ícone lista de índices Índice

Tentativa de ascensão ao Huayna Potosi

Histórias e momentos

Hoje aconteceu nossa tentativa de ascensão ao cume do Huayna Potosi (La Paz, Bolívia), com seus 6.088 metros de altitude.

Iniciamos a caminhada ontem por uma trilha de pedras, quando subimos do acampamento base a 4.770m até o acampamento alto, a 5.130m. No acampamento alto tentamos dormir cedo, pois a meia noite teríamos que levantar para nos preparar para sair a uma da manhã. E essa já foi uma tarefa difícil, para quem está acostumado a dormir quase no horário que teríamos que levantar.

A uma da manhã, conforme planejado, já estávamos na trilha para atingir o cume, e esta, toda de neve. Usávamos equipamento especializado, como botas impermeáveis, grampões, piolet, capacete, lanternas e roupa para muito frio.

Subíamos vezes em inclinação não tão acentuada, mas a maioria das vezes, era muito íngreme (45 a 50 graus de inclinação). E detalhe, tudo a noite, pois o objetivo era chegar ao cume ao amanhecer.

Nós íamos bem, apesar de não estarmos em nosso melhor preparo físico. Quanto a aclimatação, por viajarmos 3 semanas em altitude entre 3.500m e 4.200m, nos ajudou bastante.

Mas mesmo assim, altas montanhas não são fáceis. Nesta tentativa, pelas 5h da manhã, quando já havíamos caminhado até a altitude de 5.800m, o vento e o frio pegaram forte, estando em +/- 15 graus negativos e a Michelle teve suas mãos e pés praticamente congelados, nos obrigado, pela segurança dela, a baixar rapidamente ao acampamento alto. Neste momento ainda faltava 2h30 de caminhada ao cume e seria negligência nossa arriscar.

O sol nasceu quando já havíamos baixado uns 400m e revelou a nós o Huayna Potosi, lindíssimo, mas com suas grandes barreiras.

Huayna Potosi

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

  • Segurança e bem estar antes de tudo, sem isso os demais desafios nem terão chance!! Que bom que esses itens estejam em primeiro plano!! Abraços!

    Cleusa Nalú Strecker
  • Parabéns !, Valeu a tentativa

    Henrique Luis Basso
  • É uma pena, mas muito legal terem tentado fazer o cume do huayna potosi! Mas fica pra proxima, quem sabe vamos juntos? E no mais tudo certo por ai? Ja estamos com saudades de vcs aqui! Grande abraço Familia Schultz

    Felipe schultz
  • O que não pode faltar nestas horas é bom senso! Ele tem que ser muito superior ao desejo... Imagino que não foi fácil, faltando tão pouco! Mas, que bom que vocês se preservaram!

    Lilian
  • Roy e Michelle, É uma pena que tenham tido que interromper a subida ao cume Huayna Potosi. Isto me deixa preocupado, pois na latitude70 graus o frio também se fará presente. Isto me fez lembrar da minha ida a Narvik no norte na Noruega para ver o SOL DA MEIA NOITE. O trem chegou à cidade por volta das 22:30. Próximo a estação ferroviária partia o teleférico (cadeiras iguais as utilizadas em estações de esqui), ele leva ao alto da montanha de onde se avista a cidade e evidentemente o espetáculo do SOL DA MEIA NOITE. Após apreciar o espetáculo o programa é descer e caminhar pela cidade. Naturalmente tudo fechado pois é período da noite (com sol). O trem de retorno partiria às 6:00. Até 2:00 tudo estava normal, mas foi neste momento que ocorreu uma mudança brusca no tempo. Nuvens cobriram a cidade com uma rapidez impressionante e isto com um vento extremamente gelado. Como não havia onde se proteger a solução foi apelar para ficar numa recepção de um hotel batendo papo com o recepcionista até dar a hora de ir para a estação ferroviária. Temperatura negativa em pleno verão. Narvik fica na latitude 68graus e 26'. muito próximo da latitude que vocês tem como objetivo. Não sei em que época vocês estarão na latitude 70graus. Mesmo no verão pode ser um gelo. Daí a minha preocupação que manifestei acima. Mas vocês com certeza estarão preparados. Abraços, Hercílio Malinowsky (Filho)

    HERCÍLIO MALINOWSKY
  • Demais !! aproveitando tudo cada vez mais intensamente !11Abs

    magno lima
  • Mesmo assim, as imagens devem ter sido lindas na volta né? E prudência nunca é demais no gelo. Parabéns pela decisão! Tudo de melhor pra vocês...

    Willian
  • Prudência deve ser constante. Muito show. Admirável! E a legenda das fotos está cada vez melhor. Conseguimos nos sentir mais próximos desse acompanhamento. Boa sorte, saúde e paz. Abs

    Döll
  • Fantástico! Admiro a coragem. É bom mesmo cuidar da minha amiga certo Roy! Abraços.

    Iandara
  • Que maravilha!!!!!!!! Mas, segurança em primeiro lugar!!!!!!!

    Sidney
  • Linda paisagens, parabéns pela aventura! Neste desafio ficou evidente a frase do Mundo por Terra " As vezes é preciso retroceder para poder realizar os nossos sonhos!

    Diogo Fernando Harmel

Compartilhe

Veja Também

Histórias e momentos

Natal 2007

22 | dez | 2012
Histórias e momentos

Cidade flutuante – Camboja

5 | fev | 2013
Histórias e momentos

Pelas estradas de Moçambique…

5 | mar | 2013