Nome: Lobo da Estrada
Marca: Land Rover
Modelo: Defender CSW HCPU 130
Ano fab/mod.: 2003/2004
Motor: 300Tdi (diesel)
Fabricação: brasileira
Quilometragem em 2020: 350 mil quilômetros rodados
FORMAÇÃO
- Graduado nas estradas do mundo;
- Especialista em areia, água, lama, pedras, neve, gelo, asfalto e piche;
- Mestre em exploração de lugares inóspitos;
- Doutor em companheirismo;
- PHD em fazer histórias.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- Entre 2007 e 2009: unidade transportadora e de moradia na Expedição Mundo por Terra – World Expedition;
- Entre 2014 e 2017: unidade transportadora e de moradia na Expedição Mundo por Terra – Latitude 70.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
- Realizou duas voltas ao mundo;
- Dos 350 mil quilômetros rodados, 300 mil foram feitos fora do Brasil;
- Deixou seu rastro em 92 países e em todos os continentes, com exceção da Antártica;
- Cruzou 137 fronteiras internacionais;
- Transpassou oito vezes a Linha do Equador;
- Transpassou seis vezes a linha do Círculo Polar Ártico;
- Atingiu três vezes a Latitude 70o Norte;
- Cruzou rios, montanhas, florestas, savanas e desertos;
- Navegou o Oceano Pacífico, o Oceano Atlântico, o Oceano Índico, o Mar Vermelho, o Mar do Caribe, o Canal do Panamá, a Represa de Aswan (Egito), o Estreito de Gibraltar (entre a África e a Europa), o Rio Zaire (entre os dois Congos) e o Rio Amazonas (Brasil);
- Esteve às margens do Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Golfo do Alasca, Golfo do México, Mar do Caribe, Golfo de Honduras, Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar de Alborão, Mar Adriático, Mar Jônico, Mar de Mármara, Mar Vermelho, Mar Cáspio, Mar Morto, Mar de Aral, Baía de Bengala, Mar de Barents, Mar de Okhotsk, Mar do Japão, Mar da China Meridional, Mar de Timor, Mar de Arafura, Mar da Noruega, Mar Branco, Mar Báltico, Golfo da Tailândia, Estreito de Malaca, Mar Arábico, Mar de Ligúria, Mar das Baleares e Golfo da Finlândia;
- Subiu a 4.890 metros acima do nível do mar (Cordilheira Branca, Peru) e desceu a 428 metros abaixo do nível do mar (Mar Morto, Jordânia);
- Serpenteou nas cordilheiras dos Andes, Himalaia, Alpes, Pirineus, Atlas, Rochosas, Cáucaso, Balcãs, Cárpatos, Alpes Dináricos, Alpes Escandinavos e Serra do Mar;
- Transpassou os desertos do Atacama (Argentina e Chile), Sonora (México e EUA), Outback (Austrália), Saara (Egito, Mauritânia, Mali e Marrocos), da Namíbia (Namíbia e Angola), Kalahari (África do Sul), Nubia (Sudão), do Thar (India e Paquiatão), Sechura (Peru), de Tatacoa (Colombia), Gobi (Mongólia), Wadi Rum (Jordânia), Salar de Uyuni (Bolívia) e o Kyzyl Kum (Uzbequistão e Cazaquistão);
- Teve os pertences de seus donos roubados na Colômbia e nos Estados Unidos;
- Teve sete pneus furados;
- Usou placa com números árabes, no Egito;
- Percorreu estradas remotas – se é que se pode chamar de estradas – entre a Angola e República Democrática do Congo, entre o Camarões e a Nigéria e entre o Quênia e a Etiópia;
- Ousou-se fora da estrada em lugares como: no meio do Deserto do Saara na Mauritânia, por 520 quilômetros; sobre rios e lagos congelados no Extremo Leste da Rússia, por 900 quilômetros;
- Perdeu-se nas estepes da Mongólia;
- Encalhou no Saara (Egito e Mauritânia), na Frazer Island (Austrália), no Pantanal (Brasil), no Maasai Mara (Quênia), no Deserto de Gobi (Mongólia), no Mar de Aral (Uzbequistão) e no Deserto da Namíbia (Angola), dentre outros lugares;
- Resgatou uma Toyota de um precipício no Paquistão e um caminhão de dentro de um rio na Mongólia, além de ter socorrido tantos outros carros encalhados ou com problemas mecânicos mundo afora;
- Acelerou no Circuito do Grande Prêmio de Mônaco de F1, na Rodovia Pacific Coast (Estados Unidos), na Rodovia dos Ossos e Transiberiana (Rússia), na Rodovia Karakoram (Paquistão), na Rodovia Pamir (Tajiquistão), na Estrada da Morte (Bolívia), na Transamazônica e na Transpantaneira (Brasil), na Rota dos Jardins (África do Sul) e na Rodovia do Alasca (Canadá e Estados Unidos);
