Quando saímos de casa em 2007, tínhamos uma estimativa de que viajaríamos por aproximadamente 3 anos (2007, 2008 e 2009). Chegando mais próximo do fim de nossa aventura, pensamos por que não completar nossa viagem em exatos 1.000 dias? Seria um número muito interessante…
Nossa chegada, então, estava prevista para novembro de 2009. Já havíamos avisado amigos e familiares e eles se preparavam para nos receber nessa data. Mas quando chegamos ao Brasil e o fim estava bem próximo, achamos que teríamos pouco tempo para atravessar esse imenso país de norte a sul. Achamos a desculpa perfeita para nós mesmos e decidimos adiar nossa chegada.
Uma certeza era que queríamos passar o natal de 2009 em casa, portanto postergamos a data para o mais tarde possível, para o dia 23 de dezembro de 2009, um dia antes do natal. Nesse dia, completamos 1.033 dias de viagem!
Listamos abaixo quantos dias passamos em cada país.
América do Sul (5,5 meses)
Brasil – 73 dias
Oceania (5 meses) Nova Zelândia – 31 dias
Ásia (10 meses) Indonésia – 11 dias |
África (11 meses)
Egito – 21 dias
Europa (2,5 meses) Espanha – 10 dias |
CURIOSIDADES:
– O país que mais tempo ficamos foi a Austrália. 4 meses!
– Foram dois os países que menos dias ficamos, apenas 1 dia: Mônaco e Myanmar. Mônaco pelo seu tamanho e Myanmar pegamos uma permissão para fazer uma visita de um dia e conhecemos apenas uma cidade na fronteira da Tailândia. Apenas para sentir um pouco do país.
– O tempo que passávamos em cada país tinha vários determinantes como duração do visto, lugares de interesse, etc.
Exemplos:
– Na Tanzânia pegamos uma visto de trânsito de 10 dias. Por ser mais barato e porque não pretendíamos visitar muitos lugares naquele país que apesar de ser belíssimo é muito turístico e portanto caro. Optamos por visitar parques em outros lugares/ países onde era mais em conta.
– Na Rep. Democrática do Congo nos cederam um visto de trânsito de apenas 4 dias, devido a instabilidade do país. Problemas de guerra civil em algumas regiões.
– Estendemos nosso visto na Austrália. O visto era para 3 meses e acabamos estendendo por mais um mês. O país é enorme e estávamos no começo da viagem, super empolgados e querendo conhecer tudo.
– Na Síria ficamos apenas uma semana, pois era cobrado uma taxa semanal super cara por estarmos com nosso carro no país.
– Benin e Burkina Faso apenas cruzamos, em 3 e 4 dias respectivamente. Países pequenos e não tínhamos muitos pontos de interesse para conhecer.
– Na Venezuela gastamos cerca de 1 mês apenas para organizar o despacho do carro.
– Paraguai, Argentina e Chile apenas passamos, pois já conhecíamos grande parte da região que cruzamos.
– No Nepal, saímos antes das eleições, pois dependendo do resultado, o país poderia virar um caos e correríamos o risco de ficarmos presos ali, ou até risco de segurança.
– Na Indonésia foram 11 dias. A vontade era de ficar muito mais, porém precisávamos chegar o quanto antes na Malásia para receber nosso carro que viajava de navio vindo da Austrália.
– Todo o Oriente Médio teve seus dias contados para chegarmos na época certa na África para vermos animais. O mesmo aconteceu com o Sudeste Asiático, já que queríamos estar no Nepal na segunda melhor época para fazer caminhadas.
Poderíamos citar uma infinidade de outros exemplos de fatores que determinavam o tempo que passávamos em cada país. Para mais detalhes de nossas aventuras, acesse DIARIOS DE BORDO.