deitadas ou até mesmo de cabeça para baixo, o que facilita muito quando não se tem muito espaço, que é o caso dos Land Rovers Defenders. Ficou show!!!

Para maiores informações sobre as baterias, acesse: www.heliar.com.br

PAINÉIS SOLARES:

– 2 x Placas solares 85W Yingli  Ps.: Os dois painéis solares foram instalados no teto do motorhome.

Para maiores informações sobre os painéis solares, acesse: www.60hz.com.br

DEMAIS EQUIPAMENTOS:

– CHAVE 1 + RELÊ: Kit Add-a-battery da Blue Sea Systems

– CHAVE 2: 9001e e.Series Battery Switch Selector da Blue Sea Systems

– PAINÉL ELÉTRICO: 5026 ST Blade Fuse Block with Cover da Blue Sea Systems

– REGULADOR: SunSaver SS-MPPT-15 amps da Morningstar

FUNCIONAMENTO:

Basicamente o sistema elétrico funciona assim. Quando o carro está ligado, todas as baterias estão conectadas, afim de que todas recebam carga do alternador. Quando o carro está desligado, as baterias da casa automaticamente se desconectam da bateria de arranque para evitar o seu consumo com utilitários da casa. Isso garante que, mesmo que utilizamos durante a noite todos os equipamentos da casa, noutro dia cedo o carro irá ligar com total carga em sua bateria de arranque.

Aprofundando-se um pouco nesse assunto, o RELÊ inteligente conecta as baterias 30 segundos depois que lê que a bateria de arranque está com carga superior a 12,8V e desconecta-as quando lê que a voltagem baixa de 12,8V. Ou seja, a bateria de arranque nunca baixará de 12,8V, mas se, por um acaso, estiver mais baixa que essa voltagem, o RELÊ somente irá conectar e enviar carga para as baterias da casa depois de carregar a de arranque até um nível de 12,8V.

O interessante do RELÊ inteligente é que ele é capaz de fazer a leitura inversa com a carga enviada pelos painéis solares. Em dias ensolarados é comum estarmos com o carro desligado, mas mesmo assim todas as baterias estarem conectadas. Isso significa que o RELÊ leu que as baterias da casa estariam com carga superior a 12,8V, conectando assim a de arranque para que ela também possa receber carga dos painéis solares (os painéis estão conectados nas baterias da casa e se o RELÊ não estiver conectado, a bateria de arranque não recebe carga dos painéis solares).

CHAVE 1 – Na posição OFF é como uma chave geral, que desliga todo o sistema. Posição ON é normal de funcionamento e a posição EMERGENCY é para, manualmente, conectarmos as 5 baterias, caso haja falta de energia na bateria de arranque.

CHAVE 2 – Normalmente a utilizamos na posição 1 + 2, porém, os dois bancos de baterias que temos podem ser separados. Podemos usar somente o banco 1 ou o banco 2. É importante lembrar que se um só banco estiver ligado, o outro não irá receber carga nem do alternador e nem do painel solar.

PAINEL ELÉTRICO – O painel elétrico é também um painel de fusíveis. Nele estão ligados todos os equipamentos da casa.

 

Em breve postaremos mais detalhes sobre o nosso carro!!! Aguardem…

 

Abaixo estão as empresas que viajam conosco esta segunda volta ao mundo.

Patrocinadores, apoiadores e fornecedores

Patrocinador

Apoiadores

Victória Motor Homes
Xthor
Sol Paragliders
EBPM

2013 © Mundo por Terra

www.scriptsell.netLargest Online Shopping and Fashion Network