Você sabe o que é um glaciar?
Glaciares ou geleiras são uma grande e espessa massa de gelo formada pela compactação das camadas sucessivas de neve durante milhares de anos, podendo apresentar espessura e extensão de vários quilômetros. O gelo das geleiras é o maior reservatório de água doce sobre a Terra (porém em estado sólido) e perde em volume total de água apenas para os oceanos.
Para um glaciar se formar é necessário que a acumulação de neve seja superior ao seu degelo. Mas cientistas dizem que devido ao aquecimento global essa situação está se invertendo, ou seja, o degelo dos glaciares está sendo maior que a acumulação de neve e eles estão diminuindo. Muitos já desapareceram por completo nos últimos anos. O resultado do derretimento dos glaciares pode ser grave tanto em escala local, como mundial. A água proveniente dos glaciares abastece a maioria dos rios e lagos de suas regiões, dos quais pessoas, animais e plantas dependem para sua sobrevivência. Além de que o nível dos oceanos pode aumentar, quando ilhas e regiões costeiras serão profundamente afetadas.
Alguns dos glaciares que visitamos na América do Norte:
- Glaciar Athabasca no Parque Nacional Jasper (Canadá);
- Glaciar Urso em Stewart (Canadá);
- Glaciar Salmão próximo a Stewart (Canadá);
- Glaciar Exit em Seward (Alasca).
Ao visitarmos esses glaciares, percebemos que todos haviam retrocedido. Placas sinalizavam a localização do glaciar em anos anteriores e essas já estavam longe gelo. Segundo pesquisadores, o derretimento em grande escala dos glaciares iniciou por volta de 1850, o que coincide com a Revolução Industrial.
Mas uma dúvida permanece, será que o derretimento dos glaciares é somente influenciado pela atividade humana, ou será que nós humanos, nesse tempo, não estamos presenciando uma mudança normal da Terra? Por quantas eras de calor e de frio a Terra já passou?
“A era geológica inclui o agora”, por Gerry Roach.
- Glaciar Athabasca
- Glaciar Urso
- Glaciar Salmão
- Glaciar Exit