Esta é apenas uma das inúmeras “histórias e momentos” que provavelmente teremos no final desta volta ao mundo. Aliás, sem elas, com certeza esta viagem não teria o mesmo sabor.
Nós viajávamos pela inóspita estrada estadual 361, em Nevada, próximo a Hawthorne. Já passava do meio dia e nossos estômagos chiavam que era hora do almoço. “OK, mas vamos só subir esta pequena montanha e lá em cima paramos num belo lugar para almoçar” – falamos!
Ao passo que subíamos, o motor aqueceu, mas nada além do que já vinha superaquecendo há algum tempo (uma manutenção geral no Lobo, incluindo o problema do aquecimento, já estava programada em Salt Lake City – Utah).
DE REPENTE um cheiro estranho, de borracha queimada! Paramos o carro rapidamente no acostamento, abrimos o capô e demos de cara com o lado esquerdo do motor em chamas. A verdade é que ao abrir o capô a chama até se intensificou, pois houve um aumento repentino de oxigênio. Corremos para pegar o extintor e o acionamos rapidamente, deixando aquela área coberta de pó químico. Já em seguida desativamos a corrente elétrica desligando a chave geral do carro.
Caramba, quando iríamos imaginar que isso poderia acontecer conosco? Acho que nunca. Por muita sorte o dano foi mínimo. O fogo foi ocasionado por um curto circuito no fio do alternador, que estava mal posicionado e por isso se desgastou na quina do motor. Alternador (+) e motor (-) = curto! Por sorte, o fogo queimou apenas alguns fios elétricos e o cano de plástico do LDA. Nada grave. Para seguir viagem, devido ao fio da ignição (que interliga a chave com a bomba injetora) ter queimado também, tivemos apenas que fazer uma ligação direta. Ainda tínhamos cerca de 600km até Salt Lake City.
Mas e aí, podemos aprender alguma coisa com isso? Com toda certeza. Aqui vão algumas dicas que nós procuramos melhorar em nosso carro e em nossos procedimentos de emergência.
- Verificar com maior frequência a carga e o vencimento do extintor.
- O extintor está em local de fácil acesso, sem obstruções em sua frente? A fechadura que o segura esta fácil de abrir? Aliás, eu sei onde fica o extintor em meu carro?
- O tamanho desse extintor é compatível com o tamanho de seu carro?
- Nós temos uma chave geral no Lobo, que foi uma das coisas que também interrompeu o curto. Achamos que em carros mais antigos, não custa instalar uma chave geral.
- Também combinamos o seguinte: numa próxima vez que sentirmos cheiro de queimado, antes de descobrir se é mesmo fogo, a primeira coisa a fazer é desligar a chave geral e pegar o extintor, para aí sim abrir o capô e verificar o que realmente está acontecendo. Dessa forma ganha-se muito tempo e previne-se um fogo maior e danos maiores.
Se alguém tiver algo a acrescentar nessas dicas acima, fiquem a vontade para deixarem seus comentários…
Uma segura viagem a todos!
Grande abraço,
Roy e Michelle