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Carro

Quando voltamos de nossa primeira volta ao mundo, nós já tínhamos planos de fazer uma segunda viagem, mas não sabíamos se seria com nosso Land Rover Defender 130, o Lobo da Estrada. As primeiras pesquisas de qual seria o veículo penderam para o lado dos caminhões. Estávamos propensos a encarar a viagem de uma forma diferente. E dos modelos que pesquisamos e que temos disponível no Brasil o que mais nos agradou foi o Ford F-4000.

Mas adquiri-lo era outro departamento. Das duas uma: ou conseguíamos um patrocínio ou teríamos que vender o velho e guerreiro Lobo da Estrada, carro que nos levou por tantos países em nossa primeira viagem de volta ao mundo. E isso, podem ter certeza, doeria muito.

O tempo foi passando e muitas conversas com pessoas experientes foram acontecendo. Um caminhão, apesar de nos dar mais conforto e espaço, nos traria algumas dificuldades, como: maior custo e maior dificuldade para despachos marítimos, maior consumo de combustível, limitações em estradas pequenas e em estacionamentos das cidades grandes, assim por diante. Foi nesse momento que percebemos que já tínhamos o que estávamos buscando, ou seja, o nosso primeiro carro continuava sendo, pelo menos para nós, a melhor opção. Precisávamos apenas fazer algumas melhorias: uma boa manutenção e um novo motorhome, mais leve, maior e mais confortável! E aí veio a ideia genial – para que cabine dupla se somos apenas duas pessoas???

Apesar de nossa decisão ter sido viajar com nosso Land Rover Defender novamente, achamos que a F-4000 é uma ótima opção, além de muitos outros caminhões, é claro. Um dos problemas do mercado brasileiro de caminhões é que não há muitas opções com tração 4×4.

Mas é necessário que o carro/caminhão seja 4×4 para viajar pelo mundo? Definitivamente não. Nós optamos por um carro 4×4 porque gostamos de off-road e nos criamos dentro dos velhos jeeps Willys. Mas reforçamos, não é preciso que o carro seja 4×4. Há opções de estradas transitáveis para carro 4×2 no mundo inteiro.

O carro ideal, então, para se fazer uma viagem de volta ao mundo é aquele que um tem condições de possuir, ou que mais lhe agrada, se necessita mais conforto ou não, se necessita de mais espaço ou não. Viajando o mundo há gente a pé, com skate, de bicicleta, lambreta, Kombi, carros antigos, Land Rovers, caminhões e uma infinidade de outras formas.

Quanto a reconstrução de nosso novo Lobo da Estrada, a coisa se desenrolou assim…

Um dia recebemos em São Bento do Sul o amigo Álvaro Link, esposa e filho para um almoço de viajantes. Por eles possuírem um motorhome, a conversa não fugiu das experiências vividas por ambos casais, então, claro, contamos ao Álvaro sobre nosso dilema de reconstruir o Lobo.

E quando Álvaro retornava para sua cidade no RS, pela BR-101, parou numa fábrica de motorhomes e conheceu um material extremamente diferenciado e que cairia como uma luva para nossa necessidade! Álvaro nos ligou naquele momento: “Roy e Mi, vocês precisam vir ver a matéria prima que está sendo utilizado na construção de motorhomes nessa fábrica!!! Resistente, leve e térmico, exatamente o que vocês precisam.” Voamos para lá e realmente era algo de outro mundo. Sim, outro mundo mesmo, pois era um material comumente utilizado na construção naval. Divinicel é seu nome. Na oportunidade da visita a Victória Motorhomes, confessamos que catamos um pedaço daquele material e o levávamos conosco onde íamos, só para escutar opiniões das pessoas para as quais mostrávamos.

E logo aconteceu uma das conversas mais importantes de todo esse processo, com o Plínio, proprietário da Victória Motorhomes, o qual já conhecíamos de uma exposição fotográfica que fizemos em Joinville – SC. Mostramos os esboços e relacionamos nossas necessidades e ele embarcou nessa história sem hesitar. A Victória Motorhomes passou a ser parceira do Mundo por Terra!

Foram cerca de 18 meses de trabalho intenso, onde nós participamos ativamente junto a Victória Motorhomes do processo de planejamento e construção. Hoje, depois de experimentarmos por meses o novo formato do Lobo da Estrada, atestamos: “Não o trocamos por nada neste mundo!!!”

Vejam nos dois links abaixo como foi o projeto e a construção do novo motorhome:

 

Faça uma Visita em 360º no exterior e interior de nosso carro, CLIQUE AQUI.