- Deu carona para argentinos, sul-africanos, alemães, franceses, brasileiros, suíços, austríacos, holandeses, venezuelanos, coreanos, zimbabuanos, quenianos e para um cachorro na Rússia;
- Esteve de frente com leões, girafas, elefantes, crocodilos, hipopótamos, rinocerontes, cangurus, coalas, veados, antílopes, dromedários, camelos, ursos, um lobo, um lince, alces, renas e muitos pássaros;
- Foi mordido por uma hiena no Quênia;
- Exibiu-se para fotos em frente às pirâmides do Egito e do Sudão, aos Templos de Ankor Wat do Camboja, a templos budistas na Tailândia e Laos, às mesquitas de barro em Mali, às cidades europeias, às ruínas de Palmyra na Síria, à beira da cratera de um vulcão na Nicarágua e nas antigas cidades da Rota da Seda na Ásia Central;
- Encarou todos os tipos e qualidades de diesel e óleos;
- Pernoitou em postos de combustível, igrejas, casas noturnas, campings, Walmarts, cassinos, praças, beira da estrada, no mato, mirantes, estacionamentos, postos policiais, casa de amigos, no meio do deserto, na beira da praia, estações de trem ativas e abandonadas, na beira de rios e precipícios, dentro de contêineres, no porão de ferrys, no pátio de escolas, aeroportos, oficinas mecânicas e centenas de outros;
- Dormiu sob céus estrelados, chuvas torrenciais, auroras boreais, eclipses, superlua e o Sol da meia-noite;
- Relacionou-se (somente amizade) com diversos outros veículos, inclusive Toyotas;
- Acomodou pessoas do mundo inteiro em seu interior para café da manhã, almoço ou janta (em uma oportunidade acomodou nove pessoas sentadas, quando jantavam macarronada à bolonhesa);
- Quase pegou fogo na Mongólia e no Brasil e, de fato, pegou fogo nos Estados Unidos;
- Resistiu a uma variação de temperatura de 105°C: de 50°C (Paquistão e Saara) até -55°C (Oymyakon, o lugar permanentemente habitado mais frio do mundo, na Rússia);
- Tombou no Extremo Leste da Rússia.
PONTOS POSITIVOS
- Atraente e fica bem na foto;
- Chama atenção por onde passa;
- Pequeno por fora e grande por dentro;
- Aconchegante;
- Às vezes doente, mas nunca morto, como dizem os russos.
PONTOS A MELHORAR
- Por onde anda, deixa sua marca (óleo);
- Alguns problemas mecânicos;
- Entra água na cabine;
- Entra pó na cabine;
- Entra vento gelado na cabine;
- Em estradas esburacadas, chacoalha e faz barulho;
- Quanto mais experiente, mais beberrão.
PORTFOLIO DE REPORTAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
- Revista nacionais e internacionais: Claudia, Overlander Brasil, 4×4 e Cia, Ler & Cia, MotorHome, OQ Santa Catarina, Acontece, Overland Journal (Estados Unidos), Land Rover Owner International (Inglaterra), Ruta’s 4WD (Venezuela), Land Portugal (Portugal), 4×4 Travel (Alemanha), dentre outras;
- Jornais nacionais e internacionais: Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Diário Catarinense, Zero Hora, A Notícia, Notícias do Dia, Mais Off Road, Gazeta do Povo, A Gazeta, Perfil, Evolução, O Tempo, Folha do Norte, Republikein (Namíbia), Witten Aktuell (Alemanha), Der Westen (Alemanha), Jornal de Edmonton (Canadá), dentre outros;
- Reportagens nacionais e internacionais em TV, rádio, internet e menções em diversos livros.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E EXPOSIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
- Adventure Sports Fair (São Paulo);
- Fenajeep (Brusque);
- Exposições em Shoppings: Barigui (Curitiba), Mueller (Joinville), Beiramar (Florianópolis), Continente Park (São José), Neumarkt (Blumenau), Balneário Camboriú (Balneário Camboriú), Zipperer (São Bento do Sul);
- Encontro Land Rover (Brasil);
- Venezuela Off Road & Adventure Festival (Venezuela);
- Overland Expo (Estados Unidos);
- Expo Motorhome (Brasil).
CONDIÇÃO ATUAL
Disposição para cair na estrada e sair viajando por aí a três.
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