ícone lista de índices Índice

Um milhão de gazelas

Histórias e momentos

Há, no leste da Mongólia, uma linda região de estepes. De acordo com alguns biólogos, esse é um dos últimos ecossistemas de pastos ainda intactos no mundo. É um espetáculo da natureza, nós podemos assim dizer, pois além de ser uma vasta planície onde enxerga-se quilômetros e mais quilômetros de distância, este é o habitat de cerca de um milhão de gazelas de rabo branco.

Por um lado, enxergar tão longe nos dá a chance de achar as gazelas que normalmente andam em grupo sobre as pastagens, mas por outro, é certo que quando nós as víamos, elas já tinham nos visto há tempo e corriam em disparada fugindo de nós. Dá para entender o seu medo dos humanos, pois infelizmente são indiscriminadamente caçadas, o que coloca em risco sua população que diminuiu 50% nos últimos dez anos.

Se por terra era difícil uma aproximação, o jeito foi fotografa-las por ar, utilizando nossa aeronave portátil, o paramotor. Mas as fotos deste POST demonstram apenas uma fração da emoção que foi voar sobre um grupo grande de gazelas que de tão rápidas, pareciam também voar pelos campos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

  • Estou na região de Dornod province, leste Mongólia perto da China e da Russia. Os padrões são incomuns, o nivelado sem fim, uma só paisagem 360°. Magnífica a coisa. Vegetação rasteira não fechada inarredavelmente a mesma alternada entre o verde e o cinza de presença única e absoluta açambarcando a vastidão. Solo silto arenoso mais arenoso que siltoso. Os caminhos implantados o são pelos pneus que simplesmente sulcam o solo e mudam para rotas paralelas conforme se aprofundam. Não se vê nada ao derredor sendo que o nada é o tudo soberano e magnífico. A magnitude de Deus nos confunde no desenho da superfície variadíssima do planeta onde fomos colocados provisórios. Se assim, colados e presos ao solo de um imenso globo ficamos extasiados, quanto mais não ficaremos quando desprendidos navegaremos na eternidade de terceiros Céus para cujas visões os humildes outrora incorporados serão contemplados...:)

    Pedro
  • Ah, especialmente aquela foto onde as gazelas estão bem perpendicularmente e as sombras aparecem perfeitamentes desenhadas no chão. Lembrei da foto de camelos do George Steinmetz, para National Geographic - uma foto que acho sensacional! Abraços

    Josias Alan Rezini
  • Muito legal essas fotos feitas de paramotor! Chegaram a fazer vídeos também? Deve ficar bacana. Abraços e boa viagem!

    Josias Alan Rezini
  • Que descoberta incrível ! Belas fotos . Parabéns!

    Otto Luiz Kiehn
  • Que fotos lindas. Imagino a emoção de ver as gazelas “voando" nestes campos gigantes gigantes. É incrível quanta beleza há no mundo!

    Leones M. Rudnick

Compartilhe

Veja Também

Histórias e momentos

Natal 2007

22 | dez | 2012
Histórias e momentos

Cidade flutuante – Camboja

5 | fev | 2013
Histórias e momentos

Pelas estradas de Moçambique…

5 | mar | 2013