ícone lista de índices Índice

Carro versão 2

Utilidades

Quando voltamos de nossa primeira volta ao mundo, nós já tínhamos planos de fazer uma segunda viagem, mas não sabíamos se seria com nosso Land Rover Defender 130, o Lobo da Estrada. As primeiras pesquisas de qual seria o veículo penderam para o lado dos caminhões. Estávamos propensos a encarar a viagem de uma forma diferente. E dos modelos que pesquisamos e que temos disponível no Brasil o que mais nos agradou foi o Ford F-4000.

Mas adquiri-lo era outro departamento. Das duas uma: ou conseguíamos um patrocínio ou teríamos que vender o velho e guerreiro Lobo da Estrada, carro que nos levou por tantos países em nossa primeira viagem de volta ao mundo. E isso, podem ter certeza, doeria muito.

O tempo foi passando e muitas conversas com pessoas experientes foram acontecendo. Um caminhão, apesar de nos dar mais conforto e espaço, nos traria algumas dificuldades, como: maior custo e maior dificuldade para despachos marítimos, maior consumo de combustível, limitações em estradas pequenas e em estacionamentos das cidades grandes, assim por diante. Foi nesse momento que percebemos que já tínhamos o que estávamos buscando, ou seja, o nosso primeiro carro continuava sendo, pelo menos para nós, a melhor opção. Precisávamos apenas fazer algumas melhorias: uma boa manutenção e um novo motorhome, mais leve, maior e mais confortável! E aí veio a ideia genial – para que cabine dupla se somos apenas duas pessoas???

Apesar de nossa decisão ter sido viajar com nosso Land Rover Defender novamente, achamos que a F-4000 é uma ótima opção, além de muitos outros caminhões, é claro. Um dos problemas do mercado brasileiro de caminhões é que não há muitas opções com tração 4×4.

Mas é necessário que o carro/caminhão seja 4×4 para viajar pelo mundo? Definitivamente não. Nós optamos por um carro 4×4 porque gostamos de off-road e nos criamos dentro dos velhos jeeps Willys. Mas reforçamos, não é preciso que o carro seja 4×4. Há opções de estradas transitáveis para carro 4×2 no mundo inteiro.

O carro ideal, então, para se fazer uma viagem de volta ao mundo é aquele que um tem condições de possuir, ou que mais lhe agrada, se necessita mais conforto ou não, se necessita de mais espaço ou não. Viajando o mundo há gente a pé, com skate, de bicicleta, lambreta, Kombi, carros antigos, Land Rovers, caminhões e uma infinidade de outras formas.

Quanto a reconstrução de nosso novo Lobo da Estrada, a coisa se desenrolou assim…

Um dia recebemos em São Bento do Sul o amigo Álvaro Link, esposa e filho para um almoço de viajantes. Por eles possuírem um motorhome, a conversa não fugiu das experiências vividas por ambos casais, então, claro, contamos ao Álvaro sobre nosso dilema de reconstruir o Lobo.

E quando Álvaro retornava para sua cidade no RS, pela BR-101, parou numa fábrica de motorhomes e conheceu um material extremamente diferenciado e que cairia como uma luva para nossa necessidade! Álvaro nos ligou naquele momento: “Roy e Mi, vocês precisam vir ver a matéria prima que está sendo utilizado na construção de motorhomes nessa fábrica!!! Resistente, leve e térmico, exatamente o que vocês precisam.” Voamos para lá e realmente era algo de outro mundo. Sim, outro mundo mesmo, pois era um material comumente utilizado na construção naval. Divinicel é seu nome. Na oportunidade da visita a Victória Motorhomes, confessamos que catamos um pedaço daquele material e o levávamos conosco onde íamos, só para escutar opiniões das pessoas para as quais mostrávamos.

E logo aconteceu uma das conversas mais importantes de todo esse processo, com o Plínio, proprietário da Victória Motorhomes, o qual já conhecíamos de uma exposição fotográfica que fizemos em Joinville – SC. Mostramos os esboços e relacionamos nossas necessidades e ele embarcou nessa história sem hesitar. A Victória Motorhomes passou a ser parceira do Mundo por Terra!

Foram cerca de 18 meses de trabalho intenso, onde nós participamos ativamente junto a Victória Motorhomes do processo de planejamento e construção. Hoje, depois de experimentarmos por meses o novo formato do Lobo da Estrada, atestamos: “Não o trocamos por nada neste mundo!!!”

Vejam nos dois links abaixo como foi o projeto e a construção do novo motorhome:

Faça uma Visita em 360º no exterior e interior de nosso carro, CLIQUE AQUI.

Compartilhe

Veja Também

Curiosidades

Quilometragem primeira volta ao mundo

8 | fev | 2013
Curiosidades

1.033 dias pelo mundo

14 | maio | 2013
Curiosidades

Vistos – Volta ao mundo 1

24 | nov | 2013