(16/08/2014)
Mais uma aventura pelo mundo se inicia
Queridos amigos do Mundo por Terra!
Mais uma aventura pelo mundo se inicia e com ela, apesar do atraso, inicia-se também nosso diário de bordo, a principal ferramenta para compartilharmos as histórias de nossas andanças. Confessamos que estamos muito felizes por estarmos deste lado da telinha começando a escrever mais este capítulo da realização do nosso sonho.
Desta vez queremos compartilhar um pouco mais. Com a diversidade de mídias sociais existentes, procuraremos utilizá-las de uma forma mais freqüente que o diário de bordo, mas com passagens mais curtas ou somente imagens. Estaremos utilizando o Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Fica aqui o convite para nos acompanharem também por esses canais. É só procurar por Mundo por Terra para todas elas ou Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro, que é o nome de nosso livro, para o Facebook. Além disso, haverão vídeos, mas sobre esse assunto escreveremos mais adiante!
Falando de Michelle, Roy, Lobo da Estrada e demais mascotes, estamos muito bem e felizes, passando novamente por aquela fase de adaptação a mais uma grande mudança de vida. Não é simples sair de um apartamento de quase 100 metros quadrados, com sala, quarto, cozinha, banheiro e garagem e partir para apenas 6 metros quadrados, que chacoalham conforme o tipo da estrada e que está a mercê dos intempéries de tempo. É um processo lento de adaptação, onde aprendemos a cada dia com nossos próprios erros e acertos. Em nosso carro, por exemplo, há ainda muita coisa pelos corredores por não termos achado lugar para tudo, além de alguns probleminhas mecânicos que começaram a aparecer ao longo da estrada. Mas aos poucos vamos os resolvendo, na medida que outros provavelmente irão aparecendo!!!
A coisa é assim mesmo, não adianta. Temos que estar preparados para probleminhas freqüentes. O importante é que estamos curtindo muito nosso novo carro, que está muito mais espaçoso internamente, mesmo que por fora ficou 13cm menor no comprimento e 8cm mais baixo (apenas ficou mais largo em 12cm). Na seqüência de nossos posts, queremos fazer um registro detalhado de nosso carro, por dentro e por fora, mostrado como funciona cada detalhe. Mas para isso, as coisas ainda precisam funcionar, rsrs…
As últimas semanas antes da nossa partida foram outra louca e grande aventura. Parecia que não daríamos conta do recado. E olha que dessa vez iniciamos nosso planejamento com mais antecedência que a primeira viagem (um ano e oito meses), além de termos um pouco mais de experiência por estarmos planejando tudo isso pela segunda vez. Mesmo assim, não conseguimos prever tudo e sobrou muita coisa para a última hora. O Lobo da Estrada saiu da Victoria Motorhomes apenas uma semana antes da partida. A celebração de sua entrega foi feita com um belo churrasco de confraternização com todos que ajudaram em sua construção. Dali, o Lobo foi direto para uma oficina mecânica, onde ainda tínhamos muitos detalhes de mecânica a resolver. Troca da embreagem, das molas e amortecedores e pequenos ajustes. Sem contar os imprevistos de última hora, quando o carro, de repente, parava de funcionar (pane elétrica quando ligávamos o pisca, rsrs). Depois de mais meio dia na auto-elétrica, ufa, problema resolvido. Foi apenas o sistema antifurto que entrou em curto. Mas daí já era sábado, quando finalmente começamos a carregar nossas coisas no carro. Pelo menos dessa vez conseguimos iniciar um dia antes!!! E quando vimos, chegou o tão esperado domingo.
Apesar de nunca estar tudo pronto, o que nos ajuda é que temos um compromisso muito grande com a data de partida. Isso para nós é o mais importante. Há uma frase nossa, que usamos nas palestras, que diz: “Plajenar é importante, mas não mais do que partir.” E é verdade, achamos que isso é parte do segredo do sucesso de qualquer projeto. Marcar a data e respeita-la faz com que as coisas conspirem a favor e comecem a acontecer. Mais uma vez nós não estávamos 100% prontos para partir, mas fomos assim mesmo, as 21h30 de domingo, do dia 17 de agosto de 2014.
Se formos falar somente das 24h que antecederam a partida, a festa de despedida e do aniversário de trintão da Michelle, no Jimmi’s Pub, foi literalmente perfeita. Vieram amigos de longe, de não tão longe e de bem de perto. Vieram amigos que conhecíamos de longas datas, amigos landeiros, do 4×4, amigos escritores e amigos músicos. Lá estavam também os amigos fotógrafos, amigos do parapente, amigos que nem conhecíamos ainda, amigos dos amigos, familiares, enfim, muitos bons amigos. A casa lotou e a música do Homem Banda e Sua Mina avançou durante a noite e a festa foi até as 4h30 da madrugada, tudo registrado em fotos pelo nosso amigo Jhoni Olinger.
O domingo, dia da partida, ficou reservado para a família. Começamos com o almoço, aí foi para o café da tarde e se estendeu até a janta, pois cada segundo a mais que enrolávamos para postergar nossa partida e ficar na companhia deles, era um ganho tremendo. Olhávamos em especial aos cinco sobrinhos e sem querer, imaginávamos quão grandes eles estarão em nossa volta, daqui a dois anos e meio. Aí fica uma mensagem para seus pais: quem sabe, para podermos encontra-los neste meio tempo, eles não vem nos visitar???
O que aprendemos nesta vida é que ela é cheia de escolhas e é preciso escolher… 2017 está logo aí!!!
:-)
O ronco do motor do Lobo era um sinal de que a hora havia chegado. Enquanto descíamos de ré a rampa da casa dos pais da Michelle, nossos familiares nos acompanhavam a pé nos desejando boa viagem. Apesar de querermos tanto voltar para a estrada, por que é tão difícil esse momento de partir? Olhos cheios de lágrimas, coração apertado, os últimos acenos e a nossa segunda volta ao mundo de carro se iniciava.
Gostaríamos de deixar registrado aqui alguns agradecimentos:
– A INTERBRASIL, nossa patrocinadora;
– Aos nossos apoiadores: Victoria Motorhomes, Sol Paragliders, Xthor, EBPM e RedFly;
– As empresas que também apostaram em nós, fornecendo seus produtos: pneus Atturo, baterias Heliar, metais Docol, filtros de água Acqualive, serigrafia Serisul, concessionária Land Rover Euro Import, painéis solares 60hz, equipamentos Armazém 4×4, toldo Sumatra, iluminação Scenarius, louças esmaltadas Ewel, ferramentas Gedore, caixas Pelican e caixas de tecido Vitrine do Mundo;
– A Leones, mãe do Roy, nosso braço direito no Brasil;
– A nossa família em geral pelo apoio de sempre;
– As pessoas que vieram em nossa festa de despedida, seja de perto ou de longe, conhecidos ou que conhecemos naquele dia;
– A todos os nossos amigos que sempre tem nos apoiado e incentivado via internet;
– Etc, etc, etc, etc, etc…
O Lobo da Estrada, que é nossa casa, carro e refúgio, é igual coração de mãe, sempre cabe mais um para viajar conosco!
Publicamos abaixo as fotos dos últimos dias em São Bento e de nossa festa de despedida, com a promessa que logo logo terá muito mais…
Um forte abraço,
Roy e Michelle
[flickr]set:72157646810218837[/flickr]