O alfabeto cirílico é um alfabeto cujas letras são utilizadas para a escrita de seis línguas eslavas como o bielorrusso, búlgaro, macedônio, russo, sérvio e ucraniano, além de outras línguas não eslavas da antiga União Soviética, como o mongol, cazaque, uzbeque, quirguiz, tadjique, outras línguas do Leste Europeu, do Cáucaso e da Sibéria. Surgiu no século IX pelos missionários cristãos bizantinos São Cirilo e São Metódio, que tiveram como objetivo transcrever a Bíblia para as línguas eslavas. A maior parte de sua escrita deriva do alfabeto grego, mas complementa-se com letras do alfabeto glagolítico para sons não encontrados no grego.
Algumas letras pronunciam-se e escrevem-se igualmente a nós, a exemplo do A, M e O. Outras possuem uma pequena variação na pronúncia, como o E, que fala-se IE. Mas muitas, para complicar um pouco nossa vida, possuem sons invertidos do que nós conhecemos, a exemplo do P, que pronuncia-se R, ou o B, que pronuncia-se V, o Y, que pronuncia-se U e o H, que pronuncia-se N. Outras letras tem a pronúncia conhecida por nós, mas escrevem-se completamente diferente, como o nosso F, que escreve-se em cirílico Ф ou o D, que escreve-se Д.
Imaginem a confusão em nossas cabeças tendo que ler os primeiros cardápios, mapas e sinais de transito nesse alfabeto?
Com o tempo aprendemos a ler em cirílico. Mas e aí, qual era o significado daquilo que líamos? A verdade é que aprendemos um pouquinho de russo, língua utilizada, além de na Rússia, em vários países por onde passaríamos (países da Ásia Central), por eles terem pertencido a antiga União Soviética. Apelidamos o pouco que aprendemos de “russo de sobrevivência”, que compreende cumprimentar, agradecer, contar até 100, algumas comidas e bebidas, direções, de onde somos, dentre outras necessidades básicas de nossa viagem.
Abaixo fazemos uma brincadeira, escrevendo palavras ou nomes em português e ao lado, como ficariam se utilizássemos o alfabeto cirílico:
LAND ROVER – ЛАНД РOBЭР
MUNDO POR TERRA – MYHДO ПOP TЭPPA
LATITUDE SETENTA – ЛATИTYДЭ CЭTЭHTA
LOBO DA ESTRADA – ЛOБO ДA ЭCTPAДA
ALFABETO CIRILICO – AЛФAБЭTO CИPИЛИKO
ROY E MICHELLE – POЙ Э MИШЭЛЛЭ
Então seria isso. Se quiserem escrever seus nomes utilizando o alfabeto cirílico, relacionamos abaixo as letras cirílicas e sua pronúncia baseada no português.
ДИBИPTAM-CЭ!
(letra cirílica = pronúncia)
A = A
Б = B
B = V
Г = G
Д = D
Е = YE
Ë = YO
Ж = J
З = Z
И = I
Й = I com um som diferente
К = K
Л = L
М = M
Н = N
О = ô (sílaba tônica), a fraco (sílaba átona)
П = P
Р = R
С = S
Т = T
У = U
Ф = F
Х = H
Ц = TS
Ч = TCH
Ш = CH
Щ = CH +TCH
Ъ = um sinal de separação breve
Ы = entre E e I
Ь = sinal brando que faz suave consoante anterior, em português mesmo efeito faz letra h – colher
Э = E
Ю = YU
Я = YA