Quem nunca viu alguma foto da Rússia onde há vários caminhões e carros encalhados até os cotovelos, em uma estrada que parece não ter fim? Este país é muito conhecido por isso, pelas estradas intermináveis, sem pontes e com muita lama no verão, onde somente veículos bem preparados conseguem vencê-las.
Mas existe um tipo de estrada que não adianta chorar, protestar, mudar de governo ou aumentar os impostos que pouco pode-se fazer para melhora-la… são as estradas de inverno, ou zimnik, como são conhecidas em russo e sua base, ao invés de terra ou asfalto, é puro gelo. Quando a primavera chegar e o frio amenizar esse gelo vai derreter, não tem jeito e essas estradas passarão os meses quentes do ano intocadas.
Depois de dirigirmos por uma zimnik até a Latitude 70 (ainda em pleno inverno) decidimos encarar outra que desce de Myrny até Ust-Kut num percurso de +/- 1.000km.
Era inicio de primavera.
Bom, para entender um pouco melhor do que estamos falando, basta olhar nas fotos e ver a cor que o Lobo da Estrada ficou no final dessa viagem.
Cruzamos com muitos caminhões!!! Centenas deles e é aí que registramos nossa admiração pelos motoristas russos, pois ao passo que cruzávamos com um veículo 4×4 de três toneladas, eles viajavam com caminhões de 30 toneladas ou mais. Caminhões no toco, trucados, 4×4, 6×6, mas a maioria carretas. Enquanto nós levamos 5 dias, eles levam 6, 8, 10 ou 12, dependendo da condição das estradas e vão, voltam, vão, voltam até os portões desse lugar se fecharem naturalmente com a chegada do calor.
Nós aprendemos muito com os caminhoneiros. Nesta fase da primavera em que a estrada começa a deteriorar, durante o dia eles descansam, que é quando o gelo derrete devido a maior temperatura. Desta forma diminuem as encalhadas e as derrapadas, pois de tão lisa que fica a superfície da estrada, malmente consegue-se caminhar. A noite, quando a temperatura baixa de zero eles voltam a dirigir, aproveitando que o gelo endureceu.
É um trabalho bonito de se ver, onde um ajuda o outro, sempre com alta-estima. Todos sabem que poderão ser os próximos a precisarem de um reboque. Essa é a nossa filosofia também!
- Segunda zimnik a cruzar
- Base de gelo
- Estrada pelo meio da floresta
- Muita água e lama
- Bravos caminhoneiros
- Congestionamento de caminhões
- Problemas resolvidos com alta estima
- Estrada muito lisa
- O gelo está dando lugar a muita lama
- Mais um caminhão tombado
- Estrada infinita a seguir
- Lobo agora tem dentes, rsrsrs
- Resultado!
A foto frontal do Lobo todo sujo de lama, é pra capa de revista do segmento off road. (Continuamos orando por vocês).
GILSON MACHADO - São Bent
Que aventura !! Coitado do "Lobo". kkkk
Harley Guido Hennich
É um sonho fazer estas estradas. Quem sabe um dia. Será? Parabéns, sensacional! Abrcs
Enio Rossetti
vocês conseguiram fazer alguma tomada aérea nessa fase da viagem? Parabéns! :)
Caio Pompeo P. Alves
Que coisa maravilhosa, deve ser muito emocionante urruuuuuu. ....
Fabiano pereira