Há dois anos atrás, quando planejávamos nossa viagem, vimos na internet uma foto que nos chamou a atenção: pessoas caminhando sobre tábuas, se segurando em correntes na encosta de um penhasco tão alto, que o caminho parecia não ser real.
Pesquisamos melhor sobre a tal montanha da foto, identificamos que ficava na China e colamos um post-it sobre o mapa indicando que por ali nós também queríamos subir. Se chama Monte Hua (Hua Shan em chinês), se situa a 120km de Xi’an e é um marco religioso para os chineses. Segundo a crença taoista, quem vive na montanha é o deus do sub-mundo. Nas partes mais inacessíveis os chineses ergueram templos, construíram escadas, calçadas, inclusive teleféricos para facilitar o acesso dos peregrinos.
Mas mesmo com toda a infraestrutura, ascender para os picos do Monte Hua ainda é perigoso, mas já foi muito mais no passado. Caminhantes ficam expostos ao abismo pelas passagens estreitas, escadas de 70 graus de inclinação, passarelas em madeira, degraus escavados na pedra, dentre outros. E foi numa dessas passarelas em madeira que encontramos o cenário da foto que havia nos chamado a atenção.
Nós subimos a montanha em um dia e descemos noutro. Caminhamos por todos os picos, sendo o mais alto a 2.154 metros de altitude, tendo nós partido de 400m. Não usamos o teleférico, o que nos deu maior prazer ao chegar no cume, mas também, devido ao pouco exercício que fizemos no inverno que passou, lembramos de Hua Shan por alguns dias subsequentes a caminhada, pois nossas pernas ficaram muito doídas.
Mas valeu a pena cada degrau! Vejam nas fotos nosso caminho até o topo do Monte Hua, na China.
- Monte Hua
- Muitos templos pelo caminho
- Stairway to heaven, escada para o paraíso
- Mais de 1.700m de ascensão
- Por muitas escadas
- Carregador
- Temos que ir até aquele topo
- Escadas esculpidas na rocha
- Muita gente lá em cima
- Wileka, Mi e Irine
- Caminhamos pela crista da montanha
- Vista lá do alto
- Pico oeste
- Vista da vila onde partimos
- Escadaria interminável
- Paredão vertical
- Pico sul, a 2.154m
- Pico oeste visto de longe
- A parte mais tenebrosa
- Primeiro descemos por uma fenda na rocha
- Melhor não olhar para baixo
- Passarela de madeira
- Michelle ao precipício
- É alto, muito alto
- Que diferença faz de pé ou de ponta cabeça?
- Muita gente na adrenalina
- Degraus escavados na pedra
- Tudo isso por um templo na pedra
- Lado leste da montanha
- Olha bem, na árvore
- Que visual lindo
- Cansou, mais valeu a pena
- Subiu, agora tem que descer