Há, no leste da Mongólia, uma linda região de estepes. De acordo com alguns biólogos, esse é um dos últimos ecossistemas de pastos ainda intactos no mundo. É um espetáculo da natureza, nós podemos assim dizer, pois além de ser uma vasta planície onde enxerga-se quilômetros e mais quilômetros de distância, este é o habitat de cerca de um milhão de gazelas de rabo branco.
Por um lado, enxergar tão longe nos dá a chance de achar as gazelas que normalmente andam em grupo sobre as pastagens, mas por outro, é certo que quando nós as víamos, elas já tinham nos visto há tempo e corriam em disparada fugindo de nós. Dá para entender o seu medo dos humanos, pois infelizmente são indiscriminadamente caçadas, o que coloca em risco sua população que diminuiu 50% nos últimos dez anos.
Se por terra era difícil uma aproximação, o jeito foi fotografa-las por ar, utilizando nossa aeronave portátil, o paramotor. Mas as fotos deste POST demonstram apenas uma fração da emoção que foi voar sobre um grupo grande de gazelas que de tão rápidas, pareciam também voar pelos campos.