 

Abaixo relacionaremos alguns detalhes de nosso carro que achamos importantes, incluindo algumas questões técnicas, acessórios e outros equipamentos.

 

1) SISTEMA ELETRICO – BATERIAS + PAINEL SOLAR:

Segue abaixo um esquema elétrico que detalha como estão ligadas as baterias em suas fontes de energia.

Abaixo do esquema, colocaremos uma série de observações.

Esquema elétrico Lobo

BATERIAS:

– Bateria de arranque (Start Battery) – HELIAR Frota (100Ah).

– Baterias da casa (House Battery) – 2 x FREEDOM DF300 (30Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah) .Total amperagem da casa= 140Ah.

Ps. 1: Todas as 5 baterias couberam embaixo dos assentos do carro. Abaixo do assento do motorista estão as HELIAR Frota (100Ah) + 2 x FREEDOM DF 500 (40Ah) e abaixo do banco do passageiro estão as 2 x FREEDOM DF300 (30Ah).

OBS.: No decorrer da viagem, quando deixamos a America do Norte para ir para a Ásia, substituímos as 4 baterias FREEDOM por 2 baterias Optima de 75 Ah. Continuamos com a mesma capacidade de energia e a disposição delas no carro ficou melhor ainda, pois essas baterias podem ser instaladas em pé, deitadas ou até mesmo de cabeça para baixo, o que facilita muito quando não se tem muito espaço, que é o caso dos Land Rovers Defenders. Ficou show!!!

Para maiores informações sobre as baterias, acesse: www.heliar.com.br

PAINÉIS SOLARES:

– 2 x Placas solares 85W Yingli  Ps.: Os dois painéis solares foram instalados no teto do motorhome.

Para maiores informações sobre os painéis solares, acesse: www.60hz.com.br

DEMAIS EQUIPAMENTOS:

– CHAVE 1 + RELÊ: Kit Add-a-battery da Blue Sea Systems

– CHAVE 2: 9001e e.Series Battery Switch Selector da Blue Sea Systems

– PAINÉL ELÉTRICO: 5026 ST Blade Fuse Block with Cover da Blue Sea Systems

– REGULADOR: SunSaver SS-MPPT-15 amps da Morningstar

FUNCIONAMENTO:

Basicamente o sistema elétrico funciona assim. Quando o carro está ligado, todas as baterias estão conectadas, afim de que todas recebam carga do alternador. Quando o carro está desligado, as baterias da casa automaticamente se desconectam da bateria de arranque para evitar o seu consumo com utilitários da casa. Isso garante que, mesmo que utilizamos durante a noite todos os equipamentos da casa, noutro dia cedo o carro irá ligar com total carga em sua bateria de arranque.

Aprofundando-se um pouco nesse assunto, o RELÊ inteligente conecta as baterias 30 segundos depois que lê que a bateria de arranque está com carga superior a 12,8V e desconecta-as quando lê que a voltagem baixa de 12,8V. Ou seja, a bateria de arranque nunca baixará de 12,8V, mas se, por um acaso, estiver mais baixa que essa voltagem, o RELÊ somente irá conectar e enviar carga para as baterias da casa depois de carregar a de arranque até um nível de 12,8V.

O interessante do RELÊ inteligente é que ele é capaz de fazer a leitura inversa com a carga enviada pelos painéis solares. Em dias ensolarados é comum estarmos com o carro desligado, mas mesmo assim todas as baterias estarem conectadas. Isso significa que o RELÊ leu que as baterias da casa estariam com carga superior a 12,8V, conectando assim a de arranque para que ela também possa receber carga dos painéis solares (os painéis estão conectados nas baterias da casa e se o RELÊ não estiver conectado, a bateria de arranque não recebe carga dos painéis solares).

CHAVE 1 – Na posição OFF é como uma chave geral, que desliga todo o sistema. Posição ON é normal de funcionamento e a posição EMERGENCY é para, manualmente, conectarmos as 5 baterias, caso haja falta de energia na bateria de arranque.

CHAVE 2 – Normalmente a utilizamos na posição 1 + 2, porém, os dois bancos de baterias que temos podem ser separados. Podemos usar somente o banco 1 ou o banco 2. É importante lembrar que se um só banco estiver ligado, o outro não irá receber carga nem do alternador e nem do painel solar.

PAINEL ELÉTRICO – O painel elétrico é também um painel de fusíveis. Nele estão ligados todos os equipamentos da casa.

 

Em breve postaremos mais detalhes sobre o nosso carro!!! Aguardem…

 

Abaixo estão as empresas que viajaram conosco na segunda volta ao mundo.

Patrocinadores, apoiadores e fornecedores

